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Navegando por Autor "Prof. Dr. Marcelo Furlin"

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    A INSERÇÃO DA LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA NAS SALAS DE LEITURA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: OS ANOS INICIAIS EM FOCO
    (2018-03-20) Sandra Cristina da Silva Rebelo; Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de inserção da literatura marginal-periférica nas Salas de Leitura da Rede Municipal de São Paulo, com o propósito de contribuir para a compreensão da integração dessa literatura nas escolas, considerando suas vias e instâncias de inserção. Quanto ao referencial teórico da pesquisa, foram abordados: o conceito de literatura como direito do homem, a literatura e o cânone, a leitura literária na escola, a literatura como prática cultural e social, considerando contribuições de Antonio Candido, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, para citar alguns, bem como estudos sobre a literatura marginal-periférica de Regina Dalcastagnè, Heloisa Buarque de Hollanda, Érica Peçanha do Nascimento, entre outros. Como método da pesquisa, foi adotado o estudo de caso, de abordagem qualitativa, com contribuição e inspiração da metodologia de pesquisa narrativa, para o exame de relatos dos entrevistados. Os dados da pesquisa foram produzidos com base em análise documental sobre a Sala de Leitura e entrevistas semiestruturadas realizadas com envolvidos no processo dessa inserção. Os dados da análise documental e das entrevistas contribuíram para a contextualização histórica das Salas de Leitura, como também para a explicitação de ações e propostas de políticas públicas que garantiram, na contemporaneidade, espaços para entrada das produções periféricas na escola. Os resultados obtidos com o estudo demonstraram a importância da legitimação e da inclusão da cultura periférica no contexto escolar, bem como os espaços existentes para sua inserção. Isso pode ser observado pelas ações de políticas públicas desenvolvidas, como a compra de acervo para as Salas de Leitura, a política de formação de professores, a instauração de projetos relacionados à leitura de textos não hegemônicos e outros. Contudo, as conclusões indicam que não existe apenas uma via efetiva de inserção da literatura marginal-periférica nas escolas. Mas, a primordial é a que ocorre no âmbito do território, ou seja, a que se contextualiza na escola, onde o professor é o parceiro incondicional desta ação de efetivação. Os resultados indicam que os professores podem, sim, ser influenciados por formações, projetos e ações de políticas públicas, como ponto de partida para novas ações. Ainda assim, isso não basta para que o professor incorpore o compromisso de romper com práticas docentes cristalizadas. É preciso considerar os aspectos envoltos em sua atuação, como suas crenças, valores e experiências, que interferem nas práticas que desempenham cotidianamente. A análise aponta para a necessidade da auto percepção dos professores acerca do seu fazer pedagógico e da formação docente com novas abordagens, na vertente do professor como sujeito, em que possa se ouvir sua voz, saber o que pensa e como pensa, propensa a conhecer e trabalhar as crenças e valores por trás das práticas educativas.
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    GESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
    (2023-12-20) MARIA LUCIA SOARES AMARAL KANEZAKI; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda 2030, estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas associadas, abrangendo áreas como educação, saúde e igualdade de gênero. O ODS 4 - Educação de Qualidade, enfatizando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é o meio para atingir esses objetivos. Este estudo foi orientado pelo problema de pesquisa: "Quais são as evidências de educação para o desenvolvimento sustentável no processo de gestão do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP)?" e analisou as práticas e ações de gestão da EDS nesta instituição, um passo importante para compreender a implementação dos ODS no âmbito educacional brasileiro. Adotando uma abordagem exploratória e descritiva, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com gestores e conselheiros do IFSP, com o apoio da análise de conteúdo no software ATLAS.ti. As conclusões mostram que a gestão da EDS no IFSP é marcada por uma complexa integração desses princípios nas áreas finalísticas da instituição: ensino, pesquisa e extensão. Há um forte comprometimento com a valorização da diversidade étnico-racial e a promoção da inclusão, alinhando as políticas e diretrizes da instituição com os ODS, principalmente nos que se concentram em educação de qualidade e redução das desigualdades. A abordagem do IFSP na gestão da EDS destaca-se pela complexidade, ultrapassando a inclusão de disciplinas específicas para infundir princípios de sustentabilidade em todos os aspectos do ensino, pesquisa e extensão. A instituição adota uma educação ambiental contínua, valoriza a interdisciplinaridade e responde de forma equilibrada às pressões institucionais, equacionando necessidades econômicas e ambientais. Este estudo sublinha a importância de uma gestão educacional que aborde de maneira complexa e integrada os desafios contemporâneos, preparando os estudantes para uma atuação consciente e responsável no cenário global. A experiência do IFSP oferece insights valiosos para outras instituições educacionais que visam integrar a EDS em suas estratégias, promovendo uma sociedade mais sustentável e alinhada aos ODS.
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    SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS INTERAÇÕES DE APRENDIZAGENS DA LÍNGUA INGLESA
    (2018-08-28) Camila Vieira Cassiano; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    O presente estudo tem como objetivo apresentar caminhos alternativos para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública. O ensino do idioma estrangeiro nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda encontra impasses no cotidiano escolar e, sob este cenário, o estudo buscou possíveis condições contribuintes à aprendizagem significativa dos estudantes, por meio da aplicação e análise de uma sequência didática. Por este ângulo, o objetivo geral foi identificar o processo de aprendizagem da língua inglesa dos discentes do 7º ano, a fim de elaborar uma sequência didática capaz de propiciar uma aprendizagem significativa da língua inglesa. Aos objetivos específicos, pretendeu-se estabelecer uma relação entre os procedimentos didáticos e metodológicos da língua estrangeira, envolvendo as habilidades orais, auditivas, escritas e compreensão com a práxis docente, diante das dificuldades e pretensões dos estudantes para a aprendizagem do idioma e, posteriormente, identificar qual o efeito ocasionado pela sequência didática à validação do produto. Desta maneira, como um estudo de cunho qualitativo, foram realizadas, inicialmente, entrevistas a priori, por meio do grupo focal que contribuiu com o levantamento de elementos essenciais à construção da sequência didática. Para mais, o grupo focal também auxiliou com a validação final nas nvestigações a posteriori. Já a aplicação em campo foi sucedida pelo grupo integral do 7º ano de uma instituição pública, localizada na região centro-sul de São Paulo. A sequência didática foi analisada pelos conceitos da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1998), como metodologia do estudo, sob a investigação da prática e pesquisa no cotidiano escolar. Como resultados, o estudo revelou que é possível fornecer a aprendizagem significativa quando há o engajamento dos conceitos didáticos/pedagógicos e metodológicos para a elaboração da prática docente, sendo desejável contemplar o contexto da aprendizagem dos estudantes, em prol da construção social no desenvolvimento cognitivo. Assim, encontrou-se como perspectiva os conceitos das situações didáticas (BROUSSEAU, 2008), vinculado à teoria sociointeracionista (VYGOTSKY, 2007), como oportunidade de transformação, juntamente aos obstáculos presentes no cotidiano escolar, oportunizando o protagonismo, a valorização e a criticidade em cada situação de aprendizagem integrada no cotidiano escolar. Ademais, a proposta do estudo proporcionou a autonomia docente e discente em sala de aula, valorizando a oferta de ensino da língua inglesa na escola pública. Também possibilitou a aproximação entre a teoria e a prática diante da postura investigativa docente, além de revelar a grande importância das relações estabelecidas entre os sujeitos e os conteúdos à aprendizagem significativa do idioma.
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    SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CURADORIA DE INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
    (2017-11-30) Cláudia Zucatelli; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    O trabalho com gêneros orais e escritos na escola tem se constituído um grande desafio para professores e alunos, especialmente quanto à produção de textos do agrupamento argumentativo. Num cenário em que algumas metodologias têm sido questionadas, as Sequências Didáticas (SD), idealizadas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, integradas ao uso das mídias digitais como ferramentas de pesquisa, apresentam-se como dispositivos inovadores no processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa foi delimitado, consistindo na verificação das contribuições das mídias digitais para o ensino da argumentação escrita a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi investigar como as mídias digitais poderiam contribuir nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino da argumentação escrita e os objetivos específicos foram identificar algumas metodologias empregadas e as dificuldades enfrentadas por professores quando ensinam a argumentação escrita a seus alunos; elaborar uma SD de produção de artigo de opinião integrada às mídias digitais; validar essa sequência didática; e criar um e-book com orientações didáticas aos professores para o uso das mídias digitais no ensino da argumentação escrita. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação. Desenvolveu-se uma SD para produção de artigos de opinião, junto a alunos de 9º ano de uma escola municipal do Grande ABC/SP, em que a curadoria de informações nas mídias digitais integrou-se às tarefas de elaboração de conteúdos desses textos, na perspectiva de um currículo multiletrado. A SD foi validada, considerando-se ter havido avanços quanto às capacidades de linguagem dos alunos, verificados por meio de análises das produções iniciais e finais de artigos de opinião. Análises qualitativas e quantitativas foram realizadas, ao longo e após a realização dos módulos da SD, e verificou-se a contribuição do processo de curadoria de informações, especialmente para o desenvolvimento de capacidades de ação e discursivas, na produção de artigos de opinião. O produto educacional decorrente deste estudo foi um e-book com orientações didáticas aos professores para o trabalho com a escrita argumentativa integrado às mídias digitais.
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