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Navegando por Autor "Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos"

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    ANÁLISE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE PESQUISA AGROPECUÁRIA
    José Roberto de Souza Freire; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Marcos Antônio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Campri Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi
    A geração do conhecimento é a etapa do ciclo de Gestão do Conhecimento que responde pela captura, identificação, seleção e compartilhamento do conhecimento, por meio de práticas informais e formais no ambiente de trabalho e, fora dele, nas redes de relacionamento, pessoais e institucionais. Este trabalho tem como objetivo descrever o modelo de geração do conhecimento na agropecuária. A estratégia metodológica baseou-se em uma revisão abrangente e sistemática da literatura pertinente ao tema e de fundamento à elaboração dos instrumentos de coleta de dados - um roteiro de entrevistas semiestruturadas e questionário. Um pré-teste para refinamento e validação desses instrumentos foi realizado, utilizando-se a análise fatorial exploratória, em três institutos de pesquisa agropecuária. Caracterizado como um estudo de caso múltiplo, de natureza qualiquantitativa, coletaram-se os dados por meio de 29 entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário a uma amostra de 410 pesquisadores, mestres e doutores em outros três institutos de pesquisa agropecuária, sendo dois estaduais e um federal. Os resultados evidenciaram o modelo da geração do conhecimento na agropecuária como um modelo da inovação aberta; as variáveis e os fatores determinantes descreveram o modelo em três dimensões: capturar, internalizar e compartilhar o conhecimento, Essas dimensões perpassam a rede de relacionamento entre os diversos atores dos stakeholders da cadeia da agropecuária, exigindo uma reflexão na gestão do ciclo do conhecimento, da geração do conhecimento dos Institutos de Ciência e Tecnologia com novos arranjos institucionais na dinâmica da gestão e governança. A descoberta de novos conhecimentos é fortemente influenciada por elementos internos tais como a liderança do projeto, o relacionamento interpessoal e a interação entre as equipes do projeto, além de elementos externos de natureza institucional, como as parcerias nacionais e internacionais com institutos e universidades, produtores rurais, agências governamentais e privadas de fomento, bem como os acordos de cooperação intermediados por entes governamentais. Observa-se, ainda, um distanciamento entre o pesquisador e o produtor rural, que é o principal interessado na aplicação das novas tecnologias geradas, e mediador dos benefícios do conhecimento tecnológico obtido, no setor, para a sociedade. Finalmente, espera-se que este estudo contribua para o avanço dos estudos do ciclo do conhecimento em Institutos de Ciência e Tecnologia e se caracterize como um instrumento que possibilite identificar quais são as variáveis da geração do conhecimento e os indicadores que permitem avaliar o processo de captura do conhecimento e de mensuração da performance na geração de conhecimento científico aplicado. Observou-se haver uma lacuna nos estudos que envolvem, além dos Institutos de Ciência e Tecnologia, os principais stakeholders da cadeia produtiva do setor agropecuário, o que leva à sugestão de futuras pesquisas sobre o tema.
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    POLOS DE DESENVOLVIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE INOVADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REGIÃO DE SOROCABA
    (2012-12-12) Gustavo Benevides; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski; Prof. Dr. Mario Sacomano Netto
    A presente tese objetiva analisar quais são os fatores que fomentam e constituem o polo de desenvolvimento e o ambiente inovador na região de Sorocaba. Para tanto, foi necessário investigar as articulações promovidas entre os atores: público, privado, universidades, centros de pesquisa, e demais atores sociais relevantes, no que tange à promoção de um polo regional de inovação orquestrado de forma a aprimorar o capital social local e as relações de cooperação e aprendizado. A abordagem metodológica da pesquisa foi alicerçada na visão interpretativista. Não obstante foram utilizadas ferramentas descritivas a partir de variáveis e indicadores que apontassem para o processo de transformação vivenciado na região de Sorocaba. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: primeiramente realizou-se um estudo em fontes de dados secundários, e posteriormente, realizou-se a pesquisa empírica, através de entrevistas semiestruturadas com os principais atores que promovem a constituição do polo de desenvolvimento e do ambiente inovador no território de Sorocaba. O referencial teórico foi alicerçado nos estudos sobre distritos industriais, teoria da localização/ lugares centrais, polos de desenvolvimento e crescimento, difusão da inovação no território e ambiente inovador (milieu innovateur). A hipótese que orienta a pesquisa está focada no argumento da configuração de Sorocaba como cidade polo e inovadora, que promove o desenvolvimento regional a partir de políticas e iniciativas estruturantes que se articulam entre a gestão pública e o investimento privado, em meio a uma dinâmica de desenvolvimento territorial marcada por coesão e conflitos.
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