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Navegando por Autor "Simone Cristiane Schiavon Ayres"

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    O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA: A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2020-03-04) Simone Cristiane Schiavon Ayres; Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.ª Dr.ª Ana Silvia Moço Aparício; Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A leitura de literatura na escola é uma prática que, muitas vezes, é realizada com objetivos que não contemplam a experiência do leitor com a literariedade do texto, e acaba sendo explorada como pretexto para o estudo gramatical e com funções avaliativas. A esse respeito, Magda Soares aponta que a escolarização inadequada da Literatura já começa desde os anos iniciais, na leitura de literatura infantil. Diante desse cenário, defendemos a importância da mediação de leitura de literatura na escola junto às crianças, discutindo aspectos como: a importância da literatura na formação dos estudantes, as relações entre literatura e escola no contexto atual e o papel do professor como mediador da leitura literária. Tendo isso em vista, objetivamos com este trabalho compreender o papel do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental como mediador de leitura para a formação de um aluno leitor de literatura. Para tal, consideramos como referencial teórico da pesquisa estudos sobre mediação de leitura, estratégias de leitura, letramento literário e multiletramentos. O método utilizado para pesquisa é colaborativo intervencionista, tendo como procedimentos metodológicos: a observação, pela professora pesquisadora, em sala de aula de segundo ano de uma rede pública municipal da região do ABC paulista, a construção da parceria com a professora colaboradora, as intervenções de mediação de leitura de literatura, realizadas colaborativamente junto aos alunos. Os resultados da pesquisa apontam que o papel do professor na mediação do texto literário na escola requer planejamento, com objetivos bem definidos; o desenvolvimento de práticas pedagógicas que vão além de uma simples atividade de lazer ou da exploração de conteúdos linguísticos e gramaticais do texto literário; a compreensão do que é literatura e suas funções. Além disso, os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo na escola é determinante para o desenvolvimento profissional do professor para atuação como mediador de leitura literária. Como produto da pesquisa, desenvolvemos um material didático com sugestões de trabalho com a literatura nos anos iniciais, destacando o papel do professor como mediador de leitura literária.
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