Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vangisla Costa Lionel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTE.
    (2022-02-18) Vangisla Costa Lionel; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Vilmar Malacarne
    A prática pedagógica de alguns educadores ainda apresenta resquícios de uma educação tradicional, que trilha um caminho bancário e leva o aluno a uma aprendizagem mecânica. Em contrapartida, uma prática reflexiva e critica pode contribuir tanto para o desenvolvimento profissional do educador, quanto para a formação de estudantes ativamente participativos em seus processos educacionais, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa. Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como os professores de ensino profissional técnico de nível médio consideram a participação dos estudantes em suas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de um questionário aberto que foi respondido por dezenove profissionais que atuam no estado de São Paulo. Após a coleta de dados, as informações foram categorizadas e analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, que ocorreu de forma automatizada, utilizando o software Iramuteq. O referencial teórico explora os diferentes níveis de participação do aluno no processo educacional, a relação entre esses níveis de participação e a prática pedagógica do docente de ensino profissional técnico e o modo como essa relação pode levar a uma aprendizagem mecânica ou significativa na estrutura cognitiva discente. A análise dos dados revelou que a prática pedagógica desses professores ainda é permeada pela educação tradicional e que os seus planejamentos de aula são realizados com base nos conteúdos, e não no perfil do educando. Ademais, constatou-se que a visão de aluno participativo ativamente ainda se confunde com um estudante que participa de forma passiva. Como produto deste trabalho, propuseram-se algumas diretrizes para desenvolver uma formação continuada.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais