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Navegando por Autor "Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi"

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    ANÁLISE DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE PESQUISA AGROPECUÁRIA
    José Roberto de Souza Freire; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Marcos Antônio Gaspar; Prof. Dr. Leandro Campri Prearo; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi
    A geração do conhecimento é a etapa do ciclo de Gestão do Conhecimento que responde pela captura, identificação, seleção e compartilhamento do conhecimento, por meio de práticas informais e formais no ambiente de trabalho e, fora dele, nas redes de relacionamento, pessoais e institucionais. Este trabalho tem como objetivo descrever o modelo de geração do conhecimento na agropecuária. A estratégia metodológica baseou-se em uma revisão abrangente e sistemática da literatura pertinente ao tema e de fundamento à elaboração dos instrumentos de coleta de dados - um roteiro de entrevistas semiestruturadas e questionário. Um pré-teste para refinamento e validação desses instrumentos foi realizado, utilizando-se a análise fatorial exploratória, em três institutos de pesquisa agropecuária. Caracterizado como um estudo de caso múltiplo, de natureza qualiquantitativa, coletaram-se os dados por meio de 29 entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário a uma amostra de 410 pesquisadores, mestres e doutores em outros três institutos de pesquisa agropecuária, sendo dois estaduais e um federal. Os resultados evidenciaram o modelo da geração do conhecimento na agropecuária como um modelo da inovação aberta; as variáveis e os fatores determinantes descreveram o modelo em três dimensões: capturar, internalizar e compartilhar o conhecimento, Essas dimensões perpassam a rede de relacionamento entre os diversos atores dos stakeholders da cadeia da agropecuária, exigindo uma reflexão na gestão do ciclo do conhecimento, da geração do conhecimento dos Institutos de Ciência e Tecnologia com novos arranjos institucionais na dinâmica da gestão e governança. A descoberta de novos conhecimentos é fortemente influenciada por elementos internos tais como a liderança do projeto, o relacionamento interpessoal e a interação entre as equipes do projeto, além de elementos externos de natureza institucional, como as parcerias nacionais e internacionais com institutos e universidades, produtores rurais, agências governamentais e privadas de fomento, bem como os acordos de cooperação intermediados por entes governamentais. Observa-se, ainda, um distanciamento entre o pesquisador e o produtor rural, que é o principal interessado na aplicação das novas tecnologias geradas, e mediador dos benefícios do conhecimento tecnológico obtido, no setor, para a sociedade. Finalmente, espera-se que este estudo contribua para o avanço dos estudos do ciclo do conhecimento em Institutos de Ciência e Tecnologia e se caracterize como um instrumento que possibilite identificar quais são as variáveis da geração do conhecimento e os indicadores que permitem avaliar o processo de captura do conhecimento e de mensuração da performance na geração de conhecimento científico aplicado. Observou-se haver uma lacuna nos estudos que envolvem, além dos Institutos de Ciência e Tecnologia, os principais stakeholders da cadeia produtiva do setor agropecuário, o que leva à sugestão de futuras pesquisas sobre o tema.
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    FORMAÇÃO INTRAEMPREENDEDORA NO SETOR PÚBLICO: O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO TÁCITO COMO PARTE DO PROCESSO.
    (2022-02-05) Bárbara Alessandra Vieira de Brito; Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi; Prof. Dr. Paulo Augusto Ramalho de Souza
    Cada vez mais se torna evidente que o intraempreendedor tem sido visto como um agente de inovação, independentemente se a organização é pública ou privada. Essa inovação pode ser apresentada por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, reformulação de serviços, melhores estratégias, técnicas administrativas mais atualizadas e melhoria dos processos, o que demanda um servidor capaz de reconhecer e explorar oportunidades, sendo proativo e assumindo riscos. Diante disso, é oportuno pensar que o intraempreendedorismo possa ser visto como uma alternativa para que um melhor serviço seja ofertado à população, o que implica a necessidade de multiplicação do comportamento empreendedor no setor público por meio de um processo de formação. A formação intraempreendedora se dá por meio de exemplos, trocas de experiencias e da prática, o que remonta a ideia do conhecimento tácito como parte importante desse processo. Baseado nisso, com esta pesquisa objetiva-se analisar a formação intraempreendedora no setor público ao utilizar o compartilhamento do conhecimento tácito como um mecanismo desse processo. O estudo é delineado por métodos mistos, sendo a primeira etapa uma abordagem qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com servidores vencedores do prêmio “Inovação no Setor Público” e da Rede Informal de Inovação, e a segunda fase foi realizada por meio de um questionário aplicado a servidores públicos de diferentes estados brasileiros. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada na fase qualitativa, e na fase quantitativa foram aplicadas estatística básica e análise fatorial exploratória, por meio do software SPSS, e análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais, por meio do software Smart PLS. A investigação revelou e confirmou novas dimensões da atitude e do comportamento intraempreendedor, que são, respectivamente, o inconformismo e o comportamento questionador. Os resultados também apontaram que os antecedentes que mais influenciaram a formação intraempreendedora dos servidores públicos pesquisados foram o apoio da gestão e o capital social, sendo mediados pelo compartilhamento de conhecimento tácito, e o reconhecimento e reforço, mediados pela atitude intraempreendedora.
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