Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    AS INOVAÇÕES ESTÉTICAS E NARRATIVAS NOS QUADRINHOS AUTORAIS DE FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ: UM ESTUDO DE DAYTRIPPER
    (2013-06-26) Marcel Luiz Tomé; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Prof. Dr. Herom Vargas Silva; Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto
    O objetivo desta dissertação é identificar de que maneira os quadrinistas Fábio Moon eGabriel Bá utilizam de forma inovadora aspectos estéticos e narrativos na novela gráfica Daytripper, para então, verificar os traços de autoralidade e destacar aspectos de hibridação cultural na publicação. A pesquisa é qualitativa e de nível exploratório com delineamento híbrido por ser composta por revisão bibliográfica, levantamento documental, entrevista e análise de conteúdo com ênfase em semiótica aplicada. Daytripperé uma criação independente, produzida profissionalmente pela editora DC Comics, sucesso absoluto de vendas e aclamada pelo público e pela crítica. Possui características estéticas e narrativas experimentais e comerciais, fato que justifica ser uma criação independente produzida por uma das maiores editoras de história em quadrinhos do mundo. Como é uma publicação com inovações principalmente no âmbito do conteúdo narrativo, apresenta fortes traços de autoralidade e hibridação cultural.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    HIBRIDISMOS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA MÚSICA: O ÁLBUM-APLICATIVO "BIOPHILIA", DE BJÖRK
    (2017-09-02) Rodrigo Trasferetti Perez; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Profa. Dr. Laan Mendes de Barros; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
    Nos estudos da comunicação, a transição midiática ocorrida na indústria fonográfica nos últimos anos passou por grandes alterações nos formatos de suportes e nos nichos de negócios, por meio da evolução da tecnologia digital provinda da cibercultura e da cultura da convergência, que revolucionou a indústria cultural e do entretenimento, com mesclas híbridas e união de linguagens diversas. Com o avanço da "era digital" na glocalização, ao unir elementos globais e locais, a conectividade generalizada, o desenvolvimento de dispositivos móveis e aplicativos cada vez mais sofisticados, houve significativas transformações nos diversos setores da indústria por meio de interações e integrações criativas que fomentaram diversas inovações comunicacionais, híbridas, midiáticas, tecnológicas e socioculturais. Os experimentalismos e usos criativos desenvolvidos por artistas e produtores fomentaram a criação do "álbum-aplicativo", que se tornou o novo suporte hipermidiático e configura a transição midiática para a retomada do crescimento da indústria fonográfica, seja nas esferas underground ou mainstream. Diante desse fator, a pesquisa selecionou o primeiro "álbum-aplicativo" a ser desenvolvido no mundo, o app Biophilia (2011), da artista islandesa Björk, que marca essa transição e possui como objetivo analisar e identificar as inovações na linguagem musical, observadas nas mesclas híbridas, midiáticas e tecnológicas do "álbum-aplicativo". Durante o trabalho, eu dialogo sobre as proporções do seu uso criativo, como mecanismo de incentivo a novas oportunidades de negócios aos artistas, produtores,usuários, consumidores e empresas, assim como sobre as teorias contemporâneas ligadas à evolução híbrida, midiática, tecnológica, e as possibilidades de inovações e experimentalismos nos diversos nichos da indústria cultural, que traduz uma nova forma de produção musical, estética, hegemônica e de grande circulação. A pesquisa pretende contribuir nas áreas da comunicação social, científica, acadêmica, artística e cultural para reflexões sobre sua produção e seu avanço. O trabalho é uma pesquisa qualitativa de nível exploratório e, como metodologia, adota a pesquisa bibliográfica e a análise documental, buscando definições e categorizações ao contextualizar na pós-modernidade a união de linguagens híbridas e midiáticas por meio da evolução da tecnologia digital, seus processos de evolução histórica e as inovações, em direção a um mercado multimilionário que se abre aos profissionais do setor cultural. O resultado colabora, à luz e compreensão, aos modos de parcerias entre profissionais que produzem inovação e atuam como visionários da cultura pop. A pesquisa está ambientada na linha de "Linguagens na comunicação: mídias e inovação" e propõe a investigação e o investimento no desenvolvimento dos "álbuns-aplicativos", fomentando um novo cenário na história da indústria cultural, diante da necessidade de inovação do mercado na contemporaneidade, ao abordar a experiência estética do usuário imersivo e emancipado no ciberespaço, por seus usos criativos na gamificação das mídias móveis, além de relacionar o "álbum-aplicativo" como um produto hipermidiático ligado às categorias das novas mídias e às leis da cibercultura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    INOVAÇÕES DOS QUADRINHOS AUTORAIS BRASILEIROS NO AMBIENTE VIRTUAL
    Flavio Padovani; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Prof. Dr. Laan Mendes de Barros; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
    Esta dissertação tem como objetivo principal identificar e analisar as temáticas das histórias em quadrinhos (HQs) que tratam dos assuntos sociais mais candentes e em pauta na atualidade. Dos quadrinistas que têm feito história, destacam-se Allan Sieber e André Dahmer, que aparecem no cenário midiático da internet como dois ícones desse tipo de produção para domínios virtuais. O estudo originou-se do intuito de analisar o fenômeno da passagem de um suporte para outro, aspecto que constitui uma grande inovação dessa linguagem. A problematização surge da transformação operada no veículo pelo interesse de informar e comunicar às massas. Metodologicamente, fizemos um levantamento teórico a respeito da produção de HQs e da produção dos autores mencionados, além de selecionarmos quadrinhos conforme as temáticas "cotidiano", "relacionamento", "religião", "política" e "preconceito", analisando-as de acordo com as categorias básicas da comunicação desse tipo: imagem, texto e mensagem. Dessa forma, o primeiro capítulo aborda as principais mudanças das HQs no decorrer do tempo, e o segundo traça a história das HQs no Brasil, recortando a contribuição dada por Sieber e Dahmer. Por fim, analisamos tiras desses dois autores que tratam dos temas escolhidos para o debate, deixando manifestas suas críticas latentes oferecidas para o público espectador eleitor de HQs.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    INOVAÇÕES NO MANGÁ BRASILEIRO MODERNO
    (2013-06-19) Victor Wanderley Correa; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof.ª Dr.ª Selma Martins Meireles
    A Pesquisa "Inovações no Mangá Brasileiro Moderno" se propõe a analisar as principais características do mangá brasileiro contemporâneo, desde seu surgimento no Brasil até as reais inovações mercadológicas, culturais e expressivas. História em quadrinhos produzida no Japão, o Mangá encontrou grande aceitação por parte dos leitores e de artistas brasileiros, que passaram a criar quadrinhos com este estilo, que desequilibra e muda o consumo nacional de leitura de baixo custo editorial e importação de material similar. O objeto desta pesquisa envolve duas obras expresivas do mangá brasileiro moderno: Holy Avenger, série mensal fechada produzida no Brasil, exportada e premiada aqui e no exterior e com seu nome em cogitação de uma série animada; e Combo Rangers, mangá nascido na internet, importado ao papel e devolvida às origens virtuais. Ambas, contendo inovações diversas no campo da comunicação impressa. O amadurecimento da visão sobre as histórias em quadrinhos apontam para mudanças significativas, e essas transformações alteraram inclusive os métodos deste segmento da indústria de comunicação, fazendo-se necessária uma pesquisa documental sobre os fatos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    JORNALISMO DE BLOG E JORNALISMO LITERÁRIO: TRANSVERSÕES DIONISÍACAS DE LINGUAGEM TEXTUAL
    (2014-02-26) Cristian Boragan Gugliano; Profª. Drª. Regina Rossetti; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Profa. Dra. Monica Martinez
    Este trabalho analisa a linguagem textual utilizada no jornalismo literário e sua transversão - e inovação, traduzida como dionisíaca pelo filósofo Friedrich Nietzsche - para os blogs jornalísticos. Por meio da estudo de textos construídos sobre os auto-intitulados blogueiros progressistas, blogs brasileiros de jornalismo político a favor do Governo Federal, foram analisados os mecanismos de apreensão desta linguagem como ferramenta construção da narrativa das páginas na internet a partir da análise de discurso e dos "modos de dizer" de Fabrício Marques. Além disso, foram utilizadas as funções da linguagem de Roman Jakobson, principalmente a linguagem poética e seus sentidos conotativos, muito presentes nos blogs analisados, assim como a linguagem emotiva. Transversão é um termo próximo de transposição, que por sua vez é um termo correlato de inovação que, neste caso, ocorre pela mudança de deslocamento, transição ou passagem de uma linguagem a outra ou de uma mídia a outra. Transversão é sinonimo de transposição, tradução, transformação, ou seja, atos ou procedimentos capazes de gerar o novo ou a renovação do velho. Mas transverter é também sinônimo de transtornar, pertubar e, nesse sentido mais específico, transversão se aproxima do dionisíaco em sua função criadora e pertubadora da ordem estabelecida. Dionísío é aquele que transtorna e pertuba as regras e transforma o estabelecido em algo novo, favorecendo o surgimento de novas qualidades e propriedades que não existiam no gênero de partida e que são trazidas à luz no gênero de chegada, tal qual um processo tradutório ou de recriação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O PIONEIRISMO DE MEMÓRIA DE ELEFANTE COMO GRAPHIC NOVEL AUTOBIOGRÁFICA BRASILEIRA
    Silvia Carvalho de Almeida Joaquim; Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos; Prof. Dr. Nílson José Machado; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
    Este trabalho se propõe a identificar as características de inovação presentes em Memória de elefante, a primeira graphic novel (história em quadrinhos mais extensa) autobiográfica brasileira. Em 232 páginas, o quadrinista paulista Caeto narra em primeira pessoa, de forma não linear, as dificuldades de sobreviver como artista em São Paulo no início da vida adulta. A capa é analisada por meio da semiótica peirceana, enquanto o estudo do miolo baseou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2004), sendo dividido nas seguintes categorias: elementos narrativos, da linguagem dos quadrinhos, estéticos, modernos e pós-modernos e de autobiografia e memória. Foram descobertos aspectos inovadores em todo o livro, entre eles a capa com o elefante icônico, sintetizando a narrativa; o foco narrativo complexo, por envolver um autor-narrador-protagonista; o tempo não linear, marcado por flashbacks; os balões usados de forma pouco convencional; as metáforas visuais criadas pelo autor; a autorrepresentação em diferentes fases da vida; e a capacidade de engajamento que uma HQ autobiográfica promove junto ao leitor.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais