Navegando por Autor "Renders, Elizabete Cristina Costa"
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Item CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA(USCS, 2025-02-12) Santos, Taiane Marques dos; Renders, Elizabete Cristina CostaEsta dissertação tematiza a aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na Educação Infantil (EI), no sentido de buscar a criação de ambientes inclusivos que acolham diferentes formas de aprender. A pergunta de pesquisa foi a seguinte: Como o DUA pode contribuir para a construção do espaço de aprendizagem inclusivo na Educação Infantil, tendo em perspectiva o trabalho com os campos de experiências? Assim, o objetivo geral foi entender como a proposta do DUA dá suporte à construção do ambiente inclusivo na EI. Metodologicamente, fez-se uso das abordagens formativa e qualitativa, primando pelos procedimentos da pesquisa narrativa. Os instrumentos utilizados foram cartas pedagógicas e rodas de conversa, com a participação de sete professoras de uma escola pública da rede municipal da região do Grande ABC. Os resultados apontaram desafios como: a necessidade de acolher as diferentes formas de aprender, reconhecendo e valorizando a variabilidade das crianças; a importância de uma formação docente que dialogue com as necessidades reais da sala de aula e a demanda por múltiplos apoios nesse processo. Como produto educacional, criou-se o jogo de cartas "Equali" para auxiliar no planejamento de propostas pedagógicas acessíveis e inclusivas. Ele foi construído de forma colaborativa, a partir dos desafios da prática docente, sendo organizado a partir dos campos de experiências. As soluções foram propostas a partir dos princípios do DUA. Neste estudo, concluiu-se que os princípios do DUA podem contribuir para o design de um ambiente escolar acolhedor, com múltiplas camadas, respeitando a diversidade de crianças e proporcionando aos professores e professoras múltiplos apoios.Item DUA como suporte ao ensino acessível na escola(2023-12-13) Oliveira, Andréa Moraes de; Renders, Elizabete Cristina CostaO produto educacional confeccionado, para esta pesquisa, é um objeto de aprendizagem para o ensino acessível com base no desenho universal para aprendizagem, por proporcionar a interação e a reflexão acerca da temática inclusiva. Este produto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada " Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem", de Andréa Moraes de Oliveira, defendida em 2023, sob orientação da Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A questão norteadora da pesquisa foi: Como o Desenho Universal para Aprendizagem apoia o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, favorecendo processos de ensino e aprendizagem acessíveis? O objetivo geral desta investigação foi identificar, descrever e compreender como o DUA pode apoiar a prática pedagógica inclusiva nos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa ancorou-se no paradigma da educação inclusiva, no desenho universal para aprendizagem e nas práticas para o ensino acessível. O caderno digital, portanto, tem em sua estrutura hipertextos; link e fotografias. O objetivo deste produto educacional é apoiar professores e os profissionais da educação no planejamento da prática de ensino acessível, baseada nos princípios do DUA, respeitando as diferentes formas de aprender entre os estudantes. A intenção foi construir uma proposta de ação formativa a ser aplicada durante o horário de formação coletiva na escola.Item DUA nas Aulas de Matemática(2024-10-29) Basilio, Cássia Alves; Renders, Elizabete Cristina CostaO presente produto educacional está atrelado a pesquisa desenvolvimento intitulada: O Ensino de Matemática na Perspectiva Inclusiva: Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem, trabalho este que é voltado para o processo de alcançar a inclusão nas aulas de matemática. Deste modo, partimos da primícia de que as aulas de matemática devem alcançar a todos os estudantes nas classes. Todavia, cada vez mais há estudantes com dificuldade na compreensão matemática, seja por defasagem na aprendizagem em anos anteriores ou por possuírem deficiências. Estas questões remetem à variabilidade dos discentes em sala de aula, algo que a abordagem curricular do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em conjunto com a pedagogia da Estações, busca valorizar pedagogicamente, propondo ações diversificadas para atender às necessidades individuais. Diante da problemática de como tornar as aulas de matemáticas inclusivas, este produto educacional apresenta suportes teóricos e ferramentas, com especial destaque para os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional voltada à utilização do DUA. No caderno digital apresentamos alguns entraves e pontos favoráveis para obtermos aulas inclusivas, de modo que possamos alcançar um ambiente acolhedor que proporcione uma aprendizagem efetiva. Assim, este instrumento tem como objetivo apoiar o professor (a) de matemática que tem o olhar voltado para a inclusiva, reconhecendo que todos são capazes de aprender.Item Entre Sonhos e Metas(2025-02-13) Silva, Amanda Barbosa da; Renders, Elizabete Cristina CostaJogo de Tabuleiro "Entre Sonhos e Metas": Recurso Didático para a Composição do Projeto de Vida de Jovens Aprendizes do Programa Nacional de Aprendizagem do Senac São Paulo.