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Navegando por Autor "Tatiane Christine Real Lamarca"

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    DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DAS GESTORAS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA
    (2022-06-09) Tatiane Christine Real Lamarca; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Angela Maria Martins
    Considerando o período pandêmico que impactou mundialmente a sociedade, esta dissertação teve como problema de pesquisa: quais as estratégias e ações adotadas por gestores escolares na consecução das normativas exaradas pela Seduc no município de Diadema no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covvid-19? O objetivo geral se dedicou a analisar as estratégias e ações adotadas pelos gestores escolares da rede municipal de educação de Diadema (SP), com vistas a mitigar as desigualdades educacionais aprofundadas no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma percepção basilar a ser discutida, considerando que o período pandêmico foi completamente atípico na rotina escolar, o que confere à gestão função precípua no desenvolvimento das atividades escolares. A metodologia é de caráter descritivo-exploratório, considerando que os dados que compõem o corpus da investigação foram tratados a partir das diretrizes da Análise de Conteúdo, ou seja, as projeções argumentativas propostas derivam do que foi dito em forma de relato. Ademais, ressalta-se que a abordagem de pesquisa é qualitativa e, para isso, foram ouvidas duas gestoras escolares, por intermédio de uma roda de conversa, como técnica metodológica. A fundamentação teórica deste trabalho concentra-se no campo investigativo da gestão escolar e suas zonas fronteiriças com pesquisas que versam sobre o direito à educação e as políticas públicas de docência e gestão. Os dados revelam que ambas as gestoras seguiram com parcimônia as orientações regimentais do governo federal, estadual e municipal, bem como as orientações da SEDUC de Diadema. Nesse contexto, as participantes se mostraram democráticas, ao aferirem autonomia a sua equipe docente, de maneira a gerar efeitos positivos junto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A análise de dados da pesquisa foi pautada em dois conceitos chave, de implementação de políticas X atuação de políticas, discutidos nas pesquisas de Stephen Ball e discricionariedade dos burocratas de nível de rua empregados nas pesquisas de Gabriela Lotta. Como produto foi elaborado um guia informativo e de recomendações no intuito de auxiliar os gestores escolares no processo de replanejamento das ações da escola no contexto pós-pandêmico, considerando os resultados da pesquisa e a natureza da linha de pesquisa a que está vinculada – Política e Gestão da Educação.
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