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Navegando por Autor "Prof. Dr. Vander Casaqui"

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    A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NO SEGMENTO DO CHOCOLATE COM ÊNFASE NO LOJISTA E ATACADISTA
    (2012-06-25) Ovídio Rodrigues Borba; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Vander Casaqui
    O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação entre distribuidores de chocolate, por meio de estudo de caso das empresas Harald Ind. e Com. de Alimentos Ltda e a Comercial Chocolândia Ltda. Consiste em pesquisa de delineamento exploratório, contendo referencial teórico para auxiliar a fundamentação dos conceitos e para apresentar modelos teóricos para a pesquisa de campo. Contém também estudo de caso (pesquisa de campo) envolvendo duas organizações: Harald e Chocolândia (distribuidor/lojista). Para a condução do estudo de caso foi elaborado um perfil de cada empresa por meio de entrevistas com seus proprietários e consulta aos sites das mesmas. Foram também efetuadas 20 entrevistas na Chocolândia com compradores da marca Harald, além de pesquisa documental com peças e atividades de comunicação mercadológica da Chocolândia. Os resultados apontam que a comunicação mercadológica dos agentes intermediários no mercado de chocolate envolvem vários instrumentos comunicacionais, tanto massivos como segmentados. Alguns são peculiares, como a promoção em aulas presenciais, em centros culinários próprios, outros são informais, caso da intensa comunicação boca a boca, que parece formar uma autêntica rede de comunicação e de consumidores.
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    IMAGEM DAS MARCAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO INSTAGRAM: O DISCURSO DA MARCA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO ESTUDANTE
    (2016-02-08) Jefferson Jeanmonod de Azevedo Santana; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. Vander Casaqui
    Esta pesquisa tem o intuito de compreender o papel da fotografia em marcas de Instituições de Ensino Superior publicadas por estudantes nas Redes Sociais Digitais. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de dissertar, mais especificamente, sobre como os estudantes utilizam a imagem da marca das instituições por meio do Instagram, criando e promovendo valores para a própria identidade. Utilizou-se de metodologia exploratória, referencial bibliográfico e análise documental das publicações de estudantes de três instituições de Ensino Superior (Universidade Anhembi Morumbi, ESPM e Mackenzie) por meio da Análise de Discurso de linha francesa. O levantamento das publicações dos estudantes com as marcas de instituições de Ensino Superior foi feito de forma qualitativa por meio de hashtags no site IconosQuare. Como resultado, foi verificado que, nas publicações, os estudantes se apropriam de diversos elementos da marca, como logotipo, cor, uniforme e fachada. Ainda foi averiguado que é possível classificar as publicações por tipos de fotografias e que os estudantes produzem inovação através da transposição dos valores simbólicos da marca para a própria imagem utilizando-se ou não do discurso da instituição.
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    O AUTODEBOCHE NA PROPAGANDA TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO E INOVAÇÃO
    (2014-04-02) Paulo Augusto Lane Valiengo; Profª. Drª. Regina Rossetti; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. Vander Casaqui
    Propagandas televisivas protagonizadas por celebridades que utilizam o autodeboche é uma estratégia de criação que vem sendo adotada com certa regularidade pelos anunciantes nos últimos anos. Atualmente, ficou comum assistir a famosos serem ridicularizados nos intervalos comerciais. Além de permitirem, as personalidades também participam e, com muito bom humor, riem de si próprias. O objetivo desta dissertação foi identificar a utilização do humor autodebochado, bem como os elementos textuais que caracterizam sua presença, nos filmes publicitários. Trata-se de uma pesquisa sobre linguagem publicitária em que o humor de autodeboche é identificado como elemento de inovação e criação. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa em nível exploratório, envolvendo a revisão bibliográfica – sendo os referenciais teóricos relacionados às áreas das Ciências Sociais e Humanas – e pesquisa documental. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de comerciais produzidos para televisão com as seguintes celebridades: Ricardo Macchi e Dustin Hoffman (Fiat 500), Byafra (Bradesco), Beto Barbosa (Skol), Vanusa (Visa), Joel Santana (Pepsi), Anderson Silva (Burger King), Túlio Maravilha (VW Gol) e Ronaldo Fenômeno (Fiat). Essa análise permitiu identificar e comparar os elementos de linguagem e de criação de cada peça publicitária em questão e também apontar os mais recorrentes. Diferente da literatura, do cinema e do jornalismo, a linguagem publicitária, apesar de beber nas fontes das áreas citadas, tem como principal objetivo vender, seja um produto, um serviço, uma marca ou uma ideia. E para vender, o discurso adotado tem que ser persuasivo, tem que ter a intenção de convencer. A linguagem publicitária, para ser eficaz, precisa motivar, levar as pessoas a uma ação. Para isso, ela tem que ser cativante e envolvente, tem que sensibilizar e emocionar, tem que seduzir e conquistar, tem que se destacar e informar, tem que ser marcante e memorável, tem que entreter e divertir. Tem que fazer o público-alvo se identificar e se sentir atraído, sentir desejo pelo objeto anunciado. E tudo isso de uma forma sintética, direta e objetiva. A adoção do humor pela propaganda é considerada uma estratégia de persuasão bastante eficaz, pois é comprovado que o consumidor demonstra uma maior receptividade às mensagens publicitárias com conteúdos humorísticos, que conseguem diverti-lo e fazê-lo rir. Os publicitários acreditam que se o humor é bem aceito e funciona no cotidiano das pessoas, também vai funcionar quando aplicado aos comerciais. Na propaganda, podemos encontrar um grande número de possibilidades e variações de humor. Apesar de não ser uma novidade absoluta, a presença do humor autodebochado protagonizado por celebridades na propaganda televisiva, de quatro anos para cá, está sendo adotado com maior frequência. E por causa desta frequência e de suas repercussões, tanto na imprensa quanto nas redes sociais, parece ser uma abordagem criativa com uma longa vida pela frente.
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    O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO MERCADO PET E A UTILIZAÇÃO DE VALORES DO UNIVERSO INFANTIL
    (2012-06-25) Ricardo Brandão Travagin; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. Vander Casaqui
    Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir processo entre a comunicação mercadológica, o segmento de animais de companhia e o universo infantil. Esta pesquisa tem natureza exploratória, faz uso da análise documental e revisão bibliográfica. A análise documental considera a presença de símbolos e valores infantis na comunicação de marcas do segmento pet. Na revisão bibliográfica foram eleitos como eixos temáticos à relação da sociedade atual urbana e os animais de companhia, valores sociais do universo infantil e a comunicação de marketing voltada para este segmento. Das marcas analisadas, todas tiveram inserção de valores do universo infantil, o que reforça argumentos encontrados no referencial teórico em que o segmento de animais de companhia faz forte uso de símbolos e valores infantis.
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