Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÃO DOCENTE E USO DAS TECNOLOGIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2020-06-08) Fatima Satin Pretti de Oliveira; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato
    Resumo Muitas inconsistências e instabilidades têm-se enfrentado a respeito do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças bem como das práticas pedagógicas, nos anos iniciais do ensino Fundamental. As transformações culturais, cientificas e tecnológicas, por meio das TDIC (Tecnologias digitais de Informação e Comunicação), têm exercido influência no cotidiano das crianças e nas atividades dos docentes da área da educação cujas alterações provocadas por esta inserção tem sido destaque para o ensino das especificidades da leitura e da escrita exigindo atuações pedagógicas atualizadas para os ambientes escolares, atualmente, também digitais. Diante dos obstáculos expostos, torna-se fundamental investigar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de São Caetano do Sul utilizam os recursos tecnológicos como instrumentos didáticos para o desenvolvimento da leitura e da escrita e, para tanto, verificar os conhecimentos que possuem sobre as tecnologias, verificar a percepção dos professores sobre o uso das tecnologias no processo de leitura e escrita, reconhecer como fazem a transposição da tecnologia conhecida para as aulas e elaborar um produto final como cumprimento da exigência do Programa de Mestrado Profissional. Sendo um estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório, optou-se pelo uso de questionário para a coleta de dados pessoais e profissionais dos professores, sujeitos desta pesquisa, e roteiro de entrevista semiestruturado para coleta de dados por meio de grupo focal. A população foi constituída por 1 pesquisadora, vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e 6 professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, de Instituições diferentes e de bairros diversos porem dentro do Município citado. Para a obtenção dos dados de pesquisa por meio do questionário, optou-se pelo envio do documento via Google Form e os três encontros virtuais com entrevistas gravadas, transcritas, compiladas e analisadas por meio do Meet, também do Google. O retorno foi evidente quanto à escassez de conhecimento teórico sobre os temas abordados, à carência de retomada de estudos de atualização, ao uso equivocado e restrito das TDIC, à ausência de autonomia na atuação pedagógica, à insatisfação relacionada aos chamados Cursos de Formação. Os docentes que declararam não utilizar a internet argumentaram a falta de tempo para pesquisas e facilidade de conseguirem de seus colegas o que precisam. Entretanto explicitaram verbalmente uma motivação em ampliar seus conhecimentos técnicos, científicos e sobretudo práticos. Quanto à divulgação de resultados de pesquisa, ainda há que se retomar os resultados das Oficinas propostas que, por motivo do isolamento social causado pela COVID-19, serão realizadas assim que possível. Os dados mostram que as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Caetano do Sul, necessitam de maior compreensão teórica e prática sobre os termos atuais que regem a Educação com uso dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva um Curso de Formação com inserção de Oficinas, vinculando teoria à prática, torna-se um Produto diferencial podendo ser oferecido pela rede, com profissionais capacitados, atualizados e que ofereçam um Curso de qualidade objetivando minimizar a lacuna observada na formação pedagógica e fortalecer a autoestima dos profissionais.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais