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Navegando por Autor "pela Banca:Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade"

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    DESAFIOS ENFRENTADOS POR DIRETORES PARA ASSEGURAR A QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM CRECHES CONVENIADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
    (2022-02-24) Gislaine Pires Gomes; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; pela Banca:Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A Educação Infantil no Brasil obteve muitos avanços nas últimas décadas, não desprovida de muitas controvérsias e discussões, mas ainda há muito o que avançar. Há diversas legislações de regulamentação, porém não foram suficientes para garantir a qualidade da educação deste nível, em especial, das creches, cuja maior parte do atendimento, no município de São Paulo, ocorre por meio de um processo de conveniamento com organizações da sociedade civil (OSCS). Este estudo foi empreendido com o propósito de analisar os desafios enfrentados pelos diretores para assegurar a qualidade no atendimento em creches conveniadas do município de São Paulo, em Tempos de Pandemia. Para dar conta deste objetivo, foi utilizada metodologia qualitativa, a partir de análise de documentos e de sessões colaborativas. Os resultados, a partir dos documentos, mostraram que o período de pandemia foi marcado por muitos desafios para os diretores, que foram provenientes de constantes recomeços originados e direcionados por vários Decretos e Instruções Normativas, publicadas pela Secretaria de Educação. Neste contexto, foram identificados vários elementos de apressamento e de aligeiramento, entre os desafios vividos pelos diretores, que inclusive desestruturaram, entre outras questões, processos da gestão democrática. As sessões reflexivas evidenciaram outros desafios, oito deles, de magnitude ainda maior. Eles estavam associados às percepções dos diretores sobre qualidade, às mudanças na rotina escolar, à ansiedade e saúde das equipes, às condições de trabalho, à burocracia, à infraestrutura escolar, aos protocolos e a uma multiplicidade de tarefas a serem realizadas. Tais desafios potencializaram sentimentos de angústia, medo e insegurança. Com os dados desta pesquisa, propomos a elaboração de um e-book como produto. Esses elementos empíricos podem contribuir com discussões e debates no contexto das secretarias de educação e nas universidades, sejam elas públicas ou privadas.
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