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Navegando por Autor "Roberto Carlos Bernardes"

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    BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR: AVALIAÇÃO DO INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO COMPETITIVA DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
    (2008-02-27) Ednaldo Soares; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Luis Paulo Bresciani; Fábio Lotti Oliva; Roberto Carlos Bernardes
    A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso sobre o Balcão de Comércio Exterior - mecanismo criado pelo Banco do Brasil para inserção de pequenas e médias empresas no comércio internacional, possibilitando pequenas exportações, em quantidade e valor, contratadas através da rede mundial de computadores (Internet). Apesar do "site" do Balcão incluir empresas de micro, pequeno e médio portes localizadas nas mais diversas regiões do País, esta pesquisa restringiu-se à região do ABC Paulista, com o propósito de verificar a efetividade do mecanismo para inserir no mercado global organizações desses portes, ali sediadas. A metodologia aplicada no estudo deste caso utilizou-se de entrevistas com representantes de empresas incluídas no Balcão, com alguns funcionários do Banco do Brasil e com outros indivíduos ligados a entidades de classes empresariais ou a instituições voltadas para o comércio internacional, bem como se valeu de dados oficiais. A análise desses dados conduziu à conclusão de que, na região do ABC Paulista, no período de tempo delimitado pela pesquisa (01/2003 - 08/2006), o mecanismo denominado Balcão de Comércio Exterior alcançou baixo nível de efetividade com relação ao propósito para o qual foi criado. Para o fraco desempenho, aponta-se uma hipótese muito provavelmente crucial e dão-se sugestões visando possíveis melhorias.
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    EVOLUÇÃO DA INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM BASE EM PATENTES E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS CASOS DA ENERGIA EÓLICA E SOLAR
    Sandra Collado Gonsales; Prof. Dr. João Batista Pamplona; João Batista Pamplona; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Roberto Carlos Bernardes
    As energias eólica e solar constituem a solução para superar os desafios causados pela mudança climática. A transição de energias não renováveis para renováveis depende, visceralmente, do desenvolvimento de novas tecnologias. As inovações tecnológicas possibilitam reduzir o custo das energias renováveis, flexibilizam a produção, transmissão e consumo de energia. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho relativo em inovações em energia eólica e solar do Brasil, de 2000 a 2017. Para tanto, foram utilizados procedimentos de análise de patentes e de bibliometria, o que permitiu descrever e analisar os dados coletados de patentes e de publicações. Por meio da análise das patentes, foram identificados os países e os depositantes mais atuantes e a área tecnológica para os dois tipos de energia; por meio da bibliometria, foram identificados os países com mais artigos publicados e os autores que mais publicaram em energia eólica e solar. Os resultados permitiram constatar que os depósitos de patentes em energia solar e eólica no Brasil não são relevantes quando comparados aos de outros países. Na eólica, a maior participação é da empresa alemã que tem interesse no mercado brasileiro; na solar, a participação de empresas é inexpressiva. Nas publicações científicas, os autores brasileiros têm participação irrelevante no total geral. A China desponta como país inovador.
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    FONTES DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE SANEAMENTO BÁSICO BRASILEIRAS
    (2017-07-12) Marcus Vinicius dos Reis Venditti; Prof. Dr. João Batista Pamplona; João Batista Pamplona; Isabel Cristina dos Santos; Roberto Carlos Bernardes
    A pesquisa respondeu a pergunta: Quais as principais fontes de inovação identificadas e os motivos de sua escolha por parte das empresas do setor de saneamento básico brasileiro? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com a realização de estudo de caso múltiplos, de abordagem qualitativa, objetivando identificar o grau de importância atribuído às fontes de inovação entre cinco empresas de saneamento básico brasileiras listadas no Ranking 1000 da revista valor econômico. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro capitulo realiza-se a "INTRODUÇÃO". No segundo capítulo apresenta-se a "REVISÃO DA LITERATURA" estruturada em três subcapítulos "Desafios e oportunidades do setor", "Inovação" e "Fontes de inovação". No terceiro capitulo são descritos os "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS" da pesquisa. Os dados obtidos na pesquisa foram expostos no quarto capítulo "ANÁLISE DE RESULTADOS". No último capítulo são feitas as "CONCLUSÕES". Como resultados desta pesquisa destacam-se: a caracterização do setor saneamento básico no Brasil; a identificação de desafios e oportunidades para inovação no setor de saneamento básico no Brasil; o aprofundamento da discussão teórica recente relacionada à temática das fontes de inovação nas empresas; a identificação das principais fontes de inovação do setor de saneamento brasileiro como sendo P&D interno, fornecedores e universidades, estabelecendo os motivos de sua escolha, principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.
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    PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DE POSSÍVEIS CONFLITOS ENTRE FUNCIONÁRIOS CLT E PRESTADORES DE SERVIÇOS NOS RESULTADOS DE PROJETOS
    Guilherme Rigolon; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Antonio Carlos Gil; Roberto Carlos Bernardes
    Este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais de TI com relação à influência da participação de Prestadores de Serviços em equipes de projetos na área de TI, e dos possíveis conflitos gerados por essa participação, nos resultados destes projetos. Verificou-se também a preferência dos participantes com relação ao tipo de vínculo trabalhista CLT ou Prestador de Serviços, e as possíveis causas de conflitos entre funcionários CLT e Prestadores de Serviços que atuam conjuntamente em equipes de projetos. A pesquisa teve natureza exploratória e como delineamento foi utilizado o levantamento (survey) com 253 profissionais de vários níveis hierárquicos da área de TI da grande São Paulo. O instrumento da pesquisa foi elaborado a partir da literatura levantada, da experiência do pesquisador e dos resultados da pesquisa qualitativa. A etapa inicial de natureza qualitativa contribuiu na identificação de novas causas de conflitos ainda não levantadas na bibliografia, tendo sido gerada tipologia constituída por 10 causas de conflitos. O vínculo trabalhista preferido pela maioria foi o regime CLT, e os benefícios da CLT são decisivos para esta preferência mesmo que na opinião da maioria os Prestadores de Serviços têm melhor remuneração. Esta preferência pela CLT diminui em relação ao participante com mais tempo em TI e como Gerente de Projetos. O estudo mostrou que os principais conflitos que ocorrem dentro das equipes de projetos foram achados pela ordem: 1. Comunicação falha; 2. Integrante da equipe se melhor que os outros; 3. Resistências pessoais; 4. Diferenças na remuneração; 5. Possibilidade do prestador de serviços ocupar o lugar do funcionário no final do projeto. As causas de conflitos que obtiveram menor importância para os participantes foram pela ordem: as diferenças nos níveis de cobrança realizada pelo gestor aos integrantes; e as diferenças no domínio da tecnologia entre os integrantes do grupo. Foi indicado pelos participantes que as empresas em que atuaram utilizaram métricas para avaliar resultados dos projetos e que estes na maioria das vezes foram bem sucedidos. A pesquisa indicou que as equipes Mistas (Funcionários CLT do cliente e Prestadores de Serviços) são as mais produtivas e proporcionam maior aprendizado que as equipes formadas apenas com um destes tipos de profissionais, apesar de admitirem que as equipes mistas possam gerar conflitos de relacionamento entre os integrantes. Tal evidência indica que os conflitos dentro das equipes de projetos contribuem para o atendimento dos objetivos estabelecidos para o projeto.
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