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    POLOS DE DESENVOLVIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE INOVADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REGIÃO DE SOROCABA
    (2012-12-12) Gustavo Benevides; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski; Prof. Dr. Mario Sacomano Netto
    A presente tese objetiva analisar quais são os fatores que fomentam e constituem o polo de desenvolvimento e o ambiente inovador na região de Sorocaba. Para tanto, foi necessário investigar as articulações promovidas entre os atores: público, privado, universidades, centros de pesquisa, e demais atores sociais relevantes, no que tange à promoção de um polo regional de inovação orquestrado de forma a aprimorar o capital social local e as relações de cooperação e aprendizado. A abordagem metodológica da pesquisa foi alicerçada na visão interpretativista. Não obstante foram utilizadas ferramentas descritivas a partir de variáveis e indicadores que apontassem para o processo de transformação vivenciado na região de Sorocaba. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: primeiramente realizou-se um estudo em fontes de dados secundários, e posteriormente, realizou-se a pesquisa empírica, através de entrevistas semiestruturadas com os principais atores que promovem a constituição do polo de desenvolvimento e do ambiente inovador no território de Sorocaba. O referencial teórico foi alicerçado nos estudos sobre distritos industriais, teoria da localização/ lugares centrais, polos de desenvolvimento e crescimento, difusão da inovação no território e ambiente inovador (milieu innovateur). A hipótese que orienta a pesquisa está focada no argumento da configuração de Sorocaba como cidade polo e inovadora, que promove o desenvolvimento regional a partir de políticas e iniciativas estruturantes que se articulam entre a gestão pública e o investimento privado, em meio a uma dinâmica de desenvolvimento territorial marcada por coesão e conflitos.
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    REDES SOCIAIS VIRTUAIS: O USO DO TWITTER PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
    (2012-12-12) Rogéria Campos Ramos; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof.. Dr. Saddo Ag Almouloud
    As Redes Sociais Virtuais (RSV), apoiadas por computadores e suas conexões remotas, utilizam-se de diferentes recursos e promovem mudanças nas estruturas educativas. Neste diapasão, o presente estudo teve como objetivo investigar o uso do Twitterpelas instituições de ensino superior como suporte para suas comunicações com sua comunidade. Para elaboração do estudo, dividiu-se em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa documental. A abordagem teórica incluiu os seguintes itens: avanços tecnológicos e suas alterações no âmbito educacional, as perspectivas inovadoras para a comunicação do ensino superior e a evolução das redes sociais virtuais como apoio ao ensino superior. Quanto à abordagem documental, foram utilizadas informações obtidas da página do Twitterdas Instituições de Ensino Superior selecionadas. Separaram-se, então, os posts para ajudar no entendimento da qualidade das conexões exercidas nas páginas das Universidades que empregam as RSV. A classificação do tipo de mensagem postada foi dividida em informacional e conversacional, categorizada em visibilidade, influência e engajamento e, posteriormente, subdivida-se em pesquisa, ensino e extensão. Com os resultados apresentados, foi possível concluir que as redes sociais virtuais têm sido empregadas de maneira restrita pelas Universidades públicas conforme apresentado no estudo. A interação que é possível ser realizada nestes ambientes deveria ser apresentado pelas Universidades como uma ferramenta de comunicação, principalmente pelas Universidades que apresentam pós-graduação stricto sensu.
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