Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA
    (2021-08-13) Maykon Nise Furtado; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    A utilização da tecnologia, na prática pedagógica, é cada vez mais presente, devido às demandas sociais emergentes, exigindo dos professores que tenham competências para lidar com os recursos digitais, explicados pelo modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). O objetivo desta pesquisa foi investigar como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. O percurso metodológico consistiu-se em dois momentos: o primeiro consiste na revisão sistemática da literatura existente sobre a temática no Brasil, entre 2015 e 2020; o segundo momento refere-se à realização de uma pesquisa exploratória, descritivo-analítica com uma abordagem quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas com professores para coletar dados. Depois de transcritas as entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo automatizada por meio do software Iramuteq. Os resultados evidenciaram que a curadoria é a maneira pela qual os professores integram tecnologias digitais a sua prática pedagógica, na medida em que o docente pesquisa, seleciona e testa recursos digitais, que sejam fáceis, úteis e interativos para o processo de ensino e aprendizagem, sendo explicada em 30,59% da variância. Além disso, constatou-se a existência de dificuldades tecnológicas e pedagógicas que prejudicam o processo de curadoria de tecnologias digitais de informação e comunicação para a prática pedagógica; logo, identificou-se a necessidade de uma formação de professores por níveis de conhecimento tecnológico, com intuito de possibilitar a experimentação e a Curadoria Educacional baseada no Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Assim foi criado um ambiente virtual de aprendizagem docente como produto educacional, situado no endereço eletrônico www.educacaoemergente.com.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais