Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Renata Cristina Polydoro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE EJA
    (2020-12-14) Renata Cristina Polydoro; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock Rosito
    O presente estudo tem como problema de pesquisa investigar estratégias formativas necessárias no processo de indução do professor iniciante, sob a ótica do professor atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar quais estratégias formativas são imprescindíveis e como contribuem para a inserção deste profissional no contexto escolar. Com relação aos objetivos específicos, procurou-se identificar as dificuldades que o professor iniciante enfrenta no processo de indução na EJA e analisar as estratégias que o docente utiliza nos primeiros anos de sua carreira. Quanto ao método e procedimentos pedagógicos, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa descritivo-analítico, em duas etapas: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta e levantamento de dificuldades que os professores iniciantes enfrentam no processo de indução na modalidade EJA, por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados nos amparamos nos estudos de Marcelo Garcia, Cochran-Smith, Paulo Freire e Moacir Gadotti, dentre outros. Como resultado, constatou-se que há necessidade de um projeto de indução e acompanhamento docente, pautado na historicidade da modalidade e em seus sujeitos. Como produto da pesquisa, no formato de ebook, apresentamos algumas diretrizes para o processo de indução do professor iniciante. Além de ser um material formativo, o produto proposto intenciona sensibilizar os professores iniciantes com a premissa de que é por meio do trabalho colaborativo nas comunidades de aprendizagem que o desenvolvimento profissional docente avançará.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais