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Navegando por Autor "Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus"

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    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS: APROXIMAÇÕES COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
    (2021-02-24) Adriana de Jesus Arroio Agostini; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus
    Muitos são os desafios enfrentados pelos professores na inclusão escolar. A oferta de formação continuada sobre a temática da educação especial e inclusiva, muitas vezes, tem sido apontada como insuficiente e ineficaz, não atendendo às expectativas dos professores por práticas e modelos de atividades que permitam aplicação rápida nos contextos de sala de aula. Isto reforça o discurso de escolas e professores sobre o despreparo para lidar com alunos que não aprendem. Tal problema permeia esta pesquisa, que tem como objeto de estudo o processo de aproximação entre as práticas pedagógicas inclusivas e o Design Universal para Aprendizagem (DUA). Para o desenvolvimento deste estudo, partiu-se da seguinte pergunta investigativa: quais as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA) à formação continuada de professores para as práticas da educação especial e inclusiva? O objetivo geral foi analisar como os princípios do DUA podem contribuir para as práticas inclusivas na escola. Definiu-se como objetivos específicos: (1) aproximar os princípios do DUA às práticas pedagógicas inclusivas, (2) promover reflexões coletivas sobre os princípios do DUA a partir das práticas utilizadas para a educação inclusiva, (3) identificar quais os princípios do DUA são fundamentais na composição de uma formação docente que contribua para a construção de práticas de ensino inclusivas e (4) desenvolver um objeto de aprendizagem fundamentado no DUA para apoiar a formação de professores em relação às práticas de ensino inclusivas. Partindo-se dos objetivos apresentados, a pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa, por meio de um método combinado com pesquisa narrativa e pesquisa de desenvolvimento. Os instrumentos de coleta dos dados foram os relatos escritos das experiências docentes sobre as práticas inclusivas e as rodas de conversa que oportunizaram discussão e reflexão sobre as práticas e contribuições dos princípios do DUA junto às professoras participantes da pesquisa. O campo pesquisado foi a rede pública de ensino de Santo André e os sujeitos de pesquisa foram seis professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto na sala de ensino regular quanto no atendimento educacional especializado. A pesquisa fundamentou-se na legislação educacional vigente e nas seguintes categorias teóricas: Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente. Como resultados, esta pesquisa narrativa identificou, pelo menos, três pontos fundamentais para a formação continuada dos professores no campo da educação especial e inclusiva: a importância de partir daquilo que é prática cotidiana do professor, valorizando os seus saberes e fazeres; a necessária articulação do novo conhecimento teórico (no caso, o DUA) com a análise e reflexão sobre a prática no contexto da educação inclusiva e especial; a constituição de espaços para diálogo e interação entre pares (professores). Também compõe os resultados desta pesquisa um produto educacional, a saber, um curso de formação docente sobre a abordagem do Design Universal para Aprendizagem (DUA), aplicada à educação especial e inclusiva. Cumpre informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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    O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
    (2020-09-25) Franciane Aparecida da Silva; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus
    Resumo Propõe-se como objeto de estudo o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva com base no design universal para aprendizagem como um novo paradigma curricular. Neste cenário, se coloca a pergunta investigativa: como ocorre o desenvolvimento profissional docente no contexto de educação inclusiva e quais desafios podem ser superados com o design universal para aprendizagem? Assim, delimitou-se como objetivo geral identificar e analisar os princípios epistemológicos e pedagógicos que devem configurar a formação dos professores na perspectiva da educação inclusiva a partir das contribuições do design universal para aprendizagem. Como objetivos específicos da pesquisa, elencou-se: problematizar os reducionismos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva da educação inclusiva; promover a reflexão sobre a prática docente no processo de ensino-aprendizagem inclusivo com base no DUA e contribuir para a difusão dos conceitos de educação inclusiva e DUA, com a colaboração de professoras de uma rede de ensino do Grande ABC paulista. Partindo dos objetivos apresentados, a investigação foi então desenvolvida segundo a metodologia da pesquisa narrativa. Os instrumentos adotados foram a caracterização do perfil docente e rodas de conversa virtuais. Definiu-se como universo da pesquisa uma rede de ensino do Grande ABC paulista. Os sujeitos foram quatro professoras, duas especialistas e duas da sala regular. A pesquisa se fundamentou nos seguintes referenciais teóricos: educação inclusiva, desenvolvimento profissional docente e design universal para aprendizagem. Os resultados apontaram para o fato de que as professoras realizam um trabalho que respeita e valoriza as diferenças, porém ainda em meio às tensões entre paradigmas: o antigo e o novo. Evidenciou-se ainda que esse novo paradigma curricular (DUA), não é um modelo fixo para solucionar todos os problemas da inclusão escolar, ele exige contextualização e flexibilização nos termos da educação emancipatória. A pesquisa apontou reducionismos epistemológicos e pedagógicos importantes como a persistência do modelo médico na formação de professores com a marcação da deficiência, a insegurança dos professores na atuação frente à diversidade dos estudantes e a falta de tempo para reflexão sobre a própria prática. Identificou-se ainda que, muitas vezes, as formações são prescritivas e descontextualizadas do cotidiano escolar, sem a aplicação dos princípios do DUA para nortear o fazer pedagógico. A necessária ampliação da influência do aluno no planejamento curricular foi apontada como um caminho possível para elaboração de práticas inclusivas mais efetivas. Ganha destaque nesse contexto o produto final de pesquisa que foi um Podcast com o tema “o grau de influência do aluno no planejamento curricular”.
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    O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
    (2022-02-22) Débora de Lourdes da Silva Sousa; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus
    A Educação Inclusiva é um paradigma para o ensino dos tempos atuais e visa garantir o direito à educação a todos, conforme previsto na legislação brasileira. No entanto, este paradigma novamente foi desafiado no contexto do fechamento das escolas devido à pandemia da COVID-19 desde março de 2020. Neste cenário, esta pesquisa teve como pergunta investigativa: como a aplicação dos princípios do Design Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a qualificação do ensino remoto, de modo a garantir uma abordagem mais inclusiva? O objetivo geral foi verificar como a aplicação dos princípios do DUA pode contribuir para a participação de todos os estudantes nas atividades propostas no ensino remoto emergencial. A hipótese era que, ao reduzir as barreiras no processo de ensino-aprendizagem, o DUA pode apoiar o professor regente no ensino para todos e cada um, também no ensino remoto emergencial. Metodologicamente, optou-se por combinar dois métodos: a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, visando à construção do produto de pesquisa, juntamente com as professoras participantes da investigação. Os instrumentos de coleta foram: o diário de pesquisa da pesquisadora, as rodas de conversa e os textos narrativos das docentes. O campo de pesquisa foi uma escola da rede pública de Santo André e os sujeitos foram 5 professoras que atuam no ensino fundamental. A pesquisa fundamentou-se na legislação vigente e nos referenciais teóricos da Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Ensino Remoto Emergencial. Como resultados, identificou-se que o aprofundamento dos estudos sobre os princípios do DUA e sua aplicação auxiliou na eliminação de barreiras de aprendizagem para a maior parte dos estudantes, mesmo no ensino remoto emergencial. Planejar a partir dos princípios do DUA contribuiu de maneira efetiva para garantir a melhoria e qualidade do ensino para estudantes com ou sem deficiência. Após a participação na pesquisa, o planejamento, antes fragmentado por deficiência, passou a garantir a universalização do ensino, a partir de múltiplos meios de representação dos conteúdos, com estratégias variadas. Desenvolveu-se, ainda, um produto educacional como resultado deste estudo, a saber, um plano de aula fundamentado no DUA, na forma de vídeo e de texto em PDF. Cumpre ainda informar que esta pesquisa fez parte do projeto regular N. 2017/20862-8, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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