Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Raquel de Abreu Barbosa de Paula"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO. PROJETO DE INTERVENÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR O POTENCIAL DE SUCESSO DO CURSO, COM BASE NA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA
    (2020-12-17) Raquel de Abreu Barbosa de Paula; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Professor:Dr. José Lúcio Martins Machado; Professor:Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Professora:Dra. Valéria Menezes Peixeiro Machado.; Professora: Dra. Maria Luiza deJesus Miranda.
    Introdução. A avaliação dos processos motivacionais de aprendizagem é atual e relevante, relacionada à permanência e evasão no ensino superior, levando ao surgimento de novas demandas voltadas para reflexão e aperfeiçoamento, adequação e renovação nos currículos, na formação e desempenho dos docentes. Neste contexto é indispensável o estudo da motivação acadêmica relacionada à implementação de estratégias inovadoras de ensino, impulsionadas pela curiosidade, produtividade e relações sociais, possibilitando melhor desempenho profissional e bem-estar pessoal. O referencial teórico utilizado como base para execução deste estudo foi a Teoria da Autodeterminação. Objetivo. Avaliar a motivação acadêmica dos estudantes de graduação em enfermagem. Métodos. Realizou-se uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem quantitativa. O presente trabalho avaliou a motivação de alunos de enfermagem em uma instituição particular de ensino superior, no município de Praia Grande – SP. A coleta de dados ocorreu junto aos alunos do curso de graduação em enfermagem, antes e durante a pandemia do coronavírus (COVID- 19). Empregaram-se os testes de Wilcoxon-Mann-Whitney, Pearson's Chi-squared e Fisher's Exact para análise dos dados. Resultados. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem motivações autodeterminadas em relação às suas motivações e perspectivas acadêmicas. Foi verificado ausência de motivação em pequenos grupos de estudantes. Conclusão. Conhecer o perfil motivacional acadêmico realça a importância da reflexão do processo contínuo de autodeterminação, de caminhos para o crescimento e qualidade das relações humanas, vislumbrando aprendizagens efetivas e significativas para a excelência na formação do profissional e atuação profissional eficiente e humanizada.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais