Navegando por Autor "Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos"
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Item A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O IMPACTO SUBJETIVO NOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO(2020-09-09) Alexandre Gonçalves Bressar; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos; Prof. Dr. Nonato Assis de MirandaResumo A sociedade contemporânea tem vivenciado uma nova era, marcada por expressivos avanços tecnológicos provenientes do uso das denominadas Tecnologias Digitais e da Comunicação e Informação (TDIC). As facilidades propiciadas por essas intervenções tecnológicas garantem sua continuidade e firmam sua expansão com incorporação nos hábitos do cotidiano. Esse novo caminho vem rompendo com os velhos paradigmas e criando uma realidade: conexão e interatividade. Vemos uma revolução na linguagem tradicional onde as TDICs contribuem para a retirada do texto escrito e acrescentam a possibilidade de animação gráfica no movimento das imagens, possibilitando estabelecer novas linguagens aos textos inertes e modalidades inovadoras de signos. Desta forma, o canal entre emissores e receptores se amplia e fica muito agradável para a geração Z, (pessoas nascidas entre 1990 até 2010), com forte interação em mídias digitais, celulares e computadores. Esta nova situação, quanto à educação inclusiva e de qualidade, requer a incorporação tecnológica nas escolas de recursos e ferramentas, gerando a necessidade de adequação cultural-tecnológica de seus profissionais. Este estudo apresenta o impacto subjetivo verificado a partir da percepção dos discentes após a utilização da ferramenta Google Classroom (GC) em sala de aula, na disciplina de eletrotécnica num curso do Ensino Médio Técnico. Há como pressuposto que este poderá facilitar o aprendizado dos alunos e, com efeito, espera-se melhorar a prática do docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo de intervenção pedagógica. Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicadas em uma turma de 30 alunos do curso de eletrotécnica. Os resultados mostram que a utilização do GC pode favorecer o acesso ao conteúdo da disciplina, a qualquer momento, bem como a interação com os outros alunos e professor. Além disso, parece que a ferramenta GC pode tornar as aulas dinâmicas, na perspectiva dos alunos, pois eles descrevem a facilidade deste conteúdo estar disponível durante as aulas, o que poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Resultando como produto um manual didático de apoio e orientação ao docente para o uso em suas aulas.Item CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM ITEM PARA A PROVA DO ENEM(2022-08-26) Márcio Haga; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Marcia Zendron de CamposEste trabalho visa a explorar os conhecimentos que os professores possuem, para a elaboração e a construção de itens, para a prova do ENEM. Foram entrevistados alguns professores de uma Instituição de Ensino, da Educação Básica da região do Grande ABC, com o intuito de compreender na perspectiva do professor, sobre o conhecimento da estrutura de um item do ENEM, matriz de referência e elaboração e construção de itens para uma prova (ENEM). Com as respostas dos professores, utilizamos o programa Iramuteq, onde foi realizada uma análise de dados textuais, de forma qualitativa. Os resultados e discussões da pesquisa estão divididos em duas etapas: (1) Nuvem de palavras e (2) CHD (Classificação Hierárquica Descendente). O trabalho mostrou que alguns dos professores não conheciam a estrutura de um item do ENEM, embora muitos achavam muito importante ter este conhecimento. Assim, o produto educacional desta pesquisa é uma formação para os professores sobre a elaboração de itens para avaliação de desempenho dos alunos no ENEM e também, prepara-los para este exame.Item PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS(2024-05-02) Shirlei Aparecida Pinheiro; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Marcia Zendron de CamposAs metodologias ativas de aprendizagem incentivam o aprendizado significativo, a autonomia e a independência dos alunos. Suas características envolvem a inter- relação entre educação, sociedade, política, cultura e escola. Partindo dessa premissa, o objetivo geral do presente trabalho foi compreender e analisar a percepção do ensino dos professores de um curso técnico de Enfermagem sobre o uso das metodologias ativas de aprendizagem para ensinarem conteúdos no curso técnico de Enfermagem. Considerando que a instituição pesquisada, o Senac São Paulo, utiliza os documentos “Modelo Pedagógico Senac” e “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, seria desejado que os professores dominassem essas estratégias de ensino. Dessa forma, levando-se em conta a complexidade da docência do enfermeiro professor, realizou-se uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa de campo, análise dos resultados e elaboração de produto educacional. Os participantes foram professores graduados em Enfermagem, com licenciatura e/ou docência em ensino técnico ou com formação em mestrado, atuantes no curso técnico de Enfermagem do Senac Tiradentes. O instrumento de pesquisa foi um questionário, encaminhado via Google Forms, para a coleta de dados com questões abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada utilizando-se a técnica de análise de conteúdo automatizada, apoiada no software Iramuteq. Os resultados apresentaram as fragilidades dos professores com relação ao entendimento dos documentos “Metodologias Ativas de Aprendizagem” e o “Modelo Pedagógico Senac”,dessa forma, o produto educacional consiste em uma formação continuada com foco nas competências e habilidades que possam contribuir, de forma significativa, para o conhecimento dos alunos, tendo como estratégia didática as metodologias ativas.