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Navegando por Autor "Profa. Dra. Sanny S. Rosa"

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    DESIGUALDADES SOCIAIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE GESTORAS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP
    (2022-05-09) Luciana dos Reis Martins; Profa. Dra. Sanny S. Rosa; Profa. Dra. Sanny S. Rosa; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Adelina de Oliveira Novaes
    O presente trabalho está inserido no campo das políticas educacionais e teve como finalidade compreender e descrever as estratégias e ações adotadas pelos atores públicos da área de educação no contexto da pandemia de Covid-19 em escolas da rede municipal de Santo André, cidade localizada na região do Grande ABC Paulista. Considerando-se as disparidades educacionais evidenciadas durante a pandemia, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar as diretrizes e normativas exaradas pela Secretaria Municipal de Educação de Santo André, no contexto da pandemia de Covid-19 e os processos de interpretação e tradução das orientações oficiais pelas equipes de gestão das escolas. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) descrever as diretrizes que norteiam documentos normativos do município de Santo André e das unidades escolares das redes municipais de ensino para orientar o ensino remoto e o processo de retomada das atividades escolares presenciais; ii) descrever os processos de interpretação e tradução das diretrizes oficiais em ações efetivas no âmbito das unidades escolares; iii) conhecer as ações e estratégias da equipe gestora das escolas de ensino fundamental com vistas a mitigar as desigualdades educacionais em decorrência do prolongado período de distanciamento social. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, com base em análise documental e dados coletados por meio de entrevistas com gestoras escolares de Santo André. Como base teórica, foram utilizados os conceitos de atuação em políticas e o de discricionariedade dos burocratas de nível de rua. A pesquisa evidenciou que, diante das incongruências entre as orientações normativas e a realidade das escolas, as gestoras escolares atuaram no espaço de autonomia possível para mitigar os prejuízos de aprendizagem e de socialização que atingiram de forma intensa os alunos de famílias com menor poder aquisitivo. Como produto da pesquisa, elaborou-se um guia informativo e de recomendações que auxilie os gestores no processo de replanejamento das ações escolares visando contribuir para a redução das desigualdades educacionais no contexto pós-pandêmico na perspectiva da gestão democrática e da qualidade social da educação.
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