Navegando por Autor "Renata Cristina Polydoro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item ESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE EJA(2020-12-14) Renata Cristina Polydoro; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock RositoO presente estudo tem como problema de pesquisa investigar estratégias formativas necessárias no processo de indução do professor iniciante, sob a ótica do professor atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar quais estratégias formativas são imprescindíveis e como contribuem para a inserção deste profissional no contexto escolar. Com relação aos objetivos específicos, procurou-se identificar as dificuldades que o professor iniciante enfrenta no processo de indução na EJA e analisar as estratégias que o docente utiliza nos primeiros anos de sua carreira. Quanto ao método e procedimentos pedagógicos, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico, em duas etapas: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA, por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados nos amparamos nos estudos de Marcelo Garcia, Cochran-Smith, Paulo Freire e Moacir Gadotti, dentre outros. Como resultado, constatou-se que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e em seus sujeitos. Como produto da pesquisa, no formato de ebook, apresentamos algumas diretrizes para o processo de indução do professor iniciante. Além de ser um material formativo, o produto proposto intenciona sensibilizar os professores iniciantes com a premissa de que é por meio do trabalho colaborativo nas comunidades de aprendizagem que o desenvolvimento profissional docente avançará.