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    PROGRAMAS DE EXPATRIAÇÃO E REPATRIAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NAS TRANSNACIONAIS BRASILEIRAS
    (2014-02-19) Thais Ettinger Oliveira Salgado; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Edson Keiso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Sérgio F. Crispim; Prof. Dra. Beatriz Maria Braga; Prof. Dr. Luciano Venelli Costa
    As políticas e práticas internacionais de recursos humanos são a base para os processos de uma designação internacional. No entanto, não existe um modelo específico para aplicação dessas políticas, e estudos anteriormente aplicados tiveram como foco empresas de nacionalidades estrangeiras. Portanto, esta tese de doutorado se propôs a analisar as políticas e práticas de recursos humanos utilizadas nos programas de expatriação e repatriação das transnacionais brasileiras. Contudo, a partir de uma análise qualitativa e considerando a população dessa pesquisa, que foi limitada ao Ranking das Transnacionais Brasileiras - 2011 / 2012 - levantado pela Fundação Dom Cabral - FDC - foram realizadas entrevistas in loco com 25 transnacionais brasileiras. Com as entrevistas finalizadas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para análise dos resultados e posteriormente, com auxílio do Software Atlas TI, foi possível analisar o objetivo desta tese. Identificou-se que a amostra pesquisada possui políticas e práticas bem estruturadas, pois nas cinco políticas pesquisadas as empresas apresentaram informações consistentes sobre as mesmas. Sendo assim, as políticas e práticas sobre Recrutamento e Seleção apresentaram como principal necessidade de expatriação, a falta de mão de obra especializada e a característica mais marcante para a seleção do profissional é a competência técnica. Em relação ao Treinamento e Desenvolvimento, o ponto mais trabalhado pelas empresas é o aperfeiçoamento do idioma. Nas políticas e práticas de Remuneração e Benefícios foi identificado que a maioria das empresas trabalha conforme as práticas da empresa sede. Nas Relações de Trabalho, apresentaram preocupação em relação aos aspectos de documentação e transferência do profissional, e também pouco cuidada em relação à comunicação com o expatriado. E em relação às Mudanças nas Funções e Plano de Carreira do Repatriado foi identificado que as empresas pesquisadas carecem de práticas de repatriação. Outro ponto interessante é que praticamente não há diferenças nas políticas em relação ao país de designação internacional, representando pouca flexibilidade na Gestão Internacional de Recursos Humanos. E finalmente, as comparações feitas entre as empresas do mesmo setor mostram que alguns setores parecem ter mais similaridades em relação ao que é praticado em sua GIRH, mas nada que fosse significativo o suficiente para dizer que há um padrão de políticas e práticas entre os setores estudados.
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    COMUNICAÇÃO DE AÇÕES DE RECICLAGEM NO CONTEXTO DA ECOPROPAGANDA: INOVAÇÕES EM AÇÕES PROMOCIONAIS DA COCA-COLA
    (2014-02-19) Eriberto de Almeida Oliveira; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. João Batista de Freitas Cardoso; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Profa. Dra. Tânia Márcia Cezar Hoff
    O trabalho apresenta pesquisa sobre como as empresas comunicam suas ações de reciclagem no contexto da ecopropaganda. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa exploratória, composta por revisão bibliográfica e análise documental. A revisão bibliográfica serviu para compreender os referenciais teóricos relacionados às áreas das Ciências Sociais e Humanas: Ecopropaganda; Responsabilidade Socioambiental; Reciclagem; Comunicação Ambiental e Linguagem Publicitária. Foi realizada uma análise de conteúdo das peças de propaganda de ações de reciclagem das seguintes campanhas da Coca-Cola: "Cada garrafa tem uma história" e lançamento do produto Recycle, da Coca-Cola Shoes. O estudo teve como objetivo analisar como as ações de reciclagem são comunicadas em diferentes formatos e suportes. Esta análise permitiu identificar os elementos de linguagem e de criação de cada peça. Como resultado das análises realizadas, identificou-se que o discurso publicitário comumente faz uso de estratégias e técnicas já consolidadas na comunicação publicitária. As peças selecionadas e analisadas trabalham o conceito criativo com uma abordagem humanista e emocional, a linguagem publicitária tem como função conativa influenciar os atos e atitudes do receptor. As propagandas procuram motivar, conscientizar e levar as pessoas a participar da ação. No entanto, uma peça em cada campanha apresenta estratégia inovadora alinhada com o conceito de reciclagem. Na campanha "Cada garrafa tem uma história", o uso da própria embalagem do produto (Coca-Cola) comunica o projeto de reciclagem. A matéria a ser reciclada é utilizada para comunicar a própria importância da reciclagem e apresenta múltipla função na campanha, ela é o produto, o objeto da reciclagem e a própria mídia. Para a campanha de lançamento da linha Recycle da Coca-Cola Shoes, também se percebe o total alinhamento com o conceito de sustentabilidade na embalagem que serve como expositor dos produtos. Considerando os padrões de embalagem e expositor utilizados no mercado, esse display pode ser reconhecido como uma peça inovadora em termos de design gráfico sustentável: é funcional, chama a atenção pela originalidade, identifica o produto com a aplicação da marca no rótulo e comunica o conceito da marca e do produto. Percebeu-se na pesquisa que no processo de desenvolvimento da campanha deve-se considerar o ciclo de sustentabilidade para inovar na linguagem publicitária.
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    TELEVISÃO, ATUAÇÃO E INOVAÇÃO: AS TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE TRABALHO DE ARTISTAS DA TELEVISÃO BRASILEIRA
    (2014-02-19) Wellington Dias de Melo; Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Bárbara Heller; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
    Quando a produção de televisão se expandiu no Brasil, entre os anos de 1960 e 1970, os atores e atrizes, que normalmente vinham do teatro, se depararam com a necessidade de criar novos métodos de atuação diante das câmeras. Não existiam técnicas ou manuais de como atuar para televisão. Para tanto, procuraram testar práticas de atuação, diferentemente da que faziam em outros meios. Nesse sentido, a inovação pode ser identificada na transformação da atuação como prática comunicativa da comunidade de artistas, que passa pelo trabalho diário de atuação na TV. Por isso essa dissertação tem como objetivo principal identificar, a partir das entrevistas ao site No Mundo dos Famosos, as mudanças ocorridas no trabalho de atores e atrizes que foram atuar na televisão. Especificamente, pretende-se apontar como se deu a carreira deles a partir da sua atuação na TV e identificar as práticas de encenação utilizadas em televisão. Foram coletadas 19 entrevistas de artistas da televisão brasileira dadas ao jornalista Jefferson Balbino, que as publicou no site No Mundo dos Famosos. A partir desses relatos, foram identificadas suas trajetórias de vida, o início de suas carreiras na televisão e como adaptaram as maneiras de atuar no teatro para o trabalho com as câmeras. Com isso, considerou-se que a inovação na televisão também passou pelo trabalho de atuação desses artistas que transformaram a atuação teatral em atuação televisiva. E, mesmo que a esse momento a atividade fosse empírica e experimental, criaram novas técnicas e contribuíram para a constituição de manuais de atuação na TV.
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