Navegando por Autor "Samanta Manzoni Luchini Bigliazzi"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item LIDERANÇA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM GESTÃO NA OPINIÃO DOS ALUNOS(2007-05-25) Samanta Manzoni Luchini Bigliazzi; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Arilda Schmidt Godoy; Mauro Neves GarciaA presente dissertação tem por objetivo identificar a opinião do aluno concluinte diante do aprendizado adquirido com o curso de pós-graduação lato-sensu, em relação às habilidades de liderança. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa, com método exploratório. Como instrumento de pesquisa, foi adotado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995), juntamente com um questionário de dados demográficos. Utilizou-se uma amostra de 201 respondentes, não probabilística e constituída por conveniência e acessibilidade. Os dados foram tratados através da técnica estatística multivariada de análise fatorial, incluindo também técnicas estatísticas de análise de frequência e variância. Os resultados demonstraram a contribuição dos cursos de pós-graduação lato-sensu para o desenvolvimento da Liderança Transformacional nos alunos, especialmente para aqueles que já ocupam posições de liderança. Os resultados evidenciaram ainda que não existe diferença de opinião, dentro da amostra pesquisada, considerando-se o gênero dos respondentes, o curso escolhido e a universidade na qual ele é ministrado. Diante dessas constatações, destaca-se a relevância dos cursos de pós-graduação lato-sensu para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de liderança.