Navegando por Autor "Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca"
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Item CARTAS CONTRA A VIOLÊNCIA: CONCEPÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA(2020-09-30) Elisa Maria Gurci Grec Huertas; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da FonsecaO objetivo geral deste trabalho é construir, a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória, a concepção de um jogo de tabuleiro enquanto mídia para o enfrentamento da violência por parceiro íntimo (VPI) na juventude. Trata-se de pesquisa aplicada, de desenho exploratório e abordagem qualitativa. O referencial teórico-metodológico parte dos conceitos de gênero e violência de gênero como categorias de análise e do lúdico na perspectiva emancipatória, disruptiva e cultural. O percurso metodológico para o desenvolvimento dos objetivos utilizou a triangulação, a partir de diferentes estratégias de apreensão da realidade: um questionário foi aplicado junto ao público-alvo, no cenário do estudo, para caracterização em relação aos jogos, produtos culturais de interesse e os espaços de interação em que o tema é abordado; a Oficina de Trabalho Crítico Emancipatória (OTCE) foi realizada com o mesmo público para analisar os significados atribuídos por eles para a violência por parceiro íntimo e selecionar os temas prioritários a serem ambientados em um jogo de tabuleiro; por último, foi produzido o protótipo do jogo de tabuleiro no formato de card-game, cujo processo de construção, seguiu os pressupostos da metodologia Recriar-se Lúdico. Os resultados da triangulação serviram de base para a produção do protótipo. Os resultados dos questionários serviram como parâmetro na escolha do tipo de jogo, mecânica, além de apontar elementos para a composição de alguns conteúdos do jogo. A partir da análise de conteúdo das transcrições da OTCE, realizada com o apoio do software WebQDA, emergiram temas que, codificados e agrupados nos códigos-árvores, constituíram a base para a definição das categorias empíricas Gênero: a desigualdade como construto social; Violência por Parceiro Íntimo e Suas Múltiplas Formas de Expressão nos Relacionamentos entre Jovens; e as Relações Afetivo Sexuais entre Jovens: contradições e idealização como terreno fértil para a VPI. As categorias e temas codificados na análise compuseram os temas para a concepção do protótipo, que passou pelos primeiros testes internos por meio da plataforma Steam. A metodologia Recriar-se Lúdico possibilitou um processo de construção do protótipo de maneira sistematizada e teoricamente fundamentada. A OTCE, como estratégia lúdica, participativa e dialógica, permitiu maior aproximação com a realidade dos jovens. Além de aliar pesquisa e intervenção social, possibilitou a construção de um produto mais próximo de suas realidades, identidades e concepções e a inovação na comunicação de interesse público para o enfrentamento da violência de gênero.Item EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ENFERMEIRAS NA PANDEMIA DE COVID-19: NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO.FERNANDA NAVARRO; Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da FonsecaA história oficial da pandemia, dificilmente exaltará as amarras e desgastes sofridos pelas profissionais enfermeiras durante suas atuações. O processo narrativo torna-se indispensável, tanto ao processo de construção da identidade dessas profissionais, quanto para que haja um reconhecimento das experiências vividas e muitas vezes invisibilizadas socialmente. As narrativas, quando comunicadas, permitem uma consolidação do conhecimento e transformação da realidade. O estudo tem como objetivo geral compreender, à luz da perspectiva de gênero, o significado que as enfermeiras atribuem às suas experiências vividas como mulheres e profissionais no contexto da pandemia da Covid-19, a partir das suas narrativas orais de histórias de vida. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral e da perspectiva de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade. O estudo contou com a participação de sete enfermeiras, atuantes em serviços públicos do município de São Caetano do Sul. As narrativas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de modo a apreender os significados das narrativas orais de histórias de vida, interpretados e discutidos à luz da categoria gênero. A partir da análise interpretativa, foram construídas duas categorias: os estereótipos e desigualdades de gênero na construção da identidade das enfermeiras; e a pandemia de Covid-19 potencializando as contradições de gênero na realidade das enfermeiras. Estas desvelaram os significados que emergiram das narrativas a partir da interpretação à luz do referencial teórico. A partir dos resultados, o estudo elaborou, como produto de intervenção, narrativas de interesse público no formato de tirinhas em quadrinhos, que possibilitem visibilidade às experiências pelas enfermeiras na pandemia da Covid-19. Desde a infância até a fase adulta foram evidenciadas diversas situações em que as amarras de gênero se fizeram presentes e em todas as experiências narradas foi possível identificar as relações de gênero que perpassam a profissão. Dentre os principais significados que as enfermeiras atribuíram às suas experiências vividas como mulheres e profissionais durante a pandemia destacaram-se a sobrecarga na rotina enquanto mulher e profissional de enfermagem, exclusão social e preconceito, a morte e o sofrimento dos pacientes no cotidiano do trabalho. Espera-se que o debate público sobre a relevância social da enfermagem brasileira possa ser traduzido na conquista de direitos que possibilitem condições materiais para o exercício da profissão com justiça social e equidade.