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Navegando por Autor "Prof. Dr. Joaquim Edson Vieira"

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    ANÁLISE DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA E PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS PARA A MELHORIA DA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES COGNITIVAS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - CAMPUS SÃO PAULO
    Brunna Clemente de Oliveira; Profa. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. Joaquim Edson Vieira
    Os processos avaliativos são um pilar fundamental do ensino. Contudo, a elaboração de avaliações de qualidade é desafiadora. Muitos estudos identificaram falhas em questões de múltipla escolha (QME) em avaliações na área da saúde. Para atingir todo o seu potencial educativo, estas devem ser confiáveis e válidas. Por meio da análise psicométrica, este trabalho se propõe a interpretar com precisão os resultados obtidos em algumas avaliações e identificar oportunidades de melhoria na sua elaboração, bem como no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo observacional retrospectivo utilizando as QME aplicadas nas avaliações do 2º ano de um curso de graduação em Medicina em 2019, analisando-as também segundo os critérios propostos pelo National Board of Medical Examiners (NBME) e pela Taxonomia de Bloom revisada. Os dados obtidos possibilitaram a análise dos índices de dificuldade e de discriminação e da eficiência dos distratores. Foi também realizada a avaliação da confiabilidade da avaliação como um todo por meio do KR-20. Todas as avaliações apresentaram coeficientes de KR-20 < 0,8. A média dos índices de dificuldade e de discriminação e da eficiência dos distratores foi de 72,7%, 0,23 e 50,3%, respectivamente. O índice de discriminação e a eficiência dos distratores apresentaram correlação direta estatisticamente significativa, enquanto ambos apresentaram correlação inversa com o índice de dificuldade. Da amostra total, 37,1% das questões não estavam de acordo com as recomendações do NBME. Dentre outras coisas, este estudo mostrou que as avaliações e as questões de múltipla escolha avaliadas são pouco confiáveis ou válidas, e que apresentam oportunidades de melhoria nos critérios de qualidade.
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    AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO CLÍNICO EM CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO NA GRADUAÇÃO MÉDICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DA APLICAÇÃO DE OSCE E MINICEX EM PEDIATRIA
    (2021-01-25) Karina Michelani de Oliveira Iampolsky; Prof. Dr. José Lucio Martins Machado, Prof. Dr. Gustavo Porfírio (Coorientador(a)); Prof. Dr. José Lucio Martins Machado; Prof. Dr. Eder Viana de Souza; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Joaquim Edson Vieira
    Antecedentes: O desempenho clínico, as habilidades e competências dos estudantes de medicina em cenários simulados podem ser avaliados de forma somativa e formativa pelo OSCE e MiniCEX nas diversas áreas de atuação profissional para atender a todos os segmentos demográficos. Objetivos: Levantar experiências de aplicação de OSCE e MINICEX em cenários simulados de pediatria, preferencialmente na graduação médica, avaliando suas principais características e dificuldades com proposta de modelos facilitadores para a sua execução. Métodos: Este trabalho é uma revisão sistemática que envolve a aplicação de tais ferramentas de avaliação na graduação de medicina, predominantemente em pediatria. Utilizou as principais bases de dados entre os anos de 2009 e 2020, sendo baseado em revisões sistemáticas e estudos de intervenção comparativos e transversais sobre o tema. Resultados: Algumas dificuldades na implementação dos instrumentos incluem o uso de crianças como pacientes padronizados, modelos vivos diferentes de manequins, além de entraves na criação de um cenário simulado, utilização de checklists padronizados para a pediatria de forma generalizada, dificuldades nas habilidades de comunicação, diferenças apresentadas nas experiências dos profissionais e nas avaliações dos médicos generalistas e especialistas, podendo acarretar viés no feedbacke, assim, interferir negativamente no entendimento de aquisição de habilidades. Conclusões: O OSCE e o MINICEX em cenários simulados de pediatria apresentam aspectos positivos e negativos em comum. É necessário ampliar pesquisas comparativas, transversais ou prospectivas e revisões sistemáticas sobre o tema em todas as disciplinas e aplicar os modelos facilitadores em pediatria propostos para comprovar a eficácia dos mesmos.
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