Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Viviane da Rocha Elias"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE
    (2023-02-13) Viviane da Rocha Elias; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A pesquisa investigou as contribuições da parceria entre o professor coordenador e os professores iniciantes, na construção de sequências didáticas, para o desenvolvimento profissional do professor iniciante. A fundamentação teórica está apoiada, principalmente, nos estudos de Lee Shulman sobre a aprendizagem da docência e de Carlos Marcelo Garcia, sobre a indução docente e o professor iniciante; como também nas contribuições dos pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra, especialmente, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, sobre o dispositivo sequência didática de gênero textual. Trata-se de pesquisa colaborativa intervencionista, em que construímos uma parceria com um professor e uma professora, dos anos iniciais, do ensino fundamental e, colaborativamente, desenvolvemos sequências didáticas de gêneros textuais em sala de aula, trabalhando com o gênero “biografia” na turma de 3.o ano, da professora, e com o gênero “carta de reclamação”, na turma de 5.o ano, do professor, ambas as turmas de uma escola pública municipal da região do Grande ABC paulista. A parceria com os dois docentes foi constituída por meio de encontros formativos realizados em duas etapas: na primeira, foram realizados encontros para conhecer o percurso de formação dos docentes, suas experiências, expectativas e desafios no início da docência, como também para leitura e discussão de textos sobre a concepção de sequência didática adotada e o planejamento da situação inicial a ser realizada em sala de aula; os encontros da segunda etapa ocorreram de forma mais personalizada ao longo do desenvolvimento das duas sequências didáticas. O conjunto de dados gerados é composto de videogravações sem áudio dos encontros com os professores; de gravações dos áudios e imagens das aulas; de registros em diário de campo da pesquisadora; e das produções escritas realizadas pelos alunos ao longo das sequências didáticas. Os resultados da pesquisa indicam que a parceria do professor coordenador com os professores iniciantes, na construção da sequência didática, possibilitou a constituição de um espaço de reflexão na/da/sobre a prática, no contexto escolar, contribuindo para a aprendizagem da docência do professor em início de carreira. O trabalho colaborativo, por um lado, estimulou o pensamento crítico sobre o próprio fazer pedagógico, bem como a autoria docente, por meio da reflexão e do desenvolvimento da prática compartilhada, para a superação de desafios em sala de aula, contribuindo, consequentemente, para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. Por outro lado, proporcionou a melhora das capacidades de linguagem dos alunos, evidenciadas na produção final das sequências didáticas. Como produto, elaborou-se um protótipo de ensino a partir das referências das sequências didáticas realizadas, por meio do qual pretende-se contribuir para a formação de professores, sobretudo, iniciantes.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais