Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O IMPACTO SUBJETIVO NOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
    (2020-09-09) Alexandre Gonçalves Bressar; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
    Resumo A sociedade contemporânea tem vivenciado uma nova era, marcada por expressivos avanços tecnológicos provenientes do uso das denominadas Tecnologias Digitais e da Comunicação e Informação (TDIC). As facilidades propiciadas por essas intervenções tecnológicas garantem sua continuidade e firmam sua expansão com incorporação nos hábitos do cotidiano. Esse novo caminho vem rompendo com os velhos paradigmas e criando uma realidade: conexão e interatividade. Vemos uma revolução na linguagem tradicional onde as TDICs contribuem para a retirada do texto escrito e acrescentam a possibilidade de animação gráfica no movimento das imagens, possibilitando estabelecer novas linguagens aos textos inertes e modalidades inovadoras de signos. Desta forma, o canal entre emissores e receptores se amplia e fica muito agradável para a geração Z, (pessoas nascidas entre 1990 até 2010), com forte interação em mídias digitais, celulares e computadores. Esta nova situação, quanto à educação inclusiva e de qualidade, requer a incorporação tecnológica nas escolas de recursos e ferramentas, gerando a necessidade de adequação cultural-tecnológica de seus profissionais. Este estudo apresenta o impacto subjetivo verificado a partir da percepção dos discentes após a utilização da ferramenta Google Classroom (GC) em sala de aula, na disciplina de eletrotécnica num curso do Ensino Médio Técnico. Há como pressuposto que este poderá facilitar o aprendizado dos alunos e, com efeito, espera-se melhorar a prática do docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo de intervenção pedagógica. Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicadas em uma turma de 30 alunos do curso de eletrotécnica. Os resultados mostram que a utilização do GC pode favorecer o acesso ao conteúdo da disciplina, a qualquer momento, bem como a interação com os outros alunos e professor. Além disso, parece que a ferramenta GC pode tornar as aulas dinâmicas, na perspectiva dos alunos, pois eles descrevem a facilidade deste conteúdo estar disponível durante as aulas, o que poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Resultando como produto um manual didático de apoio e orientação ao docente para o uso em suas aulas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM ITEM PARA A PROVA DO ENEM
    (2022-08-26) Márcio Haga; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos
    Este trabalho visa a explorar os conhecimentos que os professores possuem, para a elaboração e a construção de itens, para a prova do ENEM. Foram entrevistados alguns professores de uma Instituição de Ensino, da Educação Básica da região do Grande ABC, com o intuito de compreender na perspectiva do professor, sobre o conhecimento da estrutura de um item do ENEM, matriz de referência e elaboração e construção de itens para uma prova (ENEM). Com as respostas dos professores, utilizamos o programa Iramuteq, onde foi realizada uma análise de dados textuais, de forma qualitativa. Os resultados e discussões da pesquisa estão divididos em duas etapas: (1) Nuvem de palavras e (2) CHD (Classificação Hierárquica Descendente). O trabalho mostrou que alguns dos professores não conheciam a estrutura de um item do ENEM, embora muitos achavam muito importante ter este conhecimento. Assim, o produto educacional desta pesquisa é uma formação para os professores sobre a elaboração de itens para avaliação de desempenho dos alunos no ENEM e também, prepara-los para este exame.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
    (2024-05-02) Shirlei Aparecida Pinheiro; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos
    As metodologias ativas de aprendizagem incentivam o aprendizado significativo, a autonomia e a independência dos alunos. Suas características envolvem a inter- relação entre educação, sociedade, política, cultura e escola. Partindo dessa premissa, o objetivo geral do presente trabalho foi compreender e analisar a percepção do ensino dos professores de um curso técnico de Enfermagem sobre o uso das metodologias ativas de aprendizagem para ensinarem conteúdos no curso técnico de Enfermagem. Considerando que a instituição pesquisada, o Senac São Paulo, utiliza os documentos “Modelo Pedagógico Senac” e “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, seria desejado que os professores dominassem essas estratégias de ensino. Dessa forma, levando-se em conta a complexidade da docência do enfermeiro professor, realizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa de campo, análise dos resultados e elaboração de produto educacional. Os participantes foram professores graduados em Enfermagem, com licenciatura e/ou docência em ensino técnico ou com formação em mestrado, atuantes no curso técnico de Enfermagem do Senac Tiradentes. O instrumento de pesquisa foi um questionário, encaminhado via Google Forms, para a coleta de dados com questões abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada utilizando-se a técnica de análise de conteúdo automatizada, apoiada no software Iramuteq. Os resultados apresentaram as fragilidades dos professores com relação ao entendimento dos documentos “Metodologias Ativas de Aprendizagem” e o “Modelo Pedagógico Senac”,dessa forma, o produto educacional consiste em uma formação continuada com foco nas competências e habilidades que possam contribuir, de forma significativa, para o conhecimento dos alunos, tendo como estratégia didática as metodologias ativas.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais