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    INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS VOLTADAS À RESPONSABILIDADE SOCIAL E AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO SOBRE A BRASKEM
    (2014-05-28) Ana Maria Barbosa Socci; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Luis Paulo Bresciani; Raquel da Silva Pereira; Ricardo de Sousa Moretti
    As organizações empresariais têm assumido ações e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, na execução de suas atividades, mesmo que pela via de pressões da legislação e de normas governamentais ou do próprio mercado. Nesse sentido, o presente trabalho tem por tema investigar as ações de responsabilidade socioambiental, na região do ABC paulista, de uma empresa líder no setor petroquímico. Nesse âmbito, tem-se por problematização verificar como a Braskem conduz suas iniciativas relacionadas ao conceito de sustentabilidade e quais os reflexos dessas iniciativas na região do ABC paulista? Dessa forma, o objetivo deste trabalho é: analisar o enquadramento conceitual das iniciativas e práticas identificadas na Braskem, dentro do marco teórico da sustentabilidade e da responsabilidade social. Justifica-se a presente investigação em função da empresa estar entre as líderes mundiais na produção de biopolímeros. Estes são identificados como materiais poliméricos sendo classificados, em termos estruturais enquanto polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas. A metodologia utilizada foi a descritiva, de caráter qualitativo, pois este procedimento metodológico torna possível observar e analisar os fatos relativos às iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa em estudo, sem manipulá-las, no estabelecimento de correlações acerca da percepção de outros stakeholders (sindicato dos químicos, representante comunitário, na figura de uma diretora de escola pública) diante das ações tratadas nesta pesquisa. Logo, os resultados obtidos indicam que as iniciativas de responsabilidade socioambiental adotadas pela empresa estudada vão ao encontro do que prediz o paradigma da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, na promoção do desenvolvimento regional, onde se encontra instalada.
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    AROMATIZAÇÃO DE LOJAS: INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPRADORES
    (2014-05-28) Magali Colconi Carrijo; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
    Os varejistas buscam diferenciação em um cenário competitivo, chamando a atenção dos consumidores para o espaço físico onde as compras se efetivam: o ponto de venda. Incrementar a quantidade de visitantes é essencial à sobrevivência deles, justificando essa busca por distinção. Dispensar aroma no ambiente da loja está entre essas ações, procurando melhorar a atmosfera para os visitantes. Estudos sobre a eficácia dessa ação ainda apresentam lacunas, sugerindo maior investigação sobre o tema. Esta tese objetiva identificar e analisar as influências sobre o comportamento dos compradores, promovidas por meio da aromatização do ambiente interno das lojas. Primeiramente, pesquisou-se em publicações acadêmicas. Na sequência, selecionou-se uma fornecedora de sistema de aromatização e uma franquia, que concordaram em participar da pesquisa. Efetuou-se um censo nas lojas dos Shopping Centers escolhidos, para conhecimento da quantidade de estabelecimentos que aromatizam seus ambientes. Por meio de um quase-experimento, iniciou-se a pesquisa de campo, nas instalações de duas lojas similares de vestuário, de uma mesma franquia, em Shopping Centers diferentes. Na primeira semana, registrou-se o total de visitantes, sem qualquer aromatização dos ambientes. Na seguinte, uma das lojas foi aromatizada e outra não, efetuando-se entrevistas, além do registro dos visitantes. Essas informações permitem a comparação das quatro situações distintas. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a loja aromatizada influenciou o comportamento dos indivíduos, uma vez que houve aumento de visitantes no local, além de entrevistados registrarem sensações positivas, como prazer, memórias, lembranças. Todavia, outras variáveis (atendimento, qualidade, prazo, promoções etc.) interferiram no faturamento das lojas, influenciando o comportamento dos visitantes, quando se compararam as diferentes avaliações desses indivíduos. As considerações acadêmicas e gerenciais deste estudo permitiram apontar a oportunidade para novos estudos.
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    UM MODELO DE ANTECEDENTES PARA A COCRIAÇÃO DE VALORES EM SERVIÇOS DE GERIATRIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA APLICAÇÃO DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
    (2014-05-28) Antonio Sergio da Silva; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Maria Aparecida Gouvêa; Denis Donaire
    Há uma escassez de estudos empíricos para compreender a criação de valores no contexto dos serviços da saúde. Esta pesquisa propõe um modelo com três variáveis antecedentes (flexibilidade, responsividade e coinovação) e uma variável de resultado (cocriação) para ser analisado pelo método partial least square (PLS). Quatro vignettes foram construídas a partir da revisão da literatura, validadas por experts, com o objetivo de capturar a percepção dos respondentes sobre as ações dos protagonistas em cenários sobre a cocriação de valores em um serviço de saúde. As hipóteses do modelo foram testadas empiricamente por meio de um levantamento com 225 profissionais de saúde na cidade de São Paulo (enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas). Os resultados dão suporte à hipótese de que a flexibilidade associa-se positivamente com a responsividade e com a coinovação. Igualmente, verificou-se uma associação positiva da responsividade com a coinovação e com a cocriação. Houve suporte para a associação positiva entre a coinovação e a cocriação, porém, neste contexto, não se verificou uma associação direta entre a flexibilidade e a cocriação. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão de antecedentes que amplificam a capacidade de cocriação de valores em serviços da saúde.
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