Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Viviane Chunques Gervasoni"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    IDENTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM REDES DE ORGANIZAÇÕES NO SETOR DE AUTOPEÇAS BRASILEIRO
    (2011-03-30) Viviane Chunques Gervasoni; Prof. Dr. George Bedinelli Rossi; George Bedinelli Rossi; Leonel Mazzali; Milton de Abreu Campanário
    O objetivo desta pesquisa é quantificar a proposição de Porter relativamente à importância da redução dos custos das redes de empresas do setor de autopeças, que provoca maior rentabilidade. E, considerando as proposições de Porter e Garvin a hipótese desta pesquisa é: A redução dos custos das redes de empresas do setor de autopeças implica em maior rentabilidade quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto. O critério de escolha da amostra de empresas é não probabilístico e por conveniência, pois a seleção das empresas aqui estudadas foram escolhidas pela própria autora, por serem de capital aberto e divulgarem seus dados contábeis. As empresas analisadas foram: Fras-Le S/A; Iochpe Maxion S/A; Mahle-Metal Leve S/A; Marcopolo S/A; Randon S/A Implementos e Participações; Tupy S/A e Metalúrgica Riosulense S/A. As informações de vendas, patrimônio líquido, lucro, financiamento e máquinas e equipamentos foram extraídos dos balanços patrimoniais divulgados no site da BM&F BOVESPA. As variáveis de exportação e importação foram obtidas através do site do SECEX - Secretaria do Comércio Exterior e MIDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e DEPLA - Departamento de Desenvolvimento e Planejamento do Comércio Exterior. Foi utilizada a tabela CNAI - Categoria Econômica - Natureza da atividade de Equipamentos de transporte, peças e acessórios automotivos. As variáveis: concentração de vendas, crescimento do mercado, tamanho relativo, custos relativos e rentabilidade foram calculados a partir dos dados dos balanços patrimoniais. Após os dados terem sido calculados e devidamente organizados aplicou-se o instrumento da estatística indutiva, regressão linear múltipla onde o objetivo foi de verificar como as variáveis vendas, patrimônio líquido, lucro, financiamento, máquinas e equipamentos exportação, importação, concentração de vendas, crescimento do mercado, tamanho relativo e custos relativos variáveis independentes explicam a variável dependente rentabilidade (ROE). Para a constatação das redes existentes entre as empresas de autopeças aqui estudadas e as montadoras adotou-se o método de entrevista com o responsável pelas decisões (RD), neste caso um dos gerentes do SINDIPEÇAS, por meio de entrevista pessoal, usando perguntas abertas todas ligadas à existência ou não do fornecimento de peças das empresas estudadas ás montadoras. Como resultado verificou-se que a hipótese desta pesquisa não foi corroborada, pois, para esta amostra, sob estas condições, análises, períodos, setor e circunstâncias outros fatores interferem na rentabilidade. Para as empresas Fras- Le, Iochpe - Maxion, Mahle Metal-Leve, Marcopolo, Randon Implementos e Participações e Tupy as variáveis que evidenciam interferência na rentabilidade são: concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, exportação, importação e máquinas e equipamentos. Para a empresa Riosulense as variáveis de concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, lucro e máquinas e equipamentos. Já para a empresa Riosulense as variáveis foram: concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, lucro e máquinas e equipamentos.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais