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Navegando por Autor "Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa"

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    CURADORIA DIGITAL DE SOFTWARES E SIMULADORES PARA O ENSINO TÉCNICO DA ÁREA ELÉTRICA.
    Ismael Moura Parede; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    O emprego de softwares e simuladores no ensino técnico em Eletrônica, Eletroeletrônica Mecatrônica e Automação favorece a construção de um ambiente acolhedor e colaborativo, sobre o qual incidem trocas de experiência, conhecimentos e interação. Esse tipo de prática pedagógica é cada vez mais presente, devido à evolução das tecnologias, determinando aos docentes que detenham o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o possibilitem a lidar com os recursos digitais explicados pelo modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo). Partindo dessa premissa, a presente pesquisa apresentou, como objetivo geral: investigar como as práticas tecnológicas pedagógicas do conteúdo se integram ao ensino técnico de nível médio a partir da teoria do conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo, possibilitando a criação de uma curadoria digital de softwares e simuladores da área elétrica para os cursos Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Automação Industrial e Técnico em Mecatrônica. Os procedimentos metodológicos foram realizados em dois momentos: o primeiro contemplou uma revisão sistemática da literatura existente sobre o TPACK no Brasil, no período de 2015 a 2020; já o segundo se concretizou com a realização de uma pesquisa exploratória que reuniu a descrição, o embasamento teórico e a análise do trabalho, combinando as abordagens quantitativas e qualitativas. Para tanto, foram entrevistados professores dos cursos técnicos da área elétrica, com vista à coleta de dados. Após a transcrição das entrevistas, executou-se uma análise de conteúdo automatizada utilizando o software Iramuteq. Os resultados mostram que a curadoria é a maneira como os professores unificam tecnologias digitais em sua prática pedagógica, uma vez que pesquisam, selecionam e testam soluções digitais que sejam fáceis, uteis e interativas para o processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se também a presença de dificuldades em decorrência do fato de que grande parte dos softwares e simuladores é proprietária, com custo de aquisição muito alto. Ademais, constataram-se dificuldades tecnológicas e pedagógicas, denotando a necessidade de formação de professores em curadoria digital e conhecimento tecnológico. Isso possibilitou a criação do produto educacional, que é um portal de curadoria digital de softwares e simuladores da área elétrica.
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    O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA
    (2021-08-13) Maykon Nise Furtado; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    A utilização da tecnologia, na prática pedagógica, é cada vez mais presente, devido às demandas sociais emergentes, exigindo dos professores que tenham competências para lidar com os recursos digitais, explicados pelo modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). O objetivo desta pesquisa foi investigar como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. O percurso metodológico consistiu-se em dois momentos: o primeiro consiste na revisão sistemática da literatura existente sobre a temática no Brasil, entre 2015 e 2020; o segundo momento refere-se à realização de uma pesquisa exploratória, descritivo-analítica com uma abordagem quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas com professores para coletar dados. Depois de transcritas as entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo automatizada por meio do software Iramuteq. Os resultados evidenciaram que a curadoria é a maneira pela qual os professores integram tecnologias digitais a sua prática pedagógica, na medida em que o docente pesquisa, seleciona e testa recursos digitais, que sejam fáceis, úteis e interativos para o processo de ensino e aprendizagem, sendo explicada em 30,59% da variância. Além disso, constatou-se a existência de dificuldades tecnológicas e pedagógicas que prejudicam o processo de curadoria de tecnologias digitais de informação e comunicação para a prática pedagógica; logo, identificou-se a necessidade de uma formação de professores por níveis de conhecimento tecnológico, com intuito de possibilitar a experimentação e a Curadoria Educacional baseada no Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Assim foi criado um ambiente virtual de aprendizagem docente como produto educacional, situado no endereço eletrônico www.educacaoemergente.com.
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