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Item O SABER NA TELA: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E FORMATOS TELEVISIVOS EM VIDEOAULAS PARA EAD(2014-02-27) Claudia Rodriguez Dominguez; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Elias E. GoulartEsta pesquisa tem por objetivo identificar a utilização de gêneros e formatos de programas televisivos em videoaulas para Educação a Distância (EaD) e, a partir da análise deste uso, propor modos de aplicar recursos da comunicação televisiva à produção de videoaulas com vistas a intensificar sua eficácia comunicacional. Com essa perspectiva, o trabalho inicia com uma visão geral do desenvolvimento dos gêneros e formatos televisivos baseada nos estudos de Marques de Melo, Mattos, Chambat-Houillon, Fechine e Aronchi de Souza. Segue com um resumo da história da Educação a Distância no Brasil, a partir das reflexões de Moran, Maia e Mattar, Siemens, ressaltando nesta abordagem o uso de videoaulas no processo de ensino e aprendizagem conforme as observações de Belloni e Azevedo. Efetuados os recortes das áreas de Comunicação e Educação a serem tratadas na pesquisa, o passo seguinte é a delimitação do corpus com a seleção de 20 videoaulas dos portais Coursera, Veduca, Khan Academy e YouTube Edu, escolhidas pelo critério de amostra intencional proposto por Fragoso, Recuero e Amaral para estudos do universo em expansão da internet. Para a análise do corpus, cada videoaula foi assistida na íntegra, totalizando cerca de cinco horas de material, observando-se em sua construção o uso de gêneros televisivos conforme a grade de gêneros e formatos proposta por Aronchi de Souza. As ocorrências foram registradas individualmente e tabuladas em conjunto para quantificar em percentuais sua manifestação no corpus. A análise evidenciou a predominância nas videoaulas do gênero televisivo educativo e de 13 formatos, com destaque para o formato instrucional, presente em 95% dos objetos verificados. A segunda maior ocorrência foi a do formato teleaula, encontrado em 55% da amostra. As menores ocorrências foram verificadas entre os formatos interativo e videoclipe (ambos com 15%) e estúdio e externa (5% cada). Finalmente, a sugestão de formatos televisivos a serem adotados na produção de videoaulas, com a perspectiva de aumentar sua eficiência comunicacional, apontou para os formatos debate, entrevista e mesa-redonda; talk show; esquete e dramatização, além de game e quiz show. A pesquisa pode contribuir para professores de EaD e produtores de conteúdo destinados a esta forma de ensino e aprendizagem.Item ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA EM REDES DE COOPERATIVAS DE CRÉDTIO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE COOPERATIVAS BRASILEIRAS E CANADENSES(2014-02-27) Alessandro Gustavo Santos Arruda; Profª. Drª. Ana Cristina de Faria; Profa. Dra. Ana Cristina de Faria; Prof. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Francisco Carlos Fernandes; Profa. Dra. Susana Carla Farias PereiraExistem poucas fronteiras para o capital. Na esteira de globalização dos mercados financeiros, a homogeneização das instituições financeiras parece um processo inevitável. Será que todas as instituições financeiras são iguais? O presente trabalho objetiva comparar as estruturas de governança e os aparatos de regulação dentro do Movimento Desjardins canadense e da Rede Sidecri brasileira, identificando sua similitudes e diferenças. Utilizou-se, para tanto, a Teoria dos Custos de Transação e sua metodologia semi-formalizada que implica na análise discreta das estruturas de governança. A análise dos dois estudos de casos comprova que a evolução destas estruturas de governança ocorreu, simultaneamente à evolução do ambiente jurídico-institucional, em um processo dialético. Contudo, na mesma análise pode-se perceber que, embora evoluindo a partir de ambientes institucionais distintos, há uma tendência a homogenia destes redes, ao menos na criação de instituições ad hoc para lidar com os processos de governança e de intermediação financeira, extremamente arriscado, caso haja uma má-coordenação ou oportunismo de seus agentes centrais. Assim, ambas as redes possuem instituições específicas para lidar com estas funções, a diferença principal reside no tipo societário utilizado e na governança decorrente deste. Conclui-se que, para uma rede estratégica de Cooperativas de Crédito competir, eficientemente no mercado, gerando valor às suas cooperativas - e, consequentemente, aos seus cooperados - o Custo de Transação dos processos de intermediação financeira, somados aos custos oriundos de sua natureza política e social, devem ser iguais ou menores que os Custos de Transação das instituições financeiras enxutas, de governança hierárquica.Item ANÁLISE DOS FATORES DE COMPETITIVIDADE QUE INFLUENCIARAM A MIGRAÇÃO DE VALOR ENTRE AS EMPRESAS NOKIA E APPLE NO PERÍODO DE 2007 A 2012(2014-02-27) Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Sérgio F. Crispim; Edson K. de Miranda Kubo; Geraldo Luciano ToledoEsta pesquisa teve como objetivo identificar e explicar os principais fatores de competitividade que influenciaram a migração de valor de mercado da Nokia para a Apple, considerando-se o segmento de telefonia celular no período de 2007 a 2012. Teve como metodologia aplicada ao estudo, a pesquisa bibliográfica sobre os fatores de competitividade em especial o estudo dos fatores de competitividade identificados por Contador (2008), em seu livro "Campos e Armas de competição". A conclusão deste estudo indica que a análise comparativa da performance das duas empresas, Apple e Nokia, revelam que a Nokia apresentou no período de 2007 até 2012 resultados decrescentes (-81,51%), enquanto que a Apple apresentou um crescimento da ordem de 508,26%, ou seja, uma significativa evolução em seu desempenho empresarial e participação de mercado e que, inclusive, o fator de competitividade mais relevante foi o produto iPhone, constituindo-se tais dados em um indicativo da migração de valor da Nokia para a Apple, ou seja, da menos competitiva para a mais competitiva. A presente pesquisa poderá contribuir para o estudo da Administração de Empresas ao possibilitar que, empresas com características semelhantes às pesquisadas, apliquem em suas gestões os conhecimentos voltados aos fatores de competitividade explorados no trabalho.