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Navegando por Autor "Prof. Dr. Elias Goulart"

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    A COMUNICAÇÃO CONECTADA AO USO DE NOVAS MÍDIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
    (2013-05-12) Soraya Jamilah Hanna; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Profa. Dra. Monica Martinez; Prof. Dr. Elias Goulart; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
    Este trabalho buscou responder, segundo os conteúdos aqui apurados, a questão sobre como o uso das novas mídias, no contexto educacional, tem sido aplicado e quais são as experiências positivas e negativas no uso destes recursos tecnológicos. O objetivo geral é analisar como o uso das novas mídias vem sendo estudado pelos acadêmicos da área de ciências sociais aplicadas e os objetivos específicos pretendem verificar os trabalhos e tipos de pesquisas que estão sendo realizados com foco nesta temática e entender, por meio destes trabalhos, a forma como tem sido adotado o uso destes novos recursos midiáticos frente ao contexto educacional. Esta apuração foi realizada tendo como objeto de estudo o conteúdo do Portal do Periódico da Capes, com base nas palavras-chave: Communication, Education, New Media (Comunicação, Educação e Novas Mídias) dos últimos cinco anos. Foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Entre os resultados foi observado que o uso das novas mídias é retratado pelos pesquisadores como sendo diversificado, visto que envolve constante inovação, aliado aos formatos e conteúdos dos canais e, multidirecional, o que reforça a ausência de política no âmbito educacional, espaço que a discussão avança para regulamentos e modelos de uso dos meios comunicacionais pelas novas mídias, porém ainda com resultados não conclusivos. Do ponto de vista cultural, a adesão é expressiva, dado os movimentos cívicos, que revelam um novo comportamento social e integrador, em que o diálogo incorpora novas formas de expressão com característica mais ativa e colaborativa.
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    A ONG VIVA E DEIXE VIVER - "CONTADORES DE HISTÓRIAS": OPÇÕES PARA A GESTÃO DA SATISFAÇÃO E COMPROMISSO DO SEU PÚBLICO INTERNO ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES INOVADORAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    (2017-02-22) Adilson Roberto Costa; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Elias Goulart; Prof. Dr. José Eugênio de Oliveira Menezes
    A proposta deste trabalho é a de identificar modelos e práticas inovadoras de comunicação organizacional em geral e comunicação interna em particular e sua interface com a satisfação dos funcionários com o trabalho e com a gestão do clima organizacional interno, num cenário de seguidas mudanças na gestão da tecnologia e da organização empresarial, além das mudanças nas expectativas humanas para um novo modelo de produção e de convivência social, especificamente no empoderamento atual das organizações de interesse humanitário coletivo, as chamadas ONGs e OSCIPs. Foi realizada pesquisa documental acrescida de entrevistas com os responsáveis pela ONG Viva e Deixe Viver e o estudo apontou para ações inovadoras na comunicação interna da instituição.
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    COMUNICAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE DANOS AO CONSUMIDOR COM O USO DA INTERNET
    (2011-05-30) Antonio Carlos Machado; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Gino Giacomini Filho; Prof. Dr. Elias Goulart; Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior
    A comunicação aliada à tecnologia tem agregado conteúdo e agilidade ao quotidiano das pessoas, bem como gerando diversas alternativas de uso que diretamente e significativamente alteram o comportamento do cliente bancário. Antes os clientes dos bancos percebiam seus serviços como sinônimo de filas, e, consequentemente, perda de tempo; hoje, esses mesmos bancos podem ser alcançados a partir de casa via Internet, trazendo conveniência a um contingente expressivo de usuários. Cabe salientar se este cliente conhece os serviços oferecidos pelos novos canais, consegue visualizar esses atributos e se detecta algum ponto de restrição ao seu uso, manifesta-se de alguma forma. No entanto, muitos consumidores lidam com fraudes ou danos causados pelo sistema de acesso virtual disponibilizado pelos bancos. Tal contexto apresenta inovações no sistema de comunicação protagonizado pelos bancos e consumidores midiatizados pela Internet. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a comunicação bancária voltada para a prevenção de danos quando do uso de seus websites pelos consumidores. Para responder algumas dessas questões, foram pesquisados os websites dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, além de pesquisa de opinião com 130 usuários do net banking desses bancos. Os resultados apontaram que os bancos reservam em seus websites espaços específicos para a prevenção de danos ao consumidor no uso do net banking, enquanto os clientes usam os serviços bancários via net banking e que estão atentos às informações de prevenção às fraudes, pois possuem consciência desse problema que afeta sua relação comercial e de confiança com as instituições bancárias.
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    MEMÓRIAS DE JORNALISTAS: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA GRANDE IMPRENSA SOBREA ELEIÇÃO, O GOVERNO E O IMPEACHMENT DE FERNANDO COLLOR
    (2013-02-21) Luciano Domingos da Cruz; Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Priscila F. Perazzo; Prof. Dr. Elias Goulart; Profa. Dra. Maria Aparecida de Aquino
    A presente pesquisa tem por tema as vivências de jornalistas na cobertura do "período Collor", desde a eleição presidencial em 1989 até o processo de impeachment em 1992. Origina-se do questionamento sobre quais recordações jornalistas, que, na época, atuavam em grandes órgãos de imprensa, guardam na memória acerca daquele importante período da história recente do país. Busca, com isso, resgatar a memória do período sob o ponto de vista dos jornalistas convidados a participarem deste estudo, assim como identificar experiências e vivências que possam contribuir para uma melhor compreensão do fazer jornalístico nos últimos anos do século XX. Para tanto, parte do registro de Narrativas Orais de Histórias de Vida, baseada nos métodos da História Oral, que valoriza os indivíduos e suas respectivas histórias de vida como forma de recuperar o passado aos olhos do tempo presente, por meio de lembranças narradas oralmente. A pesquisa tem como fatores de inovação a busca por uma dimensão subjetiva nos estudos científicos da Comunicação Social e as transformações comunicacionais vividas por uma geração de jornalistas, representada pela comunidade estudada. A metodologia adotada permitiu uma construção histórica do período, a partir das memórias dos entrevistados, assim como possibilitou melhor compreender o fazer jornalístico de uma geração. Conclui-se, assim, com base nas narrativas, que os acontecimentos do "período Collor" ajudam a evidenciar os complexos elementos que interferem no exercício cotidiano do jornalismo, chamando a atenção, sobretudo, para as constantes tensões provocadas pelo contraditório discurso que propaga o mito da isenção jornalística e as decisões tomadas no ato da edição; a forma como o jornalista constrói o mundo que encontra ao produzir a notícia e as escolhas subjetivas feitas ao longo da vida profissional, que os constitui como sujeitos da ação do jornalismo.
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    MÍDIAS MÓVEIS E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA NA AVALIAÇÃO ESCOLAR
    (2017-11-30) Cláudia Valéria Okayama Mazzoni; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Elias Goulart; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo
    Na sociedade contemporânea, docentes se deparam com estudantes portadores de mídia móveis que exploram os seus múltiplos usos, com acesso à informação de diversas formas, a qualquer tempo e qualquer lugar. Neste cenário em que a cultura digital se faz presente, o maior enfrentamento dos professores não é excesso de transformações tecnológicas ou a velocidade das informações, mas a construção de uma nova prática pedagógica, dialógica, dinâmica e desafiadora. Aliada a essa perspectiva, outro desafio dos educadores é tornar a avaliação do aluno um processo interativo de monitoramento e regulação da aprendizagem. A presente pesquisa investiga como as mídias móveis podem beneficiar o professor na avaliação da aprendizagem de seus alunos. Apresenta-se como objetivo principal investigar como os aplicativos de gestão de dados on-line, por meio de mídias móveis, podem contribuir com um processo interativo na avaliação da aprendizagem. Para tanto, optou-se pelo método de pesquisa-ação, aplicado em uma escola privada do município de São Paulo, com professores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamenta-se na revisão de literatura de autores como Prensky (2001), Katz (2002), Jenkins (2008), Castells (2001), Rossing (2012), Santaella (2010) Hwang et al. (2015) e Lemos (2007, 2010),que dissertam sobre o panorama atual do uso das mídias móveis na sociedade contemporânea e na educação, abordando novos processos metodológicos que podem ser incorporados à prática docente e na concepção da avaliação formativa da aprendizagem. Partindo dos pressupostos de Engel (2000), a pesquisa-ação teve quatro etapas. Na pesquisa preliminar os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação dos alunos em situações avaliativas sem o uso das mídias móveis. No plano de ação, em conjunto com os professores, as avaliações foram elaboradas no Formulário Google e aplicadas por meio de mídias móveis junto aos alunos. Para avaliar o plano de ação, realizou-se grupo focal com professores e alunos. Verificam-se como resultados que o uso do aplicativo de gestão de dados contribui para o monitoramento e regulação da aprendizagem do aluno, porém, requer a instrumentalização e engajamento do professor, além de ambiente escolar com acesso a rede de Internet sem fio e a disponibilidade de mídias móveis, seja do aluno ou da instituição. Como produto derivado deste estudo, contribui-se com um conjunto de videoaulas com recomendações pedagógicas para o professor utilizar aplicativos de gestão de dados na avaliação da aprendizagem do aluno.
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