Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Renata Freitas Sena"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PHUBBING NA JUVENTUDE MIDIATIZADA: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E COMPORTAMENTO NA CULTURA DIGITAL
    Renata Freitas Sena; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof.ª Dr.ª Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista
    O avanço tecnológico propiciado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) faz com que a sociedade viva um novo momento comunicacional. Com isso, a presença de dispositivos móveis tem se intensificado na vida do ser humano e cada vez mais cedo. Por consequência desse grande avanço, um hábito antigo, ainda que por outros meios, veio à tona com uma nova terminologia: Phubbing, uma palavra de origem inglesa, registrada pelo dicionário australiano, cujo significado advém da junção de dois termos "phone" traduzido telefone e "snubbing" de ignorar. Essa palavra é utilizada para descrever o ato de ignorar as pessoas, ao utilizar dispositivos móveis durante interações presenciais. Com a crescente utilização de aparelhos celulares em diversos momentos, buscou-se, através deste trabalho, compreender as maneiras pelas quais o Phubbing interfere no processo de comunicação interpessoal entre os jovens universitários brasileiros, e as atividades mediadas pelas mídias móveis. Para isso, foi utilizado como base os seguintes eixos teóricos: Mediação e midiatização: articulações sobre mídia e sociedade, O jovem, a cultura digital e as relações superfíciais e Phubbing gera um novo comportamento social. Para chegar ao resultado final, foram realizadas entrevistas com 264 jovens, por meio do software Qualtrics, e dez entrevistas semiestruturadas, por Skype com diferentes jovens estudantes de comunicação das regiões brasileiras. Os produtos finais, apresentados como item obrigatório ao programa de mestrado profissional, são o protótipo de um site; que divulgará as informações obtidas na pesquisa, bem como futuras produções acadêmicas sobre o tema; um Quizz, em formato de game, com algumas informações sobre o Phubbing; e um Teste a fim de conscientizar os jovens sobre a prática do Phubbing e, ao mesmo tempo, apurar se os respondentes adotam este tipo de comportamento.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais