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Navegando por Autor "Renata Hioni"

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    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
    (2019-02-05) Renata Hioni; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Andrei Alberto Müzel
    A gestão do sistema educacional dos municípios concentra-se nas Secretarias Municipais de Educação. Dessa maneira, entende-se que seus modos de funcionamento podem interferir no desempenho e qualidade da escola. Para operacionalizar o leque de atribuições que exige dos gestores formação técnica, conhecimentos administrativos, capacidade de formulação e gestão das políticas públicas educacionais, além da responsabilidade orçamentária, faz-se útil, a consolidação da cultura de Planejamento Estratégico. A presente pesquisa tem como objetivo verificar o nível de incorporação dos conceitos de Planejamento Estratégico pelas Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada e do tipo descritiva, empregando-se a técnica survey para elaboração e aplicação do instrumento de pesquisa, que foi elaborado com base na literatura nacional e internacional. O referencial teórico mostra a evolução do Planejamento Estratégico, desde o seu conceito na administração empresarial, passando pela gestão pública até encontrar caminhos na gestão educacional pública, traz também estudos empíricos sobre Planejamento Estratégico na área da Educação, apontando a necessidade de envolvimento do gestor e a sua compreensão sobre os conceitos relacionados a essa prática. Os dados sobre o perfil do dirigente indicam que as Secretarias Municipais de Educação estudadas têm no seu comando um gestor tipicamente do sexo feminino, com graduação completa e em geral na área de Educação, contudo sem formação em administração estratégica. Quanto à mensuração do grau de incorporação do Planejamento Estratégico pelas Secretarias Municipais de Educação pesquisadas, observou-se uma prática de Planejamento Estratégico consolidada, embora tenha sido constatada vulnerabilidade nos construtos "Alocação de recursos" e "Monitoramento de desempenho". Tomando por base os resultados deste trabalho e os achados na literatura foi elaborado o produto, este apresenta uma proposta de formação em Planejamento Estratégico direcionada aos gestores públicos de Educação. Assim, esta dissertação traz contribuições valorosas para o entendimento do uso de ferramentas do Planejamento Estratégico.
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