Navegando por Autor "Prof. Dr. Milton Carlos Farina"
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Item A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS, ESPONTÂNEOS E PLANEJADOS, SOB O PONTO DE VISTA DO CONSUMIDOR E DO VAREJISTA(2016-02-25) Marco Aurélio Sanches Fittipaldi; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Paulo Lara Siqueira; Prof. Dr. Marcio Shoiti KuniyoshiO agrupamento de lojas, planejado ou espontâneo, também conhecido como cluster comercial, tem se apresentado como uma tendência em grandes centros comerciais ou em ruas de grande movimento, por trazer vantagens, tanto para os consumidores, que dispõem da maior oferta de produtos, preços e opções de pagamento, como para os varejistas, que passam a dispor de uma maior quantidade de clientes. Entender como ocorre a atratividade que leva os consumidores a buscarem clusters comerciais planejados ou espontâneos na aquisição de um mesmo produto, na visão de consumidores e varejistas, é fundamental para a sobrevivência dos negócios. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar a atratividade dos clusters comerciais de automóveis da cidade de São Paulo, sendo pesquisados três espontâneos e sete planejados, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva junto a duzentos e quatro consumidores, e duzentos e dois varejistas, por meio de uma amostra não probabilística. Considerou-se a atratividade como a convergência da intenção de compra por parte do consumidor e a intenção de venda por parte do varejista, sendo que a operacionalização destes construtos foi realizada por meio dos 6P’s (mix de produtos, preço, pessoal e serviços, ponto e localização, promoção e apresentação), propostos por Parente. Os resultados demonstraram que há convergência, na visão de consumidores e varejistas, dos fatores apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção em clusters comerciais espontâneos e dos fatores apresentação, pessoal e serviços e ponto e localização em clusters comerciais planejados. Com relação à atratividade foi constatado que, nos clusters comerciais espontâneos, a correlação entre a intenção de compra e a intenção de venda, que formam a atratividade, se apresentou como muito forte, diferentemente do encontrado nos clusters comerciais planejados em que a correlação se apresentou de forma moderada, segundo a opinião de consumidores e varejistas, A observância desses resultados pode trazer importantes contribuições para a competição entre clusters comerciais planejados e espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns no dia-a-dia dos negócios.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UM ESTUDO DA SUA INFLUÊNCIA SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA E SATISFAÇÃO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR(2020-07-13) Antonio Aparecido de Carvalho; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA presente pesquisa versa sobre a cocriação de valor na educação a distância e a influência que esta exerce sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de curso superior. A revisão da literatura traz os conceitos e modelos de cocriação de valor, aborda o crescimento da educação a distância no Brasil, traz a relação entre a educação a distância e a qualidade percebida, além de mostrar a satisfação dos discentes de cursos na modalidade EaD. O problema central que a pesquisa busca responder é: Qual a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação? O objetivo principal da pesquisa foi identificar a influência da cocriação de valor na Educação a Distância sobre a qualidade percebida e a satisfação segundo a percepção dos egressos de cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que fez uso de um questionário dividido em quatro blocos, no bloco 1 busca-se as características sociodemográficas dos egressos, no bloco 2 são apresentadas questões relacionadas a cocriação de valor, no bloco 3 são aplicadas questões sobre a qualidade percebida e no bloco 4 estão dispostas as questões sobre a satisfação. São perguntas abertas e fechadas com escala de 11 pontos, os sujeitos da pesquisa foram egressos de cursos de graduação na modalidade EaD. As hipóteses levantadas foram: existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a qualidade percebida dos egressos; existe uma relação positiva entre a cocriação de valor e a satisfação dos egressos e existe uma relação positiva entre a qualidade percebida e a satisfação dos egressos. A análise dos dados fez uso da modelagem de equações estruturais. Foram coletados 334 questionários válidos, cuja análise dos dados identificou que 72,2% dos respondentes são do gênero feminino, o curso com maior participação foi o de Pedagogia, a faixa etária é de 26 a 30 anos, egressos de instituições de ensino superior privada, 52% dos egressos atuam, profissionalmente na área de formação. A análise estatística revelou que as três hipóteses foram confirmadas, que os egressos entendem que são ativos no processo cocriativo e que a cocriação exerce influência positiva sobre a qualidade percebida e a satisfação. Foi possível identificar que os cursos na modalidade EaD apresentam crescimento no número de polos e de matriculados e que estão concentrados nas Instituições Privadas.Item A COCRIAÇÃO DE VALOR NO AMBIENTE DAS INCUBADORAS SOB A ÓTICA DAS EMPRESAS INCUBADAS(2020-02-20) Álvaro Francisco Fernandes Neto; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoA cocriação de valor é um conceito que surgiu por volta do ano de 2004, com a publicação do artigo dos autores Prahalad e Ramaswamy e desperta interesse em muitos pesquisadores, tais como: Ranjan e Read; Payne, Storbacka, Frow e Knox e Grönroos, devido a sua aplicação em diversos segmentos, assim como em empresas de distintos portes. A cocriação de valor é um processo que estimula as empresas, clientes, fornecedores, dentre outros, a interagir entre si, por exemplo, sejam eles clientes das empresas no mercado business to consumer (B2C) e/ou também de empresas com outras empresas no mercado business to business (B2B) no desenvolvimento de novos produtos, resultando numa troca de experiências dentre os atores envolvidos e uma permuta de conhecimentos tácitos e explícitos que proporcionam, dentre outras coisas, redução no tempo gasto para desenvolver um produto e na satisfação dos envolvidos. O trabalho em questão tem, como objetivo, avaliar a influência do processo de cocriação de valor nas incubadoras, na satisfação com a incubadora das empresas ali instaladas. A pesquisa é descritiva do tipo survey. Seu universo é constituído por empresas incubadas, sendo que a amostra é de conveniência. Consta de uma fase de validação do instrumento de pesquisa, sendo submetida a diversos especialistas; a coleta de dados foi realizada por questionário estruturado, sendo o mesmo aplicado no formulário eletrônico do Google Forms, e apresentou o uso de vignettes para facilitar ao respondente. Durante a elaboração do modelo teórico proposto neste trabalho, fez-se contato, via e-mail, com o senhor Ranjan, o qual forneceu maiores informações e esclarecimentos para o desenvolvimento de um novo modelo. Realizou-se um pré-teste para verificar a clareza, objetividade e compreensão do questionário para o entrevistado, assim como os cenários construídos por meio das vignettes, as instruções, o layout e o conteúdo. O modelo proposto é uma adaptação do modelo de Ranjan e Read (2014), para o segmento de empresas incubadas e incubadoras. Ambas devem estar atentas para o conceito cocriação de valor, pois este contribui para a satisfação das empresas incubadas e pode, dessa forma, incrementar a competitividade e lucratividade delas. O construto apoio da incubadora apresentou uma influência menor do que a cocriação de valor sobre a satisfação das empresas incubadas. Dessa forma, as incubadoras devem investir mais na cocriação de valor, bem como na satisfação das incubadas. Outra vantagem para as atividades gerenciais é que a implementação e desenvolvimento do conhecimento, interação, transparência, personalização, experiência e relacionamento contribuirão para a satisfação das empresas incubadas. Para a academia, este trabalho contribui para ampliar o conhecimento sobre cocriação de valor, em especial num ambiente de incubadoras.Item A CONTRIBUIÇÃO DOS FATORES DE RIOS CONFIANÇA E CONHECIMENTO NA AGREGAÇÃO DE VALOR EM AGLOMERADOS AGRÍCOLAS: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DO DESEMPENHO RELACIONAL E TRANSACIONAL EM UM AGLOMERADO DE URUCUM(2019-08-15) Sandra Bergamini Leonardo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Profª. Drª. Paloma Maria Teresa Martinez Sanchez (coorientador(a)); Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Profª. Drª. Paloma Maria Teresa Martinez Sanchez; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Profª. Drª. Erlaine Binotto; Profª. Drª. Patrícia CampeãoEste trabalho objetivou analisar a contribuição dos fatores de relacionamentos interorganizacionais (RIOs) confiança e conhecimento na agregação de valor de um aglomerado agrícola, caracterizada por medidas de desempenho relacional e transacional. O objeto de estudo foi um aglomerado de produtores rurais de urucum e utilizou-se, como estratégia de investigação, o método misto incorporado, com coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, dentro de um projeto tradicional quantitativo. Elaborou-se um modelo teórico que foi, posteriormente, comparado com o modelo estrutural obtido a partir dos resultados apurados na etapa quantitativa. O tamanho da amostra contou com a participação de 94% dos produtores rurais existentes no município pesquisado. O questionário aplicado foi, posteriormente, tabulado e analisado por meio de Análise Descritiva (AD), Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados mostraram que as correlações existentes entre a confiança e a agregação de valor do aglomerado estudado, caracterizadas por medidas de desempenho relacional e transacional, variaram de acordo com os atores envolvidos, tendo sido significativas entre alguns atores e não significativas entre outros. Já o conhecimento mostrou-se significativamente relevante para a agregação de valor do aglomerado, considerando tanto medidas de desempenho relacional quanto transacional. Na etapa qualitativa, confirmou-se a convergência dos resultados estatísticos com a percepção dos agentes locais, evidenciando a necessidade de mais confiança entre os relacionamentos dos atores inseridos no aglomerado com os atores externos.Item A ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM A VIDA NUM CONTEXTO DE GESTÃO DE CIDADES(2022-03-08) Alexandre Wállace Ramos Pereira; Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Profa. Dra. Daielly Melina Nassif Mantovani; Prof. Dr. Josué Alencar BezerraA satisfação com a vida refere-se ao que as pessoas pensam e como elas se sentem sobre suas vidas, sendo considerada, portanto, um julgamento cognitivo de algum domínio específico da vida da pessoa. Este julgamento se constitui num processo de juízo e avaliação geral que o indivíduo faz da própria vida, de acordo com um critério próprio. Este estudo teve seu delineamento apoiado por método quantitativo, buscando responder como a Satisfação Geral com a Vida é influenciada por distintos domínios presentes no ambiente urbano das cidades. O estudo caracterizou-se como de natureza descritiva e abordagem quantitativa de análise dos dados, com corte transversal, e desenho correlacional-causal. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento domiciliar e abrangeu uma amostra de 301 casos representativos da população urbana com 18 anos ou mais da Região do Grande ABC Paulista. O instrumento de pesquisa, denominado de “Formulário de Entrevista Domiciliar” (FED) foi composto por 127 (cento e vinte e sete) indicadores. Para fins de análise dos dados, foram utilizadas estatísticas básicas e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais, com auxílio do software Smart PLS. Como resultados, a pesquisa encontrou argumentos que sugerem contribuições da construção da Segurança Humana enquanto fator de predisposição para a Satisfação Geral com a Vida no ambiente da gestão das cidades.Item A GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE OS SUPERMERCADOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE E SEUS FORNECEDORES NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SULJosé Ribamar Tomaz da Silva Filho; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marcos Antonio Gaspar; Dilson Gabriel dos SantosEsta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais práticas de relacionamentos com fornecedores são utilizadas pelos supermercados de pequeno e médio porte no município de São Caetano do Sul. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos os objetivos específicos, a saber: Identificar junto aos gestores supermercadistas quais as formas de relacionamentos mais utilizadas com seus fornecedores; Verificar quais os benefícios à adoção de práticas de gestão de relacionamento com fornecedores têm trazido ao setor supermercadista e Identificar dificuldades apontadas pelos gestores supermercadistas para adoção das práticas de gestão de relacionamentos com fornecedores. As teorias que embasaram esta pesquisa se referiram à gestão da cadeia de suprimentos (SCM), gestão dos relacionamentos com fornecedores (SRM), redes interorganizacionais e supermercados. Esta pesquisa é de caráter descritivo, descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos relacionados a esta realidade, caracterizada como a gestão de relacionamentos entre supermercadistas e fornecedores, tendo como método de estudo a pesquisa do tipo survey, que pesquisou 30 estabelecimentos varejistas. O instrumento básico para a coleta de dados foi um questionário estruturado, com perguntas fechadas, utilizando-se também de uma escala likert de cinco pontos e questões dicotomizadas. Para sua aplicação foram realizadas entrevistas com gestores supermercadistas de pequeno e médio porte do Município de São Caetano do Sul, com vistas a identificar e verificar quanto as objetivos desta pesquisa. Os dados provenientes da parte quantitativa foram tabulados por meio da utilização do software SPSS – Social Package for Social Sciences, no qual foram geradas as frequências das variáveis analisadas no estudo. Como resultados, foi possível identificar que os pequenos supermercadistas percebem a importância de se ter relacionamentos mais próximos com seus fornecedores e que esta aproximação pode proporcionar vantagens para seus estabelecimentos. Têm como seu principal fornecedor, os distribuidores, se comunicam com os mesmos por meio dos vendedores que fazem visitas periódicas. Mas preferem tratar suas relações com seus fornecedores por acordos informais e consideram relacionamentos por conveniência (meramente informais) como importantes nas relações com seus fornecedores. Como benefícios, verificou-se que seus fornecedores fazem suas entregas na data prometida, entregam seus produtos sem erros, realizam as entregas completas, atendem a pedidos de produtos em períodos de demanda alta, atendem a frequência de produtos devolvidos, realizam políticas de trocas e trabalham com dois ou mais fornecedores na compra de seus produtos em cada seção supermercadista. E, por último, como agente dificultador para adoção de práticas de gestão de relacionamentos apontadas pelos gestores supermercadistas, identificou-se que o compartilhamento de informações de estoques por ambas as partes não é utilizado, como também o compartilhamento de informações de acondicionamento de produtos, o baixo incentivo oferecido pelos fornecedores para uma relação de parcerias, prazo para pagamento de produtos, relativamente curtos e a classificação dos fornecedores que vendem seus produtos, mas não fazem nenhum acompanhamento posterior às vendas contribuíram para a identificação dessas dificuldades.Item A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS ASSOCIADAS À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS(2014-02-20) Siomara Maria Pierangeli Pascotto; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Edson Keyso de Miranda Kubo; Maria Rita Pontes Assumpção AlvesA atuação por meio das redes interorganizacionais tem se mostrado um diferencial competitivo para as empresas, que, por este meio buscam sanar dificuldades internas ou acessar recursos que lhe percebam escassos para a sua competitividade. Dentro deste cenário, um grupo de empresas associadas à Associação Nacional de Jornais – ANJ, caracterizada como uma Associação de Interesse Privado (AIP), percebendo a dificuldade na obtenção de informações que pudessem auxiliar no processo de gestão de empresas, buscaram, por meio de ações conjuntas, desenvolver um sistema de medidores de desempenho, capaz de fornecer parâmetros para o setor e orientar em seus processos de gestão. Desta forma, o tema desenvolvido bisca mensurar a importância dos indicadores de desempenho desenvolvidos pela ANJ para o processo de gestão das empresas. Há um consenso entre os autores estudados que o gerenciamento organizacional deve ser realizado utilizando-se ferramentas de medição, confirmando a máxima que "não se pode gerenciar aquilo que não se pode medir". Assim, a medição de desempenho organizacional tem se mostrado importante para a definição das estratégias organizacionais, e o seu monitoramento para a constatação do atingimento de metas propostas e correções de desvios aos planos propostos. O presente estudo busca compreender como as empresas desenvolveram os indicadores de desempenho, qual a importância dada a estes indicadores pelas empresas associadas à ANJ e qual a abrangência destes indicadores ao atendimento dos aspectos organizacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com utilização do método levantamento de campo (survey) de corte transversal. Como instrumento de coleta dos dados qualitativo, foi realizado um levantamento documental. Como instrumento de coleta de dados quantitativo, foi elaborado um questionário estruturado com 18 questões, buscando traçar um perfil das empresas participantes, dos respondentes e a mensuração da importância dos indicadores de desempenho para as empresas. O questionário foi disponibilizado para acesso via web para as 140 empresas e títulos de jornal associados à ANJ. As técnicas estatísticas aplicadas para a análise dos resultados foram elaboradas pelo software SPSS® e planilhas eletrônicas. Em relação aos objetivos propostos nesta pesquisa, obteve-se o histórico de como foram desenvolvidos os indicadores de desempenho do setor, envolvendo a discussão de "o que medir" e "como medir" pelas empresas. Com relação à determinação da importância dos indicadores de desempenho para o processo de gestão das empresas, obteve-se nota média igual a 8,0, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), designando elevado grau de importância dos indicadores para o processo de gestão de empresas. Com relação à abrangência organizacional dos indicadores de desempenho desenvolvidos pela ANJ, dentre 18 aspectos organizacionais abordados nas literaturas, os indicadores desenvolvidos pela ANJ abrangem apenas 8 aspectos organizacionais, principalmente voltados ao atendimento aos aspectos econômico e financeiros e estrutura organizacional.Item A INFLUÊNCIA DA CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, COOPERAÇÃO E PODER NO DESEMPENHO DOS RELACIONAMENTOS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS(2015-04-30) Denise Maria Martins; Profª. Drª. Ana Cristina de Faria; Profa. Dra. Ana Cristina de Faria; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Luiz Artur Ledur Brito; Prof. Dr. Diógenes de Souza BidoEsta tese tem como objetivo geral analisar a influência da confiança, do comprometimento, da cooperação e do poder na qualidade do relacionamento interorganizacional das cooperativas de crédito singulares e centrais brasileiras. Os modelos conceituais concebidos com os constructos de confiança, comprometimento, cooperação, poder e qualidade do relacionamento foram utilizados como bases norteadoras da pesquisa, à luz dos constructos teóricos de Morgan e Hunt (1994); Coote, Forrest e Tam (2003); Mahama (2009) e Hutchinson e Singh (2012). A pesquisa é considerada quantitativa e descritiva, pois, além da pesquisa bibliográfica para estabelecer o arcabouço teórico, foi desenvolvida uma survey aplicada às cooperativas de crédito vinculadas ao Banco Central do Brasil - BACEN e a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. A partir dessas relações causais entre os constructos, por meio de modelo recursivo e reflexivo, buscaram-se métodos de análises estatísticas que viabilizaram o delineamento da pesquisa. A partir dos dados obtidos na survey, validação das escalas dos constructos, validação do instrumento de coleta de dados e a descrição do perfil das cooperativas de crédito, os dados foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com aplicação do método de estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM). O resultado gerado com a integração dos modelos teóricos resultou na confirmação dos constructos na rede de cooperativas de crédito pesquisada, demonstrando que as variáveis latentes confiança, comprometimento e cooperação influenciam na Qualidade do relacionamento das cooperativas de crédito singulares com suas centrais. No entanto, o poder não foi evidenciado uma relação com o comprometimento com a estatística t= 0,067; dessa forma, tendo sido excluída essa relação. A pesquisa permitiu identificar, nos constructos analisados, que a cooperação é um fator chave para o estabelecimento de uma boa qualidade do relacionamento; a confiança e o comprometimento conduzem a relacionamentos de longo prazo; o poder é um fator antecedente, positivo e significante, à confiança, sendo, o poder, variável positiva do comportamento na formação e gestão da qualidade dos relacionamentos. Assim, o estudo promoveu uma análise que permitiu entender as características das relações e os principais fatores que contribuem para melhorar a qualidade dos relacionamentos interorganizacionais.Item A RELAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, DA PRONTIDÃO TECNOLÓGICA INDIVIDUAL E DO COMPORTAMENTO DE INOVAÇÃO INDIVIDUAL DO FUTURO PROFISSIONAL NO CENÁRIO DA INDÚSTRIA 4.0(2024-05-08) LILIAN WATARAI; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profª Drª Luísa Veras de SanchesGuimarães; Profª Drª Anne Cristine Chinellato; Prof. Dr. Marcos Antônio GasparA indústria da Quarta Revolução Industrial pode ser reconhecida pela sua elevada habilidade de interagir entre as áreas compreendidas no espaço manufatureiro, acompanhado pelo elevado nível que a Tecnologia da Informação e Comunicação é utilizada. As habilidades e competências do trabalhador devem se tornar a base para o êxito de uma indústria de inovação. Com isso, o objetivo geral deste trabalho consiste em identificar e avaliar o desenvolvimento de competências 4.0, da prontidão tecnológica individual e do comportamento de inovação individual requeridas pelo futuro profissional no cenário da Indústria 4.0, segundo a visão de professores, instrutores e educadores atuantes nas escolas profissionalizantes, com cursos orientados para a Indústria 4.0. O lócus da pesquisa foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e os respondentes totalizaram 447 docentes. A pesquisa está dividida em duas fases. A primeira fase do estudo é quantitativa, em virtude de a pesquisa ser descritiva. Esta fase da pesquisa teve como objetivo testar as relações entre os constructos competências 4.0, prontidão tecnológica individual e comportamento de inovação individual com a utilização de equações estruturais estimadas por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). A segunda fase é qualitativa e teve como objetivo explorar o tema para compreendê-lo em sua totalidade, por meio de entrevistas com especialistas em Indústria 4.0 que avaliaram os resultados da pesquisa quantitativa. Os resultados mostraram que os indicadores mais significativos foram Pensamento Analítico/Crítico, Controle de Qualidade, Adaptabilidade e Flexibilidade, e Análise/Visão Sistêmica para o construto Competências 4.0; E-Learning, Valor da Tecnologia da Informação e Comunicação, Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação, e Novas Habilidades em Tecnologia da Comunicação e Informação para o construto Prontidão Tecnológica Individual; Explorando Novas Oportunidades, Capacidade de Adotar um Novo Produto/Serviço, e Defesa de uma Nova Ideia para o construto Comportamento de Inovação Individual. Para preparar os futuros profissionais, as instituições devem fornecer recursos e apresentar as tecnologias e as competências da Indústria 4.0, incentivando e desenvolvendo um comportamento de inovação. Os formuladores de políticas de ensino profissional e tecnológico, assim como a alta direção das instituições devem focar no desenvolvimento técnico de futuros profissionais para as competências, conhecimento, habilidades e atitudes da Indústria 4.0, bem como o comportamento de inovação, uma vez que esses fatores possuem impacto positivo na prontidão tecnológica dos futuros profissionais no cenário da Indústria 4.0.Item A RELAÇÃO ENTRE A PRONTIDÃO TECNOLÓGICA E A MATURIDADE DAS EMPRESAS DE MANUFATURA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0(2024-02-29) Carlos Augusto Nakano; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido; Prof. Dr. Rodrigo Fernando GalloEste trabalho teve por objetivo avaliar a relação entre a prontidão tecnológica e a maturidade das empresas de manufatura no contexto da Indústria 4.0, chamada de 4a Revolução Industrial. Esse novo contexto permite a possibilidade de obter melhores resultados em produtividade e flexibilidade, intensifica mudanças nas empresas e no desenvolvimento econômico local ou nacional; com isso, estimula pesquisas acadêmicas, como a proposta de novos modelos que sejam capazes de avaliar a prontidão tecnológica e o nível de maturidade dessas empresas. Esta pesquisa primeiramente validou, com especialistas, um modelo de prontidão tecnológica e maturidade das empresas para a Indústria 4.0, desenvolvido para a verificação do estado dessas organizações que participam da rede da cadeia de suprimentos. Em seguida, para coletar as informações, foi aplicado esse modelo com gestores, administradores e profissionais de TI dessas empresas e, na sequência, realizadas análises, com auxílio do SmartPLS 4, nas quais verificou-se que a maturidade das organizações teve uma variância explicada superior a 64% e influência na prontidão tecnológica para a implantação da Indústria 4.0 e concluiu-se que o modelo foi adequado, confirmando a hipótese proposta. A pesquisa buscou também fornecer e contribuir no desenvolvimento de uma ferramenta, para estudos futuros, para possibilitar às empresas uma atualização aos novos desafios por meio da análise da prontidão tecnológica e do nível de maturidade para a implantação da Indústria 4.0.Item A RELAÇÃO ENTRE AS GOVERNANÇAS CONTRATUAL E RELACIONAL NO RESULTADO DAS ÁREAS DE TI DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS(2024-01-30) Herbert Novais Onofre; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão (coorientador(a)); Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Edimilson Eduardo da Silva; Prof. Dr. Henrique Machado BarrosAo longo das últimas décadas estudiosos se dedicaram a explicar quais formas de governar as redes produzem melhor resultado. Os dois tipos de governança mais comuns encontrados na literatura são contratual e relacional. A governança contratual é fundamentada na força dos contratos, com regras formais e vinculativas. Já a governança relacional brota das relações sociais e tem como base a confiança e as normas relacionais. Os resultados encontrados na literatura são controversos sobre como elas interagem e se relacionam com o resultado da rede. Neste contexto, objetivo principal desta tese foi o de explicar a relação entre as governanças contratual e relacional nos resultados percebidos na rede das áreas de TI das Universidades Federais Brasileiras. Metodologicamente, foi utilizada a técnica de levantamento (survey) para coleta de dados, estes foram tratados por técnicas de estatísticas descritivas e de modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para avaliar a relação dessas governanças com os resultados percebidos pelos gestores das áreas de TI, bem como se fatores ambientais como os perfis da instituição e do gestor influenciam o desenvolvimento dessas governanças. Como contribuição teórica, esta tese validou o modelo em que os resultados das áreas de TI são explicados pelas governanças contratual e relacional, sendo a última exercendo uma maior influência. Os fatores ambientais não apresentaram significância para o desenvolvimento das governanças contratual e relacional.Item A UTILIZAÇÃO DAS PRATICAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS EM SAÚDE. UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS EM UM CENTRO CLINICO DESAÚDE INTEGRAL DE UMA UNIVERSIDADE MUNICIPALJosé Carlos Ferrante; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Dílson Gabriel dos SantosA economia mundial em geral e a brasileira em particular vem sofrendo mudanças importantes. Fusões, incorporações, aquisições e alianças estratégicas tem-semultiplicado. Parte considerável dessas mudançasrelaciona-se com profundasalterações nos sistemas de valores de todos os segmentos da economia. Acompetitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa, o que da nova dimensão a logística mediante aintegração de todos os processos na gestão da cadeia de suprimentos dasempresas. Entretanto, poucos estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos são realizados em empresas de serviços, notadamente no segmento da saúde. A gestão profissional dos processos logísticos nas organizações que prestam serviços emsaúde assumefundamental importância e constitui-se em uma necessidade tanto doponto de vista da produtividade dos fatores de produção como do grau decompetitividade no mercado. O objetivo principal deste projeto de pesquisa eidentificar a estrutura e viabilizar a utilização dos processos logísticos nacadeia desuprimentos de uma organização prestadora de serviços em saúde de um centroclinico de saúde integral de uma universidade municipal. A metodologia do projetocontempla uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa, e delinear-sepor um estudo de caso numa organização prestadora de serviços em saúde nosórgãos que compõem um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal. O estudo permitiu concluir que a gestão da cadeia de suprimentos emserviços pode em vários aspectos assemelhar-se a gestão da cadeia de suprimentos em manufatura e que e possível aumentar a produtividade dos fatores de produção utilizando os conhecimentos de ambas as cadeias de suprimentos. Característicaspróprias do setor de serviços como a intangibilidade e a impossibilidade de separar aprodução do consumo em determinados serviços geram algumas consequências importantes, como maior dificuldade de controlar e maior dificuldade de gerir acapacidade de produção, e impedem o aprofundamento das questões sobre aspraticas de gestão e dedesempenho na cadeia de suprimentos em serviços,notadamente no segmento de serviços em saúde. O trabalho realizado em campoidentificou as estruturas dos processos logísticos e permitiu construir a cadeia desuprimentos e a rede organizacional dos órgãos que compõem o centro clinico desaúde integral da universidade municipal. Foi possível ainda identificar que aampliação das praticas de gestão e a implantação de indicadores de desempenhona cadeia de suprimentos em manufaturacontribuem positivamente para viabilizar autilização dos processos logísticos na cadeia de suprimentos em organizações prestadoras de serviços em saúde. O cenário em que se desenvolve a gestão dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal e desafiante para todos os atores envolvidos. O trabalhode campo demonstrou que os elos que formam a cadeia de suprimentos trabalhamde forma individual e que a transferência dos conhecimentos sobre cadeias desuprimentos presentes no referencial teórico pode propiciar uma visão sistêmica dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal, contribuindo positivamente para ampliar a integração além das fronteiras organizacionais. Por outro lado, o trabalho de campodemonstrou que a característica de simultaneidade dos serviços, ou seja, aimpossibilidade de separar a produção do consumo existente no processo deatendimento ao cliente na cadeia de suprimentos em serviços pode contribuir muitopositivamente para melhorar o nível de atendimento ao cliente na gestão da cadeiade suprimentos em manufatura, uma vez que permite uma construção conjunta epositiva da relação fornecedor/cliente simultaneamente. Este projeto de pesquisaapresentou resultados positivos de como a gestão dos processos logísticos nacadeia de suprimentos de um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal pode contribuir para combinar de modo atraente a redução dos custos deprodução de serviços em saúde com um aumento no nível de atendimento aosclientes-pacientes em um município, com possívelaplicação para outros municípios brasileiros. Entretanto, como a produção de pesquisas na área ainda e incipiente,seria conveniente estudar a estrutura dos processos logísticos em outrasorganizações municipais prestadoras de serviços em saúde e aprofundar o aspectoda contribuição positiva dos conhecimentos existentes na gestão da cadeia desuprimentos no aumento da produtividade dos fatores de produção em organizações prestadoras de serviços em saúde.Item ANÁLISE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE PESQUISA AGROPECUÁRIAJosé Roberto de Souza Freire; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Marcos Antônio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Campri Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Márcio Shoiti KuniyoshiA geração do conhecimento é a etapa do ciclo de Gestão do Conhecimento que responde pela captura, identificação, seleção e compartilhamento do conhecimento, por meio de práticas informais e formais no ambiente de trabalho e, fora dele, nas redes de relacionamento, pessoais e institucionais. Este trabalho tem como objetivo descrever o modelo de geração do conhecimento na agropecuária. A estratégia metodológica baseou-se em uma revisão abrangente e sistemática da literatura pertinente ao tema e de fundamento à elaboração dos instrumentos de coleta de dados - um roteiro de entrevistas semiestruturadas e questionário. Um pré-teste para refinamento e validação desses instrumentos foi realizado, utilizando-se a análise fatorial exploratória, em três institutos de pesquisa agropecuária. Caracterizado como um estudo de caso múltiplo, de natureza qualiquantitativa, coletaram-se os dados por meio de 29 entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário a uma amostra de 410 pesquisadores, mestres e doutores em outros três institutos de pesquisa agropecuária, sendo dois estaduais e um federal. Os resultados evidenciaram o modelo da geração do conhecimento na agropecuária como um modelo da inovação aberta; as variáveis e os fatores determinantes descreveram o modelo em três dimensões: capturar, internalizar e compartilhar o conhecimento, Essas dimensões perpassam a rede de relacionamento entre os diversos atores dos stakeholders da cadeia da agropecuária, exigindo uma reflexão na gestão do ciclo do conhecimento, da geração do conhecimento dos Institutos de Ciência e Tecnologia com novos arranjos institucionais na dinâmica da gestão e governança. A descoberta de novos conhecimentos é fortemente influenciada por elementos internos tais como a liderança do projeto, o relacionamento interpessoal e a interação entre as equipes do projeto, além de elementos externos de natureza institucional, como as parcerias nacionais e internacionais com institutos e universidades, produtores rurais, agências governamentais e privadas de fomento, bem como os acordos de cooperação intermediados por entes governamentais. Observa-se, ainda, um distanciamento entre o pesquisador e o produtor rural, que é o principal interessado na aplicação das novas tecnologias geradas, e mediador dos benefícios do conhecimento tecnológico obtido, no setor, para a sociedade. Finalmente, espera-se que este estudo contribua para o avanço dos estudos do ciclo do conhecimento em Institutos de Ciência e Tecnologia e se caracterize como um instrumento que possibilite identificar quais são as variáveis da geração do conhecimento e os indicadores que permitem avaliar o processo de captura do conhecimento e de mensuração da performance na geração de conhecimento científico aplicado. Observou-se haver uma lacuna nos estudos que envolvem, além dos Institutos de Ciência e Tecnologia, os principais stakeholders da cadeia produtiva do setor agropecuário, o que leva à sugestão de futuras pesquisas sobre o tema.Item ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS ACADÊMICAS A PARTIR DOS ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E DE INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS(2024-06-25) Rômulo Sousa Torres; Prof.a Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Carlos Eduardo Cavalcante; Prof. Dr. Fábio Luis Falchi de MagalhãesA criação de spin-offs acadêmicas é um tema tratado a partir década de 1950 pelas universidades americanas, e somente a partir da década de 1990 no Brasil. São empresas criadas por estudantes e/ou membros do corpo docente, com forte dependência do conhecimento desenvolvido nas universidades e em organizações públicas de pesquisa, como uma alternativa para alavancar os processos de inovação e empreendedorismo na sociedade. Contudo, a transferência de tecnologia, por meio das spin-offs parece mais efetiva nos contextos de maior engajamento da universidade com as demandas da sociedade. Assim, numa perspectiva mais ampla, o problema de pesquisa nesse estudo tratou de analisar como os ecossistemas de inovação e de empreendedorismo influenciam no processo de criação das spin-offs acadêmicas nas universidades engajadas com as demandas locais/regionais. Nos procedimentos metodológicos, esse estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com propósito exploratório. O locus da pesquisa foram os parques tecnológicos e incubadoras de empresas vinculados ou associados às instituições universitárias públicas ou privadas localizadas nas cinco regiões geográficas do Brasil, as quais, já dispunham desse ambiente de inovação consolidado. Como delimitação, o objeto da pesquisa foram os modelos de criação das spin-offs acadêmicas em processo de estruturação e implantação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos profissionais gestores dos parques tecnológicos e aos criadores das spin-offs acadêmicas nessas instituições. Os dados do levantamento de campo foram analisados utilizando a aplicação da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), tendo sido criadas categorias e subcategorias de análise que remetem às falas dos entrevistados.Os resultados da pesquisa, apontaram cinco elementos dos ecossistemas, os quais, foram considerados entraves sérios à criação de spin-offs acadêmicas: a política de inovação nas instituições; a cultura para o empreendedorismo; a intenção de empreender de pesquisadores; o fomento à pesquisa; e a inexistência de um sistema de identificação de demandas das necessidades da sociedade. Os achados da pesquisa e a análise da literatura consultada, possibilitaram o desenvolvimento de um Framework, com a apresentação de um modelo teórico apresentando todo o processo de criação, desenvolvimento e implementação das spin-offs acadêmicas para as universidades brasileiras. Dessa forma, as conclusões dessa pesquisa, revela que a criação e estruturação de spin-offs acadêmicas nas instituições de ensino e pesquisa, sofrem influências significativas de fatores e variáveis diversas, identificadas nos ecossistemas de empreendedorismo e de inovação.Item ARRANJOS INSTITUCIONAIS E O SISTEMA DE INOVAÇÃO EM NANOMEDICINA NO BRASIL(2016-11-10) Sibelly Resch; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Ricardo Luiz Pereira Bueno; Prof. Dr. Murilo Alvarenga OliveiraA nanotecnologia é apontada como a próxima revolução industrial e, dentre suas áreas, a nanomedicina oferece alto valor social, impactando no diagnóstico, liberação controlada de fármacos e medicina regenerativa. O Brasil tem implementado políticas de apoio e fomento ao desenvolvimento das nanotecnologias desde 2001, integrando diferentes atores, no contexto do sistema de inovação. A transferência de recursos implica num processo de delegação. À luz da teoria da agência, parte-se do pressuposto de que o processo de delegação e os mecanismos utilizados para seleção e avaliação pelas agências de fomento e apoio à inovação no Brasil possuem características que implicam negativamente na construção do sistema de inovação no Brasil. No âmbito dos sistemas de inovação, os arranjos institucionais podem favorecer ou restringir as ações e interações entre os atores. Assim, busca-se responder: Quais são as implicações dos arranjos institucionais para a construção de um sistema de inovação em nanomedicina no Brasil? O objetivo central da tese é analisar as implicações dos arranjos institucionais para a construção de um sistema de inovação em nanomedicina no Brasil. A sessão 2.1 visa apresentar o processo evolutivo das políticas de apoio à inovação a partir da concepção dos sistemas de inovação. A sessão 2.2 procura identificar as ações desenvolvidas pelo governo brasileiro visando estimular o desenvolvimento das nanotecnologias, e mais especificamente a nanomedicina. A sessão 2.3 busca discutir as implicações subjacentes aos modelos de delegação adotados pelas agências governamentais. A sessão 2.4 concentra-se em apresentar o modelo de análise dos arranjos institucionais, discutindo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, utilizando a técnica de entrevista semi-estrutura. Foram realizadas 12 entrevistas no período compreendido entre abril a julho de 2016. A análise de conteúdo resultou em 449 trechos codificados. Quanto a análise da implementação das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação à luz da teoria da agência, identificaram-se problemas em relação a elaboração de projetos e na avaliação pelos pareceristas ad hoc que implicam numa seleção adversa pelo principal. Os processos de monitoramento e avaliação focalizados nos procedimentos e não nos resultados. Os processos de delegação concentram-se na delegação por incentivos, sem alteração das estruturas institucionais das universidades. Quanto a análise dos arranjos institucionais, identificou-se que o país tem um contingente de pessoal qualificado para trabalhar com a nanomedicina, e nos últimos anos o aporte de recursos financeiros resultou na elevação da capacidade tecnológica com a implantação de uma infraestrutura de laboratórios para pesquisa em nanomedicina. O cenário de crise econômica ameaça os recursos destinados a pesquisas, podendo levar o país a um gap tecnológico nessa área. Concluiu-se que a regulamentação e a falta de interação entre os atores são pontos cruciais para o desenvolvimento do sistema. O trabalho levanta diferentes pontos que podem contribuir com os tomadores de decisão, visando aperfeiçoar os mecanismos de apoio e fomento à inovação. A proposição do modelo de análise e os resultados exploratórios podem ser utilizados em futuras pesquisas para testar hipóteses.Item ATIVIDADES DE INOVAÇÃO NA AGRICULTURA DE PRECISÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA(2019-02-21) Váldeson Amaro Lima; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. João Amato Neto; Prof. Dr. Henrique Machado BarrosO agronegócio brasileiro tem obtido grande atenção mundial pelos números crescentes de produtividade e, no Brasil, pela participação expressiva que tem desempenhado no Produto Interno Bruto (PIB). Se, por um lado, esse protagonismo se deve a vantagens comparativas, como clima favorável, terra e água em abundância, que permitem a utilização de grandes áreas para a produção agrícola e a colheita de mais de uma safra por ano, por outro, deve-se igualmente a vantagens competitivas advindas das atividades de inovação, com inserção de um amplo pacote tecnológico gerado pela Embrapa e outras organizações públicas e privadas que tem agregado valor à produção, onde tem se destacado as tecnologias de agricultura de precisão, pela convergência de tecnologia gerencial e tecnologia de informação, com minimização de impactos ambientais. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar as atividades de inovação em agricultura de precisão no Brasil, enfatizando as estruturas e os processos que as suportam ou dificultam. Para tanto, seguiu a vertente teórica da economia evolucionária e o consequente quadro de sistemas de inovação, centrado na perspectiva dos sistemas de inovação tecnológica, a partir de uma abordagem metodológica mista que considerou aspectos da pesquisa qualitativa, com entrevistas e análise de documentos, e quantitativa, com a realização de levantamento de campo, centrados no objetivo da pesquisa. Como resultados, são apresentados a trajetória de desenvolvimento da agricultura de precisão no Brasil, a estrutura das atividades de inovação a partir dos atores, instituições, redes e fatores tecnológicos que compõem essas atividades e o funcionamento sistêmico das atividades de inovação a partir da literatura sobre padrões funcionais em sistemas de inovação tecnológica. Como conclusões, tem-se que, no geral, existem mais estruturas que suportam e mais processos que dificultam as atividades de inovação em agricultura de precisão no Brasil, principalmente relacionados à articulação político-organizacional em nível macro para sua difusão como preceituado pela Embrapa. Além disso, pode-se dizer que o sistema se encontra em fase inicial de desenvolvimento, considerando que, apesar da avaliação positiva em relação às infraestruturas de pesquisa e desenvolvimento de conhecimento, existe uma deficiência nas relações de troca, com uma concentração do conhecimento desenvolvido em um grupo de organizações dominantes do processo de inovação, o que prejudica o avanço da tecnologia, tendo em vista a maior importância da função de troca de conhecimentos para esse quadro, identificada a partir do estudo.Item BOLSA DE RESÍDUOS: UMA ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS NA PERCEPÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS(2019-11-29) Rubens Topal de Carvalho Bastos; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Denis Donaire; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Marco Antonio P. da Silveira; Prof. Dr. Wagner Cezar Lucato; Prof. Dr. Renato TellesDentro do conceito de sustentabilidade empresarial, a busca por ações que preservem o meio ambiente e não impossibilitem o desenvolvimento empresarial e, por consequência o desenvolvimento social, vem se tornando uma realidade, seja no meio empresarial ou no meio acadêmico. Assim, este estudo se propôs a avaliar, na visão das MPEs participantes, os benefícios e as características da utilização das Bolsas de Resíduos. Para tanto buscou: (1) avaliar os benefícios proporcionados; (2) dimensionar a contribuição no âmbito empresarial; (3) caracterizar a contribuição para a sociedade no âmbito ambiental; (4) avaliar o grau de satisfação e confiança em relação aos serviços prestados; (5) identificar a correspondência existente entre ramos de empresas, produtos negociados e benefícios percebidos; (6) descrever as características das Bolsas de Resíduos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, por meio de um levantamento (survey) junto a 389 MPEs participantes das Bolsas de Resíduos, localizadas no estado de São Paulo, pertencentes a diferentes ramos de atuação. Os resultados obtidos pela Análise Fatorial Exploratória (AFE) indicaram três fatores de benefícios ambientais e seis fatores de benefícios para as empresas. Além disso, a Análise de Correspondência Múltipla permitiu descrever os tipos de resíduos mais negociados, a região e o ramo de atividade das MPEs participantes e identificar o grau de associação entre as variáveis e os fatores oriundos da AFE. A partir da análise, foi possível concluir a importância das Bolsas de Resíduos para a sociedade, por meio dos benefícios oferecidos tanto aos MPEs quanto ao meio ambiente.Item CAPACIDADES ABSORTIVAS E DESEMPENHO INOVADOR: ESTUDO DAS REDES DE EMPRESAS DOS PARQUES TECNOLÓGICOS PAULISTAS(2020-07-17) Rodrigo Santos de Melo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Dr. Milton Carlos Farina Instituição; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Samuel Façanha Câmara; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Paulo Jorge Reis Mourão (Universidade do Minho)O objetivo da pesquisa é analisar as relações entre capacidades absortivas de empresas atuantes em redes organizacionais orquestradas e ambidestrias organizacionais, considerando o seu desempenho inovador. O trabalho parte de uma perceptível lacuna nas pesquisas em administração ao perceber-se que a ambidestria requer capacidades, como as absortivas, visando o desempenho da inovação (HURMELINNA; OLANDER; KIRSIMARJA, 2012; LIAO; FEI; CHEN, 2007; HE; WONG, 2004; ZAHRA; GEORGE, 2002; GUPTA; GOVINDARAJAN, 1986). Na metodologia, por meio de uma survey foram coletados 79 questionários de nove parques tecnológicos paulistas em atividade. O método utilizado foi a Modelagem de Equações Estruturais Partial Least Squares (MEEPLS). Os resultados indicaram que, na capacidade absortiva, o constructo RACAP é uma variável que tem um efeito mediador entre a PACAP e o desempenho. Além disso, concluiu-se que o desempenho inovador é mais fortemente influenciado pelas capacidades absortivas, mas também pode ser obtido pelas relações entre as estratégias de inovações radicais e incrementais e as capacidades absortivas. Em relação às hipóteses da pesquisa, foram testadas seis hipóteses, sendo rejeitadas duas e não rejeitadas quatro, confirmando parcialmente os objetivos específicos da pesquisa ao constatar-se que (h3) existe uma relação positiva entre a aquisição e assimilação da PACAP e a transformação e exploração da RACAP, (h4) existe uma relação positiva entre ambidestria organizacional e assimilação de conhecimento na capacidade absortiva, (h5) existe uma relação significativa entre RACAP e desempenho inovador e (h6) existe uma relação significativa entre ambidestria organizacional e desempenho inovador.Item CODESTRUIÇÃO DE VALOR E SUAS REVERSÕES: UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVADORES DOS RESULTADOS DAS TRATATIVAS DE RECLAMAÇÕES APLICANDO MODELAGEM DE TÓPICOS E ANÁLISE DE SENTIMENTOS(2022-06-30) Fátima Penha Leone; Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido; Prof. Dr. Jesús Pascual MenaChalcoEm um mundo tão diversificado em suas relações, o ambiente virtual integra-se de forma entrelaçada e molda uma nova realidade. Dentro desse contexto, esta tese teve como objetivo entender como as tratativas das reclamações organizacionais acabam por gerar a Codestruição, a Corrredução e a Correcuperação de Valor, por meio dos comentários finais de consumidores que oficializaram as reclamações no site consumidor.gov.br. Com o advento da internet, as mídias sociais ou comunidades on-line proporcionam uma maior visibilidade no conteúdo postado. Porém, essa avalanche de dados que são disponibilizados publicamente pode ser de grande valia para as empresas se transformados em informações que sejam úteis para a melhoria de seu desempenho. Portanto, as avaliações de clientes em relação às respostas organizacionais dadas às reclamações fornecem um feedback importante, oferecendo subsídios para a melhoria de processos, evitando a insatisfação que pode gerar tanto a perda de clientes como prejudicar a reputação da marca ou da empresa. A metodologia utilizada procurou localizar os principais motivadores (subdimensões) e dimensões que explicariam a perda total (Codestruição de Valor) ou parcial de valor (Corredução de Valor). Com o uso da Modelagem de Tópicos e Análise de Sentimentos chegou-se a oito dimensões: Confiabilidade, Reparação/Compensação, Equidade, Transparência, Facilitação, Responsabilização, Segurança e Legalidade. Quanto aos motivadores, foram encontrados um total de 17 que, associados a cada uma das dimensões, pontuam as falhas durante as tratativas para solucionar problemas entre empresas e consumidores. As categorias nomeadas como Codestruição de Valor e Corredução de Valor possuem os mesmos principais motivadores, porém, a ordem de ocorrência apresenta diferença. Na Codestruição de Valor o motivador mais observado foi com relação a um atendimento considerado inadequado pelos consumidores, como: falta de cortesia, desrespeito ou descaso. Na categoria nomeada como Corredução de Valor o motivador foi o relacionado com problemas envolvendo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), representado por problemas com plataformas, chat robots e os meios de acesso para comunicação com a empresa. Além dos resultados que correspondem à busca principal sobre os motivadores, também foram identificados outros achados, que agregam um maior conhecimento sobre reclamações dentro do comércio eletrônico. Esses achados contribuem com gestores para implementações de melhorias durante a fase de recuperação das falhas de serviços que podem resultar na perda do cliente para outro fornecedor, no boca a boca negativo, até a possibilidade de multas aplicadas por órgãos voltados para a proteção dos direitos dos consumidores. Para os acadêmicos, esta tese pode servir como um guia para que outros segmentos, que não o comércio eletrônico, sejam estudados, aplicando-se a mesma metodologia, não esgotando as várias possibilidades que o mundo virtual e as ferramentas computacionais oferecem.Item COMPORTAMENTO DESVIANTE NO TRABALHO: RELAÇÕES COM A VIOLAÇÃO DO CONTRATO PSICOLÓGICO E A CULTURA ORGANIZACIONALJoão Cesar de Souza Ferreira; Orientador (a) Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Agnaldo Keiti Higuchi; Prof. Dr. Márcio Coutinho de SouzaResumo Essa tese abordou o comportamento desviante no ambiente de trabalho e sua relação com a violação de contrato psicológico e a cultura organizacional. O comportamento desviante está associado aos comportamentos que violam as regras e normas da organização com a intencionalidade de causar dano. Esses comportamentos podem ter origem em fatores individuais, entre eles, a violação do contrato psicológico, que compreende, com muita frequência, sentimentos de ódio, desconfiança e injustiça que geralmente manifestam após a percepção do não cumprimento do contrato psicológico. As respostas desses sentimentos podem ser mitigadas ou ampliadas em decorrência de fatores contextuais, como, por exemplo, a cultura organizacional. Essa se consubstancia a partir de um conjunto de características como linguagem, símbolos, características dominantes, procedimentos, estilos de liderança, rotinas e as definições de sucesso que fazem uma organização única. Desse modo, o objetivo dessa tese foi analisar como a violação de contrato psicológico mediada pela cultura organizacional pode influenciar o comportamento desviante no ambiente de trabalho. Nesse sentido, se propôs, a partir da análise teórica, um modelo conceitual em que o comportamento desviante é explicado pelos antecedentes, violação do contrato psicológico e cultura organizacional. O modelo buscou mostrar as relações entre a violação do contrato psicológico por meio da mediação da cultura organizacional na propensão ao comportamento desviante no trabalho. O modelo foi elaborado com base nas escalas: i) desvios no trabalho de Bennett e Robinson (2000), ii) Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) de Cameron e Quinn (2006) e iii) violação do contrato psicológico de Robinson e Morrison (2000), usando-se a Modelagem de Equações Estruturais para analisar os dados coletados. O estudo empírico do modelo envolveu a aplicação de questionários a empregados de uma rede de varejo farmacêutico no estado de Minas Gerais. O estudo revelou que a cultura organizacional atua como mediadora da violação de contrato psicológico na propensão ao comportamento desviante no trabalho. Mostrou ainda que há diferenças na relação desses construtos quando considerados em relação à região, ao cargo ocupado e o tempo de empresa.
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