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Navegando por Autor "Prof.a Dra. Marta Regina Paulo da Silva"

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    FORMAÇÃO DOCENTE: UMA TRAVESSIA POSSÍVEL E POTENTE NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA CRECHE
    (2023-05-23) Vanessa Figueiredo Bonfante; Prof.a Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof (a). Dr. (a) Marta Regina Paulo da Silva; Prof (a). Dr.(a.) Elizabete Cristina Costa Renders; Prof (a). Dr.(a.) Ellen de Lima Souza
    O presente estudo teve, como objetivo geral, identificar e analisar o que docentes e gestoras consideram como pressupostos para um trabalho formativo que intente efetivar práticas antirracistas desde a creche. Partindo de tal premissa, definiram-se, como objetivos específicos: identificar a compreensão do grupo em relação à educação para e nas relações étnico-raciais; identificar a compreensão sobre educação antirracista; verificar quais ações antirracistas já acontecem na creche; identificar quais fatores interferem na efetivação de práticas antirracistas ou a favorecem; levantar os aspectos que as docentes e gestoras compreendem como fundamentais para um trabalho formativo que tenha, como perspectiva, uma educação antirracista; construir, a partir dos resultados do estudo, como produto educacional, um documento com preceitos e sugestões para formação docente visando à efetivação de práticas antirracistas na creche. A pesquisa classifica-se como qualitativa, de cunho exploratório, cujos procedimentos metodológicos foram: entrevista com docentes, gestoras e auxiliar de desenvolvimento infantil; e observação dos espaços e materialidades em relação à organização, representatividade e diversidade. Para a análise de dados, tomou-se, como base, a análise de conteúdo. O referencial teórico pautou-se nas legislações e documentos que regulamentam o trabalho na Educação Infantil e que orientam uma educação antirracista, além de estudos sociais da infância e nas pedagogias decoloniais. Os resultados revelam que apesar de vinte anos da lei 10.639/03, a compreensão sobre as relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas antirracistas, sobretudo com bebês e crianças bem pequenas, ainda é superficial. Demonstram ainda a ausência de uma formação contínua que possa contribuir para a construção de conhecimento sobre a temática e, consequentemente, oportunizar ações antirracistas no cotidiano das creches, a fim de que sejam discutidas e organizadas com propriedade e de maneira mais sistemática. Diante disso, o produto educacional proposto é um Plano Formativo, cuja premissa é contribuir para o processo de formação de docentes e gestoras, com vistas a repertoriá-los com relação às possibilidades de trabalho com essa temática nas creches. Ademais, pretende-se junto às políticas públicas, reafirmar a urgência da efetivação de uma educação antirracista, pois não se pode admitir que crianças negras continuem sendo negligenciadas, já que o tempo das infâncias não espera; ele é o agora.
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    O JOGO DR PARA ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: POSSIBILIDADEDE APLICAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
    Cleide Aparecida da Silva; Prof.a Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira.; Prof.a Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof.a Dra. Rafaela Gessner Lourenço; Prof.a Dra. Marta Regina Paulo da Silva
    O estudo em questão tem como tema o enfrentamento da violência nos relacionamentos afetivo-sexuais e a inovação na abordagem do problema a partir da aplicação de um jogo de tabuleiro como comunicação de interesse público para integrar a realidade do Ensino Profissionalizante em uma instituição do ABC Paulista. Teve como objetivo construir, em uma perspectiva participativa, uma proposta de aplicação do jogo DR em uma instituição de Ensino Profissionalizante. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que utilizou como estratégia de coleta de dados as oficinas de trabalho crítico-emancipatórias com uma pesquisa de caráter interventivo, que avaliou, junto a profissionais, as possibilidades de aplicação de um produto previamente desenvolvido. A análise de conteúdo revelou como resultados as categorias e percepção dos profissionais na experiência com o jogo DR: emoções e interação na abordagem de um tema complexo; possibilidades e limitações para a aplicação do jogo DR no cotidiano das práticas educativas. A partir dos resultados, foi elaborado um infográfico, como produto de comunicação que integra os resultados da pesquisa. A oficina de trabalho crítico (OTC) possibilitou a elaboração do produto em uma perspectiva participativa, de modo que se espera constituir um instrumento de apoio à aplicação do jogo enquanto estratégia na instituição.
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