Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CARTAS CONTRA A VIOLÊNCIA: CONCEPÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA
    (2020-09-30) Elisa Maria Gurci Grec Huertas; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
    O objetivo geral deste trabalho é construir, a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória, a concepção de um jogo de tabuleiro enquanto mídia para o enfrentamento da violência por parceiro íntimo (VPI) na juventude. Trata-se de pesquisa aplicada, de desenho exploratório e abordagem qualitativa. O referencial teórico-metodológico parte dos conceitos de gênero e violência de gênero como categorias de análise e do lúdico na perspectiva emancipatória, disruptiva e cultural. O percurso metodológico para o desenvolvimento dos objetivos utilizou a triangulação, a partir de diferentes estratégias de apreensão da realidade: um questionário foi aplicado junto ao público-alvo, no cenário do estudo, para caracterização em relação aos jogos, produtos culturais de interesse e os espaços de interação em que o tema é abordado; a Oficina de Trabalho Crítico Emancipatória (OTCE) foi realizada com o mesmo público para analisar os significados atribuídos por eles para a violência por parceiro íntimo e selecionar os temas prioritários a serem ambientados em um jogo de tabuleiro; por último, foi produzido o protótipo do jogo de tabuleiro no formato de card-game, cujo processo de construção, seguiu os pressupostos da metodologia Recriar-se Lúdico. Os resultados da triangulação serviram de base para a produção do protótipo. Os resultados dos questionários serviram como parâmetro na escolha do tipo de jogo, mecânica, além de apontar elementos para a composição de alguns conteúdos do jogo. A partir da análise de conteúdo das transcrições da OTCE, realizada com o apoio do software WebQDA, emergiram temas que, codificados e agrupados nos códigos-árvores, constituíram a base para a definição das categorias empíricas Gênero: a desigualdade como construto social; Violência por Parceiro Íntimo e Suas Múltiplas Formas de Expressão nos Relacionamentos entre Jovens; e as Relações Afetivo Sexuais entre Jovens: contradições e idealização como terreno fértil para a VPI. As categorias e temas codificados na análise compuseram os temas para a concepção do protótipo, que passou pelos primeiros testes internos por meio da plataforma Steam. A metodologia Recriar-se Lúdico possibilitou um processo de construção do protótipo de maneira sistematizada e teoricamente fundamentada. A OTCE, como estratégia lúdica, participativa e dialógica, permitiu maior aproximação com a realidade dos jovens. Além de aliar pesquisa e intervenção social, possibilitou a construção de um produto mais próximo de suas realidades, identidades e concepções e a inovação na comunicação de interesse público para o enfrentamento da violência de gênero.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ENFERMEIRAS NA PANDEMIA DE COVID-19: NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO.
    FERNANDA NAVARRO; Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
    A história oficial da pandemia, dificilmente exaltará as amarras e desgastes sofridos pelas profissionais enfermeiras durante suas atuações. O processo narrativo torna-se indispensável, tanto ao processo de construção da identidade dessas profissionais, quanto para que haja um reconhecimento das experiências vividas e muitas vezes invisibilizadas socialmente. As narrativas, quando comunicadas, permitem uma consolidação do conhecimento e transformação da realidade. O estudo tem como objetivo geral compreender, à luz da perspectiva de gênero, o significado que as enfermeiras atribuem às suas experiências vividas como mulheres e profissionais no contexto da pandemia da Covid-19, a partir das suas narrativas orais de histórias de vida. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral e da perspectiva de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade. O estudo contou com a participação de sete enfermeiras, atuantes em serviços públicos do município de São Caetano do Sul. As narrativas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de modo a apreender os significados das narrativas orais de histórias de vida, interpretados e discutidos à luz da categoria gênero. A partir da análise interpretativa, foram construídas duas categorias: os estereótipos e desigualdades de gênero na construção da identidade das enfermeiras; e a pandemia de Covid-19 potencializando as contradições de gênero na realidade das enfermeiras. Estas desvelaram os significados que emergiram das narrativas a partir da interpretação à luz do referencial teórico. A partir dos resultados, o estudo elaborou, como produto de intervenção, narrativas de interesse público no formato de tirinhas em quadrinhos, que possibilitem visibilidade às experiências pelas enfermeiras na pandemia da Covid-19. Desde a infância até a fase adulta foram evidenciadas diversas situações em que as amarras de gênero se fizeram presentes e em todas as experiências narradas foi possível identificar as relações de gênero que perpassam a profissão. Dentre os principais significados que as enfermeiras atribuíram às suas experiências vividas como mulheres e profissionais durante a pandemia destacaram-se a sobrecarga na rotina enquanto mulher e profissional de enfermagem, exclusão social e preconceito, a morte e o sofrimento dos pacientes no cotidiano do trabalho. Espera-se que o debate público sobre a relevância social da enfermagem brasileira possa ser traduzido na conquista de direitos que possibilitem condições materiais para o exercício da profissão com justiça social e equidade.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais