Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Shirlei Aparecida Pinheiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
    (2024-05-02) Shirlei Aparecida Pinheiro; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos
    As metodologias ativas de aprendizagem incentivam o aprendizado significativo, a autonomia e a independência dos alunos. Suas características envolvem a inter- relação entre educação, sociedade, política, cultura e escola. Partindo dessa premissa, o objetivo geral do presente trabalho foi compreender e analisar a percepção do ensino dos professores de um curso técnico de Enfermagem sobre o uso das metodologias ativas de aprendizagem para ensinarem conteúdos no curso técnico de Enfermagem. Considerando que a instituição pesquisada, o Senac São Paulo, utiliza os documentos “Modelo Pedagógico Senac” e “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, seria desejado que os professores dominassem essas estratégias de ensino. Dessa forma, levando-se em conta a complexidade da docência do enfermeiro professor, realizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa de campo, análise dos resultados e elaboração de produto educacional. Os participantes foram professores graduados em Enfermagem, com licenciatura e/ou docência em ensino técnico ou com formação em mestrado, atuantes no curso técnico de Enfermagem do Senac Tiradentes. O instrumento de pesquisa foi um questionário, encaminhado via Google Forms, para a coleta de dados com questões abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada utilizando-se a técnica de análise de conteúdo automatizada, apoiada no software Iramuteq. Os resultados apresentaram as fragilidades dos professores com relação ao entendimento dos documentos “Metodologias Ativas de Aprendizagem” e o “Modelo Pedagógico Senac”,dessa forma, o produto educacional consiste em uma formação continuada com foco nas competências e habilidades que possam contribuir, de forma significativa, para o conhecimento dos alunos, tendo como estratégia didática as metodologias ativas.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais