Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LUDICIDADE NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
    (2023-12-09) Roberta José da Silva; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches
    A presença de práticas lúdicas nos processos de ensino e aprendizagem têm se apresentado como importante recurso para estimular o interesse e participação dos estudantes. Atividades lúdicas dão oportunidade para que as crianças se expressem e se desenvolvam integralmente, é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, podendo torná-la prazerosa e significativa. Para que o docente a contemple em sua prática pedagógica, é necessário ampliar seus conhecimentos acerca das contribuições e possibilidades das atividades lúdicas. Esta dissertação tem como problema de pesquisa investigar quais as relações que os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental estabelecem entre a ludicidade e o processo de alfabetização. O seu objetivo é identificar e compreender as relações que o professor estabelece entre sua ação pedagógica e a ludicidade no processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Desse modo, pretende-se identificar sua concepção sobre alfabetização e sobre ludicidade, além de como pensam sua prática. Para tal primeiramente buscamos conhecer a trajetória política para alfabetização à partir da Constituição brasileira de 1988, o que inclui o estudo dos Planos Nacional e Municipal, BNCC e o Documento Curricular Municipal da cidade de Santo André. Também nos debruçamos sobre as concepções, métodos e estratégias relacionadas à alfabetização, incluindo a ludicidade neste percurso da pesquisa. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa exploratória e, com base em entrevistas com professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, categorizados e analisados na perspectiva da análise automatizada de conteúdo, utilizando-se o software Iramuteq. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas na área da ludicidade, da alfabetização, do letramento, dos multiletramentos e da formação docente. A análise dos dados revelou que os entrevistados validam a importância da ludicidade e o quanto as crianças se aproximam e se interessam pelo conteúdo compartilhado na perspectiva lúdica, porém os educadores têm dificuldade em inseri-la em sua rotina pedagógica. Nesse sentido, diferentes justificativas foram apresentadas, a fragilidade na formação inicial, o pouco investimento em cursos de formação continuada, os equívocos na compreensão da ludicidade e as possibilidades de inseri-la no processo de alfabetização. Diante disso, com vistas a atenuar as dificuldades conceituais e ampliar o olhar dos docentes para a ludicidade nos fazeres pedagógicos, foram propostas, como produto educacional, diretrizes para a elaboração de uma formação destinada a educadores que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando qualificar os processos educacionais e a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais