Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prof.a. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE APÓS VIVÊNCIAS COM AS METODOLOGIAS ATIVAS
    (2021-02-18) Jessé Gonçalves Fonseca; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof Dr. Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof.a. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    O presente trabalho discute e apresenta resultados da percepção dos alunos do Ensino Médio Profissionalizante após vivências com as Metodologias Ativas de uma escola técnica localizada em Mauá, município do Grande ABC. A investigação teve como foco levar os discentes a uma proposta para avaliar a eficácia do método ativo, considerando aspectos referentes ao desempenho e engajamento dos discentes, após a aplicação de um experimento realizado no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, no componente de Programação e Algoritmos, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares), durante a “Semana das Metodologias Ativas”. O método ativo tem como principal característica estimular a participação do aluno no próprio aprendizado, à medida que fomenta a discussão e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Como resultados, constatou-se que a metodologia possibilitou aos discentes se conectarem mais intensamente com a situação de aprendizagem, discutindo ideias e conceitos e desenvolvendo questões de forma lógica em um menor espaço de tempo, uma habilidade essencial para a formação dos discentes, o feedback imediato oferecido pelo Socrative permite ao professor identificar as lacunas de aprendizagens dos discentes, e, em caso de necessidade, reconhecer e retomar algum ponto problemático do processo. Neste contexto, considera-se que houve aprendizagem ativa e autônoma contribuindo assim para a construção do conhecimento. Como delineamento da pesquisa, optamos pelo exploratório, descritivo e analítico para realizar uma análise qualitativa dos resultados e o teste t Student, para comparar, de forma quantitativa, as respostas dos alunos que aprovaram ou não as metodologias ativas. Sobre os resultados ocorreram diferenças significativas nos itens: satisfação metodologias ativas, satisfação material de estudo, tecnologias digitais de informação e comunicação e satisfação, sendo assim, os resultados reforçam a importância de aplicarem o método ativo na unidade escolar. O produto educacional gerado pela pesquisa, consiste em uma formação continuada para professores com a temática da prática docente Peer Instruction – Instruções por pares, e um E-book, no qual oferece sugestões e dicas de como elaborar sequências didáticas mais personalizadas com a metodologia ativa de aprendizagem. Por fim, essa experiência proporcionou aos discentes desenvolverem suas atividades de forma autônoma contribuindo assim para a construção do conhecimento, consequentemente, alcançando o Sucesso Escolar.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais