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Navegando por Autor "Sandra Cristina Cabral dos Santos"

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    COMUNIDADES DE PRÁTICA: UM ENFOQUE PELA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO
    Sandra Cristina Cabral dos Santos; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
    Este trabalho de conclusão de mestrado profissional apresenta resultados de pesquisa de campo que utilizou um questionário estruturado como 50 perguntas cuja base foi a Teoria do Comportamento Planejado. A pesquisa foi feita junto a docentes de três escolas de Educação Básica parceiras do Grupo de Pesquisas ETICO, do qual a pesquisadora faz parte, a saber: EME Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul; EE Professora Brisabella de Almeida Nobre, em São Paulo; e Colégio FSA – Fundação Santo André, em Santo André. O objetivo foi entender até que ponto há comunicação por meio de redes online entre os professores, para troca de experiências com foco na atualização profissional, ou mesmo, se eles já dispunham de redes de aprendizagem coletiva que poderiam ser caracterizadas como Comunidades de Prática Virtuais. Também por meio do questionário, avaliou-se qual a frequência de uso da Internet por esses docentes e com que finalidade. A ideia foi verificar se os docentes em questão estão predispostos, ou seja, se têm disponibilidade e intenção de criar ou fazer parte de Comunidades de Práticas Virtuais que os auxiliem na formação continuada. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores pesquisados utilizam a Internet diariamente para trabalho, possuem redes de relacionamentos online, conversam sobre suas práticas diárias, mas, na maioria dos casos, não produzem conteúdo de forma coletiva nem buscam, por meio dessas redes online, solução para problemas comuns. Ou seja, esses docentes já estão inseridos em grupos em plataformas online ou redes sociais virtuais, o que lhes falta é apropriação dos mecanismos que podem ser usados em Comunidade de Prática Virtual para melhorarem a comunicação, a fim de, por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências, expandirem os horizontes profissionais.
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