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    A PERFORMANCE DE NEY MATOGROSSO: INOVAÇÃO NA CANÇÃO MIDIÁTICA EM DOIS MOMENTOS
    (2013-02-26) Vitória Angela Serdeira Honorato Silva; Prof. Dr. Herom Vargas Silva; Prof. Dr. Herom Vargas; Prof. Dr. José Amalio B. Pinheiro; Prof. Dr. João Batista F. Cardoso
    Esta dissertação trata da performance do artista Ney Matogrosso em dois momentos de sua trajetória: na estreia com o grupo Secos & Molhados, em 1973, e no show Pescador de Pérolas, de 1987, quando o cantor decide se apresentar sem fantasias, dando enfoque apenas para sua voz. O objetivo é Identificar elementos da performance (corporal e vocal) e do espetáculo do cantor Ney Matogrosso que traduzem inovações no campo da linguagem da canção popular midiática, tendo como objetivos secundários destacar a importância da performance e do corpo na construção de sentidos na linguagem da canção midiática, apontar elementos cênicos (figurino, cenários, iluminação e maquiagem) que contribuem para a performance e demonstrar a relevância do trabalho de Ney Matogrosso para o campo da música popular brasileira. A performance será abordada à luz das teorias de Simon Frith, Paul Zumthor e Zeca Ligièro, e a análise específica da performance do cantor será feita com base no método de análise corporal de Rudolf Laban. Serão destacados os elementos de inovação na performance de Ney Matogrosso nos seguintes aspectos: comportamento(sensualidade, provocação), nudez, uso da voz, androginia, maquiagem e iluminação/cenário dos shows. Como resultados, é importante destacar que quando ele surge, além de ser inovador, seu comportamento é um desafio ao sistema político e social no início dos anos 1970. Quando muda para fazer o espetáculo Pescador de Pérolas, inova dentro de sua própria trajetória ao retirar os elementos que o tornaram famoso, com fantasias, maquiagem e dança.
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