Navegando por Autor "Prof. Dr. Marco Aurélio Marangoni"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item DESENHO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO COM ALINHAMENTO CONSTRUTIVO PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS DE ANESTESIOLOGIA COM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS(2021-12-03) Paulo Henrique Colchon; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Profa. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof. Dr. Marco Aurélio MarangoniA Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica de Anestesiologia (RMA) foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2019, para guiar o projeto pedagógico educacional destes serviços de pós-graduação médica, com data para se tornar obrigatória em março de 2020. No entanto, apesar da inovação em mudar um currículo que era por tempo de exposição para um currículo baseado em competências, não houve até o momento nova publicação demandando mudanças no sistema de avaliação educacional. Assim, como é possível garantir que eles terão adquirido todas as competências ao final da residência médica? A justificativa desta pesquisa foi a necessidade de investigar nas RMA como é feita a avaliação educacional do progresso do médico em especialização, com a finalidade de projetar uma nova metodologia de avaliação para as residências médicas de anestesiologia com currículo baseado em competências. Foi feito um estudo baseado em questionário online, tipo survey, aplicado para anestesiologistas e residentes com amostra de 275 participantes, num intervalo de confiança de 95% com margem de erro de 5,88%, com teste estatístico de Mann-Whitney. A situação da avaliação educacional nas RMA é heterogênea, preferindo testes cognitivos de baixo nível taxonômico e não parece estimular o aprendizado; há potencial insuficiência de cenários de prática e o registro das avaliações feitas podem não demonstrar claramente a evolução do aprendizado do residente. Não é possível verificar as competências adquiridas no histórico do residente. Como sinal de alerta, ficou claro que boa parte dos entrevistados não sabia da existência da matriz de competências publicada pelo MEC e que a maioria (88,3%) deles acha que o método de avaliação educacional deveria ser melhorado. A pesquisa demonstrou posição neutra quanto à satisfação com a metodologia de avalição em uso, com maior satisfação para os serviços CET/SBA, quando comparados aos serviços MEC. O produto desta pesquisa foi um Manual de Avaliações para a RMA, com mais de 80 diferentes avaliações das competências para serem usadas ao longo dos 3 anos de curso, além de ferramentas de autoavaliação, avaliação de múltiplas fontes, avaliação dos preceptores e do programa de RMA, ferramentas inovadoras para elevar o patamar da avaliação educacional na pós-graduação médica.Item O PROCESSO SELETIVO PARA CANDIDATOS AO CURSO DE MEDICINA: REVISÃO DE LITERATURA E PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO(2021-12-03) Juliana Barrueco Costa; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Profa. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof. Dr. Marco Aurélio MarangoniEmbora pareça claro que a posse de uma aptidão para qualquer profissão devesse ser um pré-requisito para acessar um curso em uma instituição de ensino superior em qualquer parte do mundo, no Brasil, em sua maioria, ainda é utilizado o vestibular unificado e classificatório como processo primordial de seleção desses alunos, inclusive ao curso de medicina. Questiona-se o porquê do processo no Brasil ser tão simplificado, enquanto que a maioria das universidades do exterior se utilizam de um processo seletivo diferenciado, mais holístico, voltado a valorização do perfil do estudante e do seu desempenho acadêmico. Diante disso, o objetivo principal dessa pesquisa é, através de revisão sistemática da literatura, avaliar e discutir o estado atual dos processos seletivos para ingresso ao curso de medicina nas instituições de ensino do Brasil e as razões pelas quais tais métodos são escolhidos. Essa pesquisa se deu de forma ampla, considerando os processos de seleção ao ingresso do aluno ao curso de medicina existente no país, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino, buscando levantar informações acerca das instituições de ensino autorizado pelo MEC, avaliando e discutindo o estado atual dos processos seletivos para ingresso ao curso, apresentando por fim, se necessário, proposta de melhoria para eles. As variáveis utilizadas foram o perfil das instituições de ensino e o modelo adotado no processo de seleção dos alunos, fundamentados através de comparação dos objetivos dessa pesquisa por meio dos trabalhos e publicações relacionados ao assunto proposto nos últimos 10 anos. Os resultados demonstraram que, talvez, a carência de médicos e graves problemas na saúde brasileira possam ser reflexo das condições de seleção e formação desses profissionais de saúde. Para tanto, a fim de corrigir os erros e excessos cometidos nesse âmbito da educação, no que é tangível, foi proposto como produto a ser idealizado a elaboração de um website que contemple informações e argumentos pertinentes para nortear alunos e instituições a respeito do curso. Sendo possível concluir que, no Brasil, todos os processos seletivos para acesso a universidades necessitam de adaptações, melhorias ou reformulações, para que a opção pela formação em medicina e demais áreas de saúde não tenha um caráter essencialmente comercial.Item TÉCNICA OPERATÓRIA OU HABILIDADES CIRÚRGICAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA(2021-08-30) Douglas Rapcinski; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Marco Aurélio MarangoniIntrodução: Mudanças recentes na área da saúde exigem revisão do atual modelo de aprendizagem de treinamento cirúrgico. O feedback objetivo de habilidades técnicas é crucial para a aprendizagem das habilidades cirúrgicas. Objetivo: Identificar através de revisão bibliográfica, entre os modelos biológicos disponíveis, aqueles que se mostrem mais vantajosos, com boa fidelidade, fácil reprodução e acesso para o ensino da técnica operatória e habilidades cirúrgicas básicas na graduação em medicina com maior eficiência. Buscando um ensino efetivo. Método: Revisão da literatura que teve como objetivo buscar artigos que exemplificassem e descrevessem os modelos utilizados para treinamento de acadêmicos de medicina. Foram utilizadas, para a pesquisa, as bases: Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Academic. Foram selecionadas 37 publicações para a construção da pesquisa bibliográfica e 21 para a construção de Manual Técnico de ensino-aprendizagem em técnica operatória e habilidades cirúrgicas na graduação em medicina. Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2008 a 2018. Resultados: Novos métodos de avaliação incluem uso de peças anatômicas de animais não vivos para ensino de diversas técnicas básicas de cirurgia, mostrando que estes modelos são adequados para treinar acadêmicos de graduação com boa efetividade e baixo custo, respeitando os conceitos éticos atuais. Produto final: O Manual Técnico desenvolvido para o ensino da técnica operatória ou habilidades cirúrgicas básicas no curso de graduação em medicina no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão-PR busca atender as exigências do aprendizado efetivo, éticas e legais estabelecidas por órgãos normativos, para apoiar a qualificação profissional que começa fora do centro cirúrgico.Item UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ACREDITAÇÃO COMO APOIO AO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E À GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA MÉDICA(2021-08-31) Eloy Okabayashi Fuzii; Prof. Dr. José Lucio Martins Machado; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Profa. Dra. Sandra Regina Mota Ortiz; Prof. Dr. Marco Aurélio MarangoniIntrodução: Na possibilidade de favorecer o percurso rumo à acreditação da escola médica, a realização do diagnóstico situacional torna-se uma ferramenta determinante de gestão que permite identificar e intervir em áreas ou aspectos que necessitam de aprimoramento. No Brasil, o aprimoramento do ensino da medicina envolve o desenvolvimento de um processo de avaliação, a fim de produzir informações úteis em busca da qualidade da formação profissional. Refletir sobre a qualidade da formação médica exige atenção especial entre o sistema educacional eo sistema de saúde para que se possa entender o presente e pensar o futuro. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional para auxiliar na obtenção da certificação de acreditação da escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Integrado, interior do estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada com um instrumento elaborado especificamente para esta pesquisa. O instrumento de avaliação é uma adaptação do criado pelo SAEME e encontra-se organizado em duas partes. A primeira se destinou à caracterização da instituição de ensino superior e do curso de medicina, e constou de dezessete critérios. A segunda foi constituída de 15 questões para assinalar (sim, não, não sei responder), com intuito de analisar a qualidade do curso de medicina. O preenchimento do instrumento foi realizado on-line, com a disponibilização de um link para os participantes. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com as evidências científicas publicadas. Resultados: A construção de uma proposta com vistas à obtenção de certificação de acreditação de escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná está centrada na possibilidade de oferecer uma estratégia de elevação de nível do ensino na instituição.