Navegando por Autor "Prof. Dr. Eduardo Achar"
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Item ENSINO DE HABILIDADE FAST (FOCUSED ASSESSMENT WITH SONOGRAPHY FOR TRAUMA) EM ULTRASSONOGRAFIA NOS CENÁRIOS DE EMERGÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA(2021-03-22) Rodrigo Seiga; Prof. Dr. Eduardo Achar; Prof. Dr. Eduardo Achar; Prof. Dr. Éder Viana de Souza; Prof. Dr. Rodrigo Ippolito BouçasNo Brasil, as diretrizes curriculares de 2014 almejam que o médico egresso seja capaz de lidar com problemas relacionados à saúde da população com foco nos cenários da medicina em família e emergência. Há mais de vinte anos, tem-se testado e provado que uma ferramenta valiosa de propedêutica moderna é a sonografia devidos a seu baixo custo, disponibilidade, capacidade de realização a beira do leito, ampla aplicação nos sistemas orgânicos etc. Objetiva-se identificar o ensino e uso da sonografia como habilidade na graduação médica no Brasil nos últimos 6 anos. Como objetivos específicos visa-se demonstrar para que e em qual momento o uso da habilidade sonográfica é aplicada na graduação médica, e qual a habilidade médica poderia contemplar a habilidade sonográfica nos cenários de emergência médica. A metodologia possui abordagem qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, buscando no referencial teórico nos últimos seis anos no Brasil. Coleta de dados foi pautada pela revisão bibliográfica da literatura em periódicos, revistas e trabalhos. Plataformas de busca Scielo, PubMed e no Portal de Periódicos da CAPES. O ensino de ultrassonografia (POCUS) na graduação médica é uma inovação que favorece a instrução do ensino de exame físico baseado em evidências. Na região sul do Brasil, apenas uma universidade disponibiliza o ensino POCUS em obstetrícia. São identificadas as dificuldades de implantação do POCUS na graduação no Brasil sendo: pouca disponibilidade de tempo na grade curricular; falta de padronização do ensino em ultrassonografia; falta de profissionais habilitados para o ensino das habilidades sonográficas, custo e disponibilidade de aparelhos para realização de exames e a condução de pequenos grupos de alunos para o ensino adequado garantindo sua qualidade e retenção. Dificuldade de manter a importância do exame físico em detrimento do método ultrassonográfico. A ultrassonografia é uma ferramenta efetiva para a melhor compreensão de anatomia e fisiologia pelo estudante de medicina. Alunos recebem favoravelmente a incorporação do POCUS, reproduzem habilidades de escanear, visualizar e identificar estruturas quando adequadamente treinados. Não há ainda consenso institucional das escolas médicas no Brasil e no mundo, do que se almeja ensinar. Entende-se que seria o momento, no qual os interessados em implementar este ensino, pudessem se reunir durante vários congressos sobre educação médica para tentarem pontuar um norte.Item REVISÃO SISTEMÁTICA DA INFLUÊNCIA DA HIGIENE ORAL SOBRE AS INFECÇÕES SISTÊMICAS DENTRO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE DIADEMAThiago Ribeiro Donda; Prof. Dr. Eduardo AcharIntrodução: A higiene bucal ineficiente é frequentemente observada em pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI), e está associada ao aumento da placa bacteriana dentária, favorecendo a formação de biofilme. Há evidências de que a falta de higiene oral adequada seja o fator determinante para ocasionar a disbiose do microbioma oral, tornando o indivíduo intubado passível de infecções como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM), sendo um grande fator preditivo para instalação de outras doenças sistêmicas e alto índice de mortalidade. A falta de um protocolo de higiene oral padronizado e bem estabelecido, além da falta de conhecimento e treinamento adequado, leva os profissionais da saúde à incapacidade de enfrentar essas problemáticas. Esse cenário crítico acentua-se ainda mais em pequenos centros de regiões periféricas, tal como Diadema, que até o presente momento não possuí protocolo de higiene bucal em seus hospitais. Objetivo: Propor uma atualização para profissionais da saúde que trabalham no Hospital Municipal de Diadema sobre a importância da saúde bucal e sua relação com as doenças sistêmicas. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura médica, visando avaliar o impacto que a falta da higiene oral tem sobre o desfecho clínico de pacientes internados na UTI. Estratégia de busca: A pesquisa foi efetuada através das seguintes bases de dados: BVS, PubMEd, Scielo e Ministério da Saúde. A extração e avaliação da qualidade dos estudos incluídos foi realizada através de uma leitura crítica, ano de publicação e fator de impacto da revista. Resultados: 513 referências foram identificadas pela base de dados, resultando na inclusão de 18 estudos, nos quais constatamos que de fato não há implementação de protocolos efetivos no ambiente hospitalar. Visto que, muitos estudos evidenciaram maior utilização de gaze e soluções anti-sépticas, que por consequência leva a eliminação ineficiente da placa bacteriana, favorecendo o aumento de bactérias orais patogênicas que são multirresistentes e maior incidência das doenças sistêmicas. Acreditamos que a falta da padronização seja reflexo da inexistência de dentistas inseridos dentro do ambiente hospitalar e no déficit do reconhecimento da prática clínica. Conclusão: A associação dessas problemáticas com a falta de conhecimento e/ou atualização dos profissionais da enfermagem e outros profissionais da saúde, que frequentemente lidam com pacientes acamados e entubados, favorecem a piora do desfecho clínico. Esse cenário crítico acentua-se ainda mais quando examinamos pequenos centros em regiões periféricas, como Diadema.