Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Wandercil, Marco"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ABUSO SEXUAL INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – REVELAÇÃO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS, DESAFIOS E DA CULTURA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ABC PAULISTA.
    (USCS, 2025-02-05) Silva, Eliana Josefa da; Wandercil, Marco
    O abuso sexual infantil é uma grave violação dos direitos humanos, com impactos profundos no desenvolvimento e bem-estar de crianças em todo o mundo. No contexto escolar, os professores frequentemente se deparam com situações de revelação de abuso, mas muitos relatam despreparo para lidar de forma adequada com essas ocorrências. Este trabalho investiga como professores dos anos iniciais do ensino fundamental enfrentam a revelação de abuso sexual cometido contra seus alunos, analisando as práticas adotadas e os desafios enfrentados na gestão desses casos no âmbito escolar. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de uma escola pública do ABC Paulista. A fundamentação teórica explora estudos sobre abuso sexual infantil, o papel da escola na proteção de crianças, desenvolvimento infantil, formação docente e gestão educacional. Os resultados revelam desafios significativos, como a falta de capacitação específica, o medo de represálias e a ausência de protocolos institucionais claros para a gestão dessas situações. As práticas mais comuns incluem o encaminhamento à coordenação escolar e, em alguns casos, a notificação às autoridades competentes. Conclui-se pela necessidade urgente de formação continuada para os professores, assim como pelo fortalecimento de políticas institucionais e diretrizes que promovam a proteção integral da criança e orientem a ação docente. Como produto da pesquisa, propõe-se um workshop de capacitação de professores, acompanhado de uma cartilha como material de apoio, voltado à identificação, acolhimento e encaminhamento adequado de casos de abuso sexual infantil no contexto escolar. Esta pesquisa se alinha à área de concentração de Política e Gestão da Educação ao abordar questões cruciais de formação docente e propor estratégias para aprimorar as práticas escolares no enfrentamento de um problema social complexo que impacta diretamente o ambiente educacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de Professores no Ensino Fundamental: Uma abordagem baseada na teoria das dez novas competências para o Ensino de Phillipe Perrenoud.
    (2024-08-10) Ceretti, Fernanda Lopes; Wandercil, Marco
    Este produto consiste em um guia prático, desenvolvido em formato digital, destinado a apoiar gestores escolares e a Secretaria de Educação na avaliação de professores em estágio probatório no município de Santo André. Vinculado à pesquisa "O Papel do Gestor na Avaliação de Professores em Estágio Probatório no Município de Santo André", o trabalho justifica-se pela necessidade de oferecer ferramentas claras e acessíveis que facilitem a avaliação, promovendo um processo justo, que apoie o desenvolvimento profissional dos docentes e contribua para a qualidade do ensino. O guia tem como principais objetivos orientar gestores escolares e órgãos de educação sobre a realização de uma avaliação criteriosa, com diretrizes coerentes com as práticas educacionais e que fortaleça a comunicação entre o gestor e o professor em avaliação. Na fundamentação teórica, além de temas de gestão escolar, desenvolvimento profissional docente e processos avaliativos, é incorporada a teoria das dez competências de Philippe Perrenoud, que reforça a importância de habilidades essenciais para a atuação do educador e para um processo avaliativo que valorize a prática reflexiva e a formação contínua. A metodologia que sustenta o desenvolvimento do guia é baseada na pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas e análise documental, permitindo a identificação das melhores práticas de avaliação. O produto poderá ser aplicado em diferentes contextos, como em reuniões de formação de gestores e encontros de planejamento nas escolas, promovendo o alinhamento de expectativas e a formação contínua dos envolvidos. Destina-se especialmente à Secretaria de Educação, aos gestores escolares e aos professores em fase de estágio probatório, visando a construção de um ambiente educacional mais colaborativo e reflexivo sobre a prática avaliativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Identificando Escolas Eficazes: Manual Técnico para Gestores e Pesquisadores
    (2023-12-14) Pereira, Alessandra Cristina Matheus de Paiva; Wandercil, Marco
    “Identificando Escolas Eficazes: Manual Técnico para Gestores e Pesquisadores” é um produto voltado para pesquisadores e gestores da educação que trabalham em escolas públicas e privadas, com ênfase especial na Região do ABC. Este material é um guia prático para profissionais e pesquisadores da área, propõe uma metodologia descritiva para as etapas seguidas pela pesquisadora na identificação de características e informações de escolas públicas de educação básica através de uma análise mista de dados públicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    RUBRICA DE AVALIAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES
    (2024-08-08) Monteiro, Carolina Rehder Lacerda; Wandercil, Marco
    Este produto educacional consiste em uma rubrica de avaliação que permitirá aos gestores monitorarem e avaliarem suas práticas de maneira estruturada e sistemática. A proposta dessa rubrica contempla as dimensões: Práticas Pedagógicas; Gestão Escolar e Formação Docente; Recursos Escolares; Clima Escolar.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais