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Navegando por Autor "Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari"

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    A PRÁTICA DE MARKETING: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DE DIFERENTES ATORES SOBRE O CONSUMO E A PERSPECTIVA ÉTICA
    (2018-05-31) Claudemir Bertuolo Furnielis; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas; Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari; Suplente Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo
    A partir do objetivo de analisar e comparar as opiniões dos professores de disciplinas de marketing, gestores de marketing, gestores de entidades de defesa do consumidor e consumidores sobre o consumo, a ética e a prática do marketing, adotou-se para os procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa-quantitativa, de forma exploratória e descritiva. Na fase qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com a técnica de análise de conteúdo e na fase quantitativa realizou-se um survey, utilizando um questionário gerado a partir da etapa qualitativa e análise de correlação. Concluiu-se em relação ao marketing, que as definições são diferentes da teoria para gestores de marketing, gestores de defesa do consumidor e consumidores e, assim, não refletem os verdadeiros conceitos teóricos. Ainda, em relação ao marketing verifica-se que a prática por parte dos gestores de marketing não é compatível com os conceitos teóricos e a própria filosofia de marketing. Quanto ao consumo, gestores de marketing e gestores de entidade de defesa do consumidor se afastam da literatura e os consumidores entendem que são livres diante do consumo e que há um equilíbrio de forças entre empresa-cliente, conceitos coerentes com a definição operacional adotada na tese. Para o constructo ética, as definições dos entrevistados contemplam parcialmente os conceitos teóricos quanto a definição e prática. Os gestores de marketing têm uma visão mais antropocêntrica do entendimento de ética ao passo que os demais entrevistados têm opinião mais orientada para a sociedade. Em relação ao que é ética no marketing, os gestores de marketing mantêm a mesma perspectiva da definição e entendem a ética na prática como a observância ao que determina a lei, os gestores de entidades de defesa do consumidor, mantém a coerência com o que entendem de marketing e dizem que é uma comunicação transparente. Docentes e consumidores têm o mesmo entendimento ao manifestarem que ética no marketing é a empresa entregar o que promete. Sobre os dados da pesquisa com consumidores, vê-se que as questões dos professores são as que apresentam maior número de correlações, especialmente quanto à definição de marketing. A maioria das associações quanto às assertivas dos professores utilizadas no questionário, indica alto nível de significância.
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    EVENTOS ORGANIZACIONAIS: A SUSTENTABILIDADE COMO FATOR DE INOVAÇÃO
    (2015-03-26) Ana Maria Malvezzi de Souza; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
    Os eventos organizacionais alcançam resultados crescentes enquanto estratégia de comunicação e destacam o Brasil como um dos países com maior oferta nesse segmento. Porém, seus impactos ambientais são relevantes, demandando gestão e ação inovadoras para que atendam expectativas dos participantes e stakeholders. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de dissertar sobre eventos organizacionais e suas interfaces com a comunicação, inovação e sustentabilidade ambiental. Através da metodologia exploratória, faz uso de referencial bibliográfico sobre comunicação, relações públicas, sustentabilidade ambiental, inovação e eventos organizacionais. Apresenta estudo de casos com três eventos ocorridos de 2010 a 2014, a fim de associar experiências reais de sustentabilidade ambiental com ações específicas de comunicação e inovações observadas na condução desses eventos organizacionais. Tal abordagem fez uso de modelos teóricos, entrevista com organizadores e documentos em que foi privilegiada a norma ABNT ISO 20121. Os resultados revelam impactos que os eventos causam ao meio ambiente, apontam novos caminhos para a organização de eventos, interligando os aspectos ambientais com as questões de comunicação.
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