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Navegando por Autor "Rosângela Sarmento Silva"

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    RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS EM REDE DE COOPERAÇÃO: UM ESTUDO NO SETOR FARMACÊUTICO VAREJISTA DOESTADO DE SÃO PAULO
    Rosângela Sarmento Silva; Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar; Marcos Antonio Gaspar; Milton Carlos Farina; João Paulo Lara de Siqueira
    O presente estudo objetivou compreender os fatores que motivam, dificultam e facilitam a atuação da empresa em rede, seja quanto à formação, manutenção ou na permanência de sua atuação na rede. A pesquisa teve dois níveis de análise (organizacional e interorganizacional) e, na sequência, identificou-se como esses fatores motivadores, dificultadores e facilitadores se relacionam aos resultados alcançados pela rede em análise. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa-quantitativa, com prospecção de dados primários e secundários em uma rede de cooperação. Para tanto, conduziu-se um estudo de caso único numa rede constituída por 41 farmácias conveniadas à Refarma, rede de cooperação atuante no segmento de varejo farmacêutico. O processo de amostragem se deu por acessibilidade e conveniência, e a amostra ficou restrita às onze empresas da rede atuantes no município de São Paulo que têm maior representatividade. A análise dos dados compreendeu três fases: a) entrevistas com proprietários-gestores e com a diretoria da rede, b) análise de documentos e, por fim, c) questionário estruturado aplicado aos proprietários-gestores. As entrevistas foram gravadas, transcritas e, juntamente com os demais documentos, foram submetidas à análise de conteúdo. Já os dados quantitativos foram tabulados por meio da utilização do software SPSS, a partir do qual foram geradas as frequências das variáveis analisadas no estudo. Como resultados, identificou-se que a rede Refarma pauta-se nos objetivos de cooperação entre as empresas associadas atuantes na rede, além de representar o setor e prestar serviços do interesse dos associados. Os principais objetivos identificados para a formação da rede foram: central de negócios, marketing e treinamento; sendo que apenas este último foi alcançado de maneira satisfatória. Quanto aos principais fatores que facilitaram a formação da rede observou-se a marca Refarma que caracteriza uma rede; visto que, a mensalidade é outro fator que economicamente torna-se vantajoso em relação a outras redes; assim como a central de negócios e, por fim, a experiência da diretoria da rede no setor farmacêutico nacional. Já os fatores que dificultaram a formação da rede estão pautados em maus exemplos de implantação do associativismo que não obtiveram êxito; dificuldade de reunir os empresários e a concorrência em geral. Os fatores mais relevantes que influenciaram na manutenção da rede foram: união dos associados, que dá condições de competitividade às farmácias menores em relação às grandes redes atuantes no setor; permanência no mercado; acesso ao programa 'Aqui tem farmácia popular' sem custo para os associados; assessoria jurídica e tributária; assessoria empresarial e ainda a busca de preços mais competitivos de medicamentos. Quanto aos resultados dos relacionamentos interorganizacioanis (RIOs), constatou-se principalmente a busca de melhoria por parte das empresas associadas. Identificou-se ainda que a rede Refarmatrouxe resultados satisfatórios aos associados, mesmo apresentando dificuldades de interação entre estes. A rede melhorou a imagem, reputação e credibilidade das empresas participantes; possibilitou novos conhecimentos e auxiliou na melhoria das habilidades de gestão. Treinamento, capacitação e palestras oferecidas pela rede também foram considerados como resultados positivos vislumbrados pelos gestores pesquisados. Além disso, resultados de melhoria e objetivos organizacionais também foram almejados pelas empresas pesquisadas, tais como: influência e parceria com fornecedores; lucratividade no faturamento; incremento das vendas; acesso às informações sobre o setor farmacêutico; fortalecimento das empresas frente às possíveis crises; e aumento da competitividade em relação às empresas que não fazem parte da rede.
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