Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Profa. Dra. Elizabete Costa-Renders"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2023-08-02) Juliana Frosch; Profa. Dra. Elizabete Costa-Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
    Esta pesquisa apresenta uma análise a respeito da formação docente em educação especial na perspectiva inclusiva, passando pelos aspectos sociais, políticos e legais. Tem como pergunta central da investigação a seguinte: como tem se dado a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva sob o olhar das próprias professoras? Os objetivos específicos foram: 1. Investigar a inserção dos temas relativos à educação especial e educação inclusiva nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia; 2. Inventariar as demandas do desenvolvimento profissional docente no campo da educação inclusiva na perspectiva dos próprios educadores/as; 3. Desenvolver um objeto de aprendizagem que apoie os professores no ensino inclusivo, tendo fundamentados os princípios da educação inclusiva e do desenho universal para aprendizagem. A base teórica desta pesquisa pautou-se pelos seguintes conceitos: educação inclusiva, educação especial, desenvolvimento profissional docente e desenho universal para aprendizagem. Esta foi uma pesquisa narrativa que utilizou-se de cartas pedagógicas e roda de conversa com um grupo de professoras da rede pública de ensino, oportunizando que apresentassem suas experiências em processos formativos sobre a inclusão escolar. Os resultados apontaram para a percepção da necessidade de formações constantes, houve o entendimento de que a reflexão sobre a própria prática, aliada à experiência profissional, é fundamental para o desenvolvimento profissional docente. O produto educacional, resultado desta pesquisa, consiste em uma sequência didática. Ela apresenta questões fundantes e necessárias para a atuação do docente que respeita a heterogeneidade presente em salas de aula regulares.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais