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Navegando por Autor "Prof. Dra. Rosemary Roggero"

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    INDICADORES EDUCACIONAIS: COMPREENSÃOE USOS NO CONTEXTO DE UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
    (2021-12-17) Valéria Machado Araujo Santos; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dra. Rosemary Roggero
    Os indicadores são ferramentas que podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise, formulação e implementação de políticas sociais. No campo educacional, eles podem ser utilizados para acompanhar e monitorar políticas públicas vinculadas à educação. O objetivo geral do presente estudo é analisar como técnicos especialistas em educação, que atuam na Secretaria de Educação do munícipio de Diadema, compreendem e utilizam os indicadores educacionais. Para dar conta do objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa, com base em sessões reflexivas realizadas com 9 profissionais. Os resultados indicaram que profissionais de outras áreas, como a da saúde, tinham uma compreensão um pouco mais elaborada sobre os indicadores e seus usos, quando comparados àqueles do campo educacional, que tinham uma visão mais “intuitiva” emais associada ao senso comum. Para esse segundo grupo, o entendimento era mais simplista, restrito e pouco elaborado sobre o fenômeno. Essa compreensão reduzida também foi constatada quanto ao uso dos indicadores no cotidiano do trabalho. Nesse sentido, encontrou-se certa centralidade do IDEB para a realização da gestão da qualidade educacional e escolar. Em que pese à relevância do indicador, para revelar a qualidade do ensino de Português e Matemática, é urgente a discussão acerca dos outros indicadores. Não se pode assumir, dentro de uma secretaria de educação, órgão central para a elaboração de políticas para garantir o direito à educação, somente um indicador para fazer a gestão da qualidade. Os dados mostraram também o desconhecimento e a não utilização de outros indicadores, como os de trajetória, contexto e aprendizagem. Trata-se de uma situação que, muito provavelmente, têm implicações “negativas” em relação à busca pela qualidade educacional e escolar. A partir dos dados desta pesquisa têm-se como produto a criação de um curso formativo sobre o uso de indicadores educacionais para a gestão municipal. Espera-se que os novos elementos empíricos aqui apresentados possam ser utilizados pelas autoridades do município de Diadema, responsáveis por desenvolver políticas educacionais.
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