Navegando por Autor "Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item CARTAS CONTRA A VIOLÊNCIA: CONCEPÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA(2020-09-30) Elisa Maria Gurci Grec Huertas; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da FonsecaO objetivo geral deste trabalho é construir, a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória, a concepção de um jogo de tabuleiro enquanto mídia para o enfrentamento da violência por parceiro íntimo (VPI) na juventude. Trata-se de pesquisa aplicada, de desenho exploratório e abordagem qualitativa. O referencial teórico-metodológico parte dos conceitos de gênero e violência de gênero como categorias de análise e do lúdico na perspectiva emancipatória, disruptiva e cultural. O percurso metodológico para o desenvolvimento dos objetivos utilizou a triangulação, a partir de diferentes estratégias de apreensão da realidade: um questionário foi aplicado junto ao público-alvo, no cenário do estudo, para caracterização em relação aos jogos, produtos culturais de interesse e os espaços de interação em que o tema é abordado; a Oficina de Trabalho Crítico Emancipatória (OTCE) foi realizada com o mesmo público para analisar os significados atribuídos por eles para a violência por parceiro íntimo e selecionar os temas prioritários a serem ambientados em um jogo de tabuleiro; por último, foi produzido o protótipo do jogo de tabuleiro no formato de card-game, cujo processo de construção, seguiu os pressupostos da metodologia Recriar-se Lúdico. Os resultados da triangulação serviram de base para a produção do protótipo. Os resultados dos questionários serviram como parâmetro na escolha do tipo de jogo, mecânica, além de apontar elementos para a composição de alguns conteúdos do jogo. A partir da análise de conteúdo das transcrições da OTCE, realizada com o apoio do software WebQDA, emergiram temas que, codificados e agrupados nos códigos-árvores, constituíram a base para a definição das categorias empíricas Gênero: a desigualdade como construto social; Violência por Parceiro Íntimo e Suas Múltiplas Formas de Expressão nos Relacionamentos entre Jovens; e as Relações Afetivo Sexuais entre Jovens: contradições e idealização como terreno fértil para a VPI. As categorias e temas codificados na análise compuseram os temas para a concepção do protótipo, que passou pelos primeiros testes internos por meio da plataforma Steam. A metodologia Recriar-se Lúdico possibilitou um processo de construção do protótipo de maneira sistematizada e teoricamente fundamentada. A OTCE, como estratégia lúdica, participativa e dialógica, permitiu maior aproximação com a realidade dos jovens. Além de aliar pesquisa e intervenção social, possibilitou a construção de um produto mais próximo de suas realidades, identidades e concepções e a inovação na comunicação de interesse público para o enfrentamento da violência de gênero.Item EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ENFERMEIRAS NA PANDEMIA DE COVID-19: NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO.FERNANDA NAVARRO; Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da FonsecaA história oficial da pandemia, dificilmente exaltará as amarras e desgastes sofridos pelas profissionais enfermeiras durante suas atuações. O processo narrativo torna-se indispensável, tanto ao processo de construção da identidade dessas profissionais, quanto para que haja um reconhecimento das experiências vividas e muitas vezes invisibilizadas socialmente. As narrativas, quando comunicadas, permitem uma consolidação do conhecimento e transformação da realidade. O estudo tem como objetivo geral compreender, à luz da perspectiva de gênero, o significado que as enfermeiras atribuem às suas experiências vividas como mulheres e profissionais no contexto da pandemia da Covid-19, a partir das suas narrativas orais de histórias de vida. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral e da perspectiva de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade. O estudo contou com a participação de sete enfermeiras, atuantes em serviços públicos do município de São Caetano do Sul. As narrativas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de modo a apreender os significados das narrativas orais de histórias de vida, interpretados e discutidos à luz da categoria gênero. A partir da análise interpretativa, foram construídas duas categorias: os estereótipos e desigualdades de gênero na construção da identidade das enfermeiras; e a pandemia de Covid-19 potencializando as contradições de gênero na realidade das enfermeiras. Estas desvelaram os significados que emergiram das narrativas a partir da interpretação à luz do referencial teórico. A partir dos resultados, o estudo elaborou, como produto de intervenção, narrativas de interesse público no formato de tirinhas em quadrinhos, que possibilitem visibilidade às experiências pelas enfermeiras na pandemia da Covid-19. Desde a infância até a fase adulta foram evidenciadas diversas situações em que as amarras de gênero se fizeram presentes e em todas as experiências narradas foi possível identificar as relações de gênero que perpassam a profissão. Dentre os principais significados que as enfermeiras atribuíram às suas experiências vividas como mulheres e profissionais durante a pandemia destacaram-se a sobrecarga na rotina enquanto mulher e profissional de enfermagem, exclusão social e preconceito, a morte e o sofrimento dos pacientes no cotidiano do trabalho. Espera-se que o debate público sobre a relevância social da enfermagem brasileira possa ser traduzido na conquista de direitos que possibilitem condições materiais para o exercício da profissão com justiça social e equidade.Item INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19(2021-02-26) Maria Cecília Fernandes; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Profa. Dra. Eliana Marcolino; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo identificar o desenvolvimento educacional de conhecimento e competência para a comunicação de más notícias em Cuidados Paliativos, no contexto da pandemia, em alunos da graduação médica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Trata-se de estudo exploratório, documental, de natureza qualitativa e tem a compreensão baseada nas Oficinas de Trabalho Crítico Emancipatório (OTCE) aplicadas aos alunos em diferentes etapas da graduação. A coleta de dados foi realizada através das OTCE, com exposição de caso clínico. A análise dos dados foi realizada segundo a proposta de Bardin. A partir da análise dos dados obtidos e a avaliação da Matriz Curricular da Medicina da USCS, assim como do Projeto Pedagógico do curso, observa-se a necessidade de treinamento das competências e habilidades em comunicação na graduação. Como proposta de intervenção, foi elaborada ação comunicacional que prevê a realização de OTCE e role play aos alunos da graduação e palestras de educação continuada e permanente aos profissionais de saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul.Item O IMPACTO DO ASSÉDIO SEXUAL E DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE MULHERES JORNALISTAS(2020-07-02) Janaina Graciela Moro; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Marli dos SantosEste trabalho evidencia um panorama sobre o cenário do assédio sexual sofrido por mulheres jornalistas na atualidade. Parte da perspectiva de gênero para elucidar como a discriminação de gênero e o assédio se manifestam, impactam e contribuem para as desigualdades que têm raízes históricas, perpetradas ainda na atualidade. Para entender como o assédio sexual influencia a carreira das jornalistas foram feitas entrevistas semi estruturadas com as profissionais que já passaram pelo problema. Além de uma análise de conteúdo para categorizar os resultados. O assédio sexual e a discriminação de gênero têm impacto na trajetória profissional das jornalistas, uma vez que elas, na ocasião do assédio, não têm respaldo das corporações para superar esse problema, e restam à essas profissionais, o sentimento de impotência, além da naturalização do problema. As jornalistas também se sentem em desvantagem na profissão, quando elucidam que há carreiras nichadas e, em alguns casos, precisam se esforçar mais, fatores que lhes negam a possibilidade do exercício pleno da profissão.Item TRANSCIDADANIA: COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE E A POPULAÇÃO TRANS.LUCAS DE MORAES HAMASAKI; Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de OliveiraA população trans e travesti brasileira é historicamente marginalizada em todas as esferas da sociedade, como a cultural, a social, a acadêmica, a familiar, a profissional e a da saúde. Apesar de nas últimas duas décadas terem sido desenvolvidas políticas públicas para atender às demandas desta população, há muito a ser aprimorado. O despreparo das equipes em locais de atendimentos contribui significativamente para o aumento da vulnerabilidade das pessoas trans e travestis, levando-as a uma marginalização ainda maior, e causando uma rejeição desta população em relação ao acesso aos serviços oferecidos. Uma iniciativa recente foi criada no município de São Paulo, em conjunto com a Prefeitura da cidade. O “Protocolo para o atendimento de pessoas transexuais e travestis no município de São Paulo” teve como objetivo orientar os profissionais de saúde, norteando as práticas no ambiente público. Ele promove políticas de afirmação e acolhimento, considerando os possíveis desconfortos que a população trans e travesti possa ter vivenciado e ainda estar vivenciando. Apesar disto, ainda há pouca informação a respeito do “Protocolo”, sendo ele pouco divulgado e de difícil acesso no site da Prefeitura. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal sistematizar, condensar e explicar as informações do “Protocolo”, para depois poder contribuir a divulgação dele por meio de ações comunicacionais. Como um tópico inerentemente relacionado à comunicação pública, pois o tema da saúde pública é fundamental em uma sociedade democrática, é necessário desenvolver uma iniciativa que incentive a circulação do conhecimento publicado no “Protocolo”. A metodologia utilizada no trabalho foi documental informativa, sendo o “Protocolo” o objeto do estudo. Os resultados apontam que plataformas digitais de licença livre onde usuários têm acesso à leitura e à edição das informações são ferramentas proveitosas para a divulgação de conhecimento. Sendo assim, um verbete na plataforma Wikipédia, uma enciclopédia digital, deverá ser criado com o conteúdo do “Protocolo”, de forma topicalizada e descritiva.Item VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2024-07-03) Daniel Mendes de Carvalho; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dr. Ricardo Figueiredo PintoEsta dissertação explora a relevância dos jogos educacionais na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017) no contexto educacional brasileiro. O objetivo central é o desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação específico destinado aos jogos educacionais aplicáveis aos anos iniciais do ensino fundamental. O processo de pesquisa abrange a adaptação semântica do referido instrumento, sua implementação em uma escola municipal, análise estatística por meio do software SPSS, destacando atenção e competência como elementos cruciais na avaliação. Os resultados obtidos indicam uma consistência notável na pesquisa, evidenciada pelo valor de Cronbach de 0,70. A média global de 4.5078, juntamente com o Coeficiente de Concordância W de Kendall de 0.154, revela uma diversidade de perspectivas entre os participantes. A análise estatística aponta para a confiabilidade substancial do instrumento, contribuindo significativamente para a compreensão do impacto dos jogos educacionais no processo de ensino e aprendizagem, alinhado às diretrizes da BNCC. Perspectivas futuras envolvem a expansão da amostra, visando uma representação mais abrangente, e uma investigação aprofundada sobre como a disposição das questões pode influenciar o desempenho dos alunos. O desenvolvimento deste jogo educacional, juntamente com o instrumento de avaliação validado, representa um avanço tecnológico significativo, refletindo a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos na solução de problemas educacionais e contribuindo para o bem-estar social, conforme os princípios estabelecidos pela CAPES. Esses aprimoramentos visam enriquecer a compreensão do potencial dos jogos educacionais como ferramentas pedagógicas eficazes, alinhadas aos princípios norteadores da BNCC.Item VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA NA UNIVERSIDADE: COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO NO FORMATO DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO(2020-12-18) Danilo Gomes de Oliveira; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. Roberto Elísio dos SantosA comunicação de interesse público constitui um importante instrumento para a disseminação de informações e conteúdos que promovem a cidadania e o bem comum. A violência e o preconceito sofridos pelos jovens universitários LGBT+, hoje, mesmo diante da contemporaneidade e da abertura para discussão sobre temas como homofobia e diversidade e gênero torna-se objeto do presente estudo, que buscou compreender como as experiências narradas por jovens universitários/as LGBT+ em um vídeo documentário podem contribuir para o enfrentamento da violência por homofobia nas instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa. O referencial teórico ancora-se na perspectiva de gênero para a compreensão da violência fundamentada na imposição de padrões heteronormativos; e no estado da arte da criação e aplicação de políticas públicas e ações sociais que buscam inserir e ensinar o respeito social à diversidade, angariando dados, conceitos e informações que nortearam a análise dos dados empíricos, provenientes de entrevistas realizadas com jovens inseridos no contexto LGBT+. Os resultados que emergiram da análise de relatos orais de quatro participantes sobre suas trajetórias universitárias revelaram a homofobia expressa pela intolerância, preconceito, discriminação e violência, nas suas diversas formas de manifestação. A violência motivada pela homofobia está fortemente presente no cotidiano dos jovens universitários, velada, naturalizada e banalizada, a despeito dos avanços que resultaram da luta desses agentes sociais nas últimas décadas. Os relatos ainda apontaram a inexistência de estratégias de enfrentamento do problema por parte das instituições de ensino, de modo que, quando houve algum enfrentamento, este aconteceu limitado à dimensão singular e subjetiva da iniciativa dos sujeitos. O processo de investigação para a produção da informação de interesse público permitiu, para além da observação e do levantamento de fatos, a interpretação da realidade teoricamente fundamentada, apontando para uma possibilidade inovadora, que agrega pesquisa e intervenção social por meio da linguagem audiovisual.