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Navegando por Autor "Ricardo Jato"

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    ESCOLHAS ASSOCIADAS AO AUTOMÓVEL POR HOMENS E POS MULHERES: CONFLUÊNCIAS OU DIVERGÊNCIAS?
    Ricardo Jato; Prof. Dr. René Henrique Götz Licht; René Henrique Götz Licht; Antonio Carlos Gil; Roberto Coda
    Um dos requisitos para uma empresa se manter competitiva é monitorar constantemente o mercado, identificar as tendências mercadológicas e produzir produtos que atendam plenamente aos desejos e necessidades de seus clientes. Uma das tendências observada nos últimos anos é o crescimento do poder de compra das mulheres, fato que tem levado algumas empresas a produzir produtos diferenciados para o público feminino. A indústria automobilística não está imune a esta tendência. As mulheres já representam aproximadamente metade dos compradores de automóveis do país e este movimento induz à determinadas questões, como por exemplo: Os automóveis atualmente em produção atendem plenamente às necessidades e desejos das mulheres? Qual seria o automóvel ideal para as mulheres? A importância do automóvel nas sociedades contemporâneas é notória. De meio de transporte, o automóvel tornou-se num dos grandes símbolos da era industrial e desempenha um papel relevante não apenas na economia, mas também nas relações sociais. O presente trabalho analisou as diferenças de escolhas associadas ao automóvel por homens e por mulheres. A expressão "diferenças de escolhas" refere-se ao fato dos participantes terem escolhido e associado ao automóvel, itens presentes no dia-a-dia das pessoas e que são por elas valorizados ou considerados importantes. Os resultados da pesquisa mostram que há mais semelhanças do que diferenças entre as escolhas masculinas e as femininas. Isto leva a inferir que os significados e representações do automóvel na mente de homens e mulheres guardam também semelhanças e, desta forma, o conceito de diferenciação de produtos para os públicos masculino e feminino possivelmente não se aplica ao automóvel. Recomenda-se às montadoras de automóveis aprofundar os estudos no universo psicológico de homens e mulheres, a fim de melhor compreender como o automóvel é representado pelas pessoas. Estes estudos poderão contribuir com subsídios para as decisões estratégicas das montadoras, permitindo o desenvolvimento de produtos atrativos para os públicos masculino e feminino, e contribuir também para a elaboração de campanhas de marketing, auxiliando os profissionais na comunicação com ambos os públicos.
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