Navegando por Autor "Prof. Dr. Dirceu da Silva"
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Item ANÁLISE DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DAS REGIÕES DO ABC E SÃO PAULOPaulo Sergio Gonçalves de Oliveira; Prof. Dr. Dirceu da Silva; Dirceu da Silva; Mauro Neves Garcia; Peo Luiz CôrtesO estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a formação de novos administradores nas regiões de São Paulo e ABC e também estabelecer uma análise comparativa entre as opiniões destas duas regiões. Para atingir estes objetivos foi desenvolvida uma escala composta de 46 assertivas que foi distribuída para cerca de 1200 alunos de administração das regiões de São Paulo e ABC no período de Fevereiro a Abril de 2008, foram recebidos 822 sendo eliminados 11 casos por erro de preenchimento, totalizando 811 casos considerados satisfatórios para análise, cerca de 67% da taxa de retorno. Para a obtenção dos fatores que contribuem para a formação de novos administradores foi utilizada análise fatorial exploratória com método de extração Alpha Factoring e rotação por método equamax chegando a uma solução de 10 fatores, após análise Alpha de Cronbach 5 fatores foram eliminados por apresentar valores menores que 0,60 considerando satisfatório para a validade interna de constructos. Desta forma a solução ficou com cinco constructos assim nomeados "Ensino de Administração Baseado em Estudos de Caso", "Ensino de Administração Baseado em Discussões em Sala de Aula", "Ensino de Empreendedorismo Baseado em Literatura Cinzenta" e "Auto-Aprendizado baseado em Literatura Cinzenta oriunda da Internet". A análise comparativa permitiu a demonstração de um alto grau de concordância entre as regiões de São Paulo e ABC, pois apenas duas variáveis de dois fatores distintos apresentaram diferença de opinião entre os respondentes das duas regiões.Item AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS GESTORES SOBRE A RECOMPENSA DO COMPORTAMENTO AMBIENTALMENTE CORRETO DE EMPRESAS(2008-04-07) Reinaldo Belizário Júnior; Prof. Dr. Dirceu da Silva; Dirceu da Silva; Mauro Neves Garcia; José Carlos BarbieriO meio ambiente e a questão ambiental têm assumido uma posição cada vez maior de destaque na sociedade desde o século XX. O aquecimento global, a possibilidade de escassez dos recursos naturais disponíveis, os resíduos, a educação ambiental, a degradação ambiental, a produção mais limpa, a responsabilidade social corporativa e o consumo, têm provocado discussões em organismos internacionais, nas empresas, nas universidades, etc rediscutindo assim o desenvolvimento econômico, os processos de produção, o comportamento do consumidor e colocando a proteção ambiental entre os objetivos da administração. A gestão ambiental envolve as funções de planejar, controlar, coordenar e formular ações para que se atinjam os objetivos previamente estabelecidos para um dado local, região ou país e também a projeção de produtos, processos produtivos e estratégicos para evitar o surgimento de processos produtivos. A questão ambiental também envolve a educação e conscientização dos indivíduos para um consumo sustentável trazendo para as empresas, forçadas pela legislação, entidades governamentais e pelos consumidores, a necessidade, além da financeira, a preocupação com o respeito e a preservação do meio ambiente e a atuação social. A pesquisa foi orientada através da pesquisa bibliográfica e tendo como seu fim a criação de um instrumento para analisar a percepção de futuros gestores, nas questões ligadas ao meio ambiente, avaliando assim, a existência de uma relação causal, entre o comportamento ambientalmente correto das empresas e o reconhecimento e recompensa pelos futuros gestores.Item EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NO ESTADO DE SÃO PAULO: CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO DOS NEGÓCIOS(2016-01-28) Raul Gomes Pinheiro; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof.ª Dra. Ana Cristina de Faria; Prof.ª Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Dirceu da Silva; Prof.ªDra. Vânia Maria Jorge NassifO objetivo desta tese é identificar quais as características empreendedoras existentes nas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs) no Estado de São Paulo podem influenciar os fatores de sucesso dessas organizações na opinião de seus gestores. A revisão da literatura identificou quatro constructos sobre Características Empreendedoras: Indivíduo, Organização, Ambiente e Processo e cinco constructos sobres Fatores de Sucesso: Estrutura do Negócio, Estratégia Competitiva, Fatores Ambientais, Fatores Temporais e Estrutura Gerencial das ESCs no Estado de São Paulo, no qual desenvolveu-se um modelo de interações dessas variáveis, submetendo a uma pesquisa empírica. Desenvolveu-se uma survey por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados em uma amostra não probabilística com 116 empresas respondentes, vinculadas ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Após a coleta e tabulação das respostas, foi feito tratamento estatístico com Modelagem de Equações Estruturais por meio do software PLS-PM (Partial Least Square). Obtiveram-se os seguintes resultados, contendo os indicadores relativos às características empreendedoras: Indivíduo: liderança, Administrar com eficiência os recursos (88,8%), Possuir uma rede de negócios (91,4%), Ética Profissional (90,5%) e Motivação e Eficiência (94,0%);Ambiente: Ambiente de criação, inovação e reconhecimento (90,5%), Infraestrutura interna e externa de recursos humanos, materiais e financeiros (86,2%), Liberdade de comunicação (85,3%) e Contato com órgãos representativos e respeito às políticas públicas (70,7%); Organização: Incentivos às inovações (72,4%), Planejamento e controles definidos (92,2%), Controle de recursos materiais, humanos e financeiros (91,4%), Programa que promove idéias criativas (67,2%), Desenvolvimento de estratégias competitivas (84,5%), Diversificação de produtos e serviços (85,3%) e Criação de oportunidades e reconhecimento (95,7%); eProcesso: Modelo de Negócio e Estratégia claramente definidos (90,5%), Identificação de oportunidades (92,2%), Desenvolvimento e execução de idéias (83,6%), Antecipação de estratégias dos concorrentes (65,5%), Divulgação de indicadores, mestas e resultados (75,9%), Levantamento de pontos fortes e fracos da empresa (69,8%) e Planejamento e controles definidos (79,3%). Os indicadores relativos aos Fatores Determinantes do Sucesso, foram: Estrutura Particular do Negócio: Tecnologia atualizada (96,6%), Conhecimento prévio sobre o produto e o mercado (94,8%), Conhecimento sobre o produto e o serviço ( 96,6%), Adequação dos produtos/serviços ao mercado e ao cliente (94,8%); Estratégia Competitiva e Posicionamento do Negócio: Possuir um Modelo de Negócio diferenciado do concorrente (86,2%), Possuir uma Estratégia Competitiva e um Planejamento (90,5%), Possuir uma Rede de Parcerias ( 88,8%); Fatores Ambientais: Ter uma boa localização (78,4%), Ter concorrentes no mercado (59,5%), Uma legislação adequada e políticas públicas voltadas para o setor da empresa (81,9%), Ter uma posição competitiva frente à concorrência (83,6%);Fatores Temporais: Um ambiente interno integrado e motivado (97,4%), Uso eficiente dos recursos humanos, financeiros e materiais (96,6%), Fidelidade dos clientes (94,0%), Habilidade e rapidez em adaptar-se às mudanças do ambiente (97,4%); Posição Gerencial: Administração participativa junto aos colaboradores (93,1%), Sócios e Colaboradores buscando soluções (93,1%) e Estrutura interna adaptada às mudanças do ambiente (92,2%). As hipóteses testadas foram aceitas e demonstraram que algumas características empreendedoras do indivíduo, ambiente, organização e processo influenciam o sucesso das ESCs. Os resultados obtidos contribuem para o processo de ampliação do conhecimento, a respeito do perfil empreendedor de atuação dos proprietários e gestores das ESCs junto aos órgãos de classe, acadêmicos e ao Governo; principalmente no tocante à falta de pesquisas sobre Empreendedorismo no setor de serviços contábeis e, também dos fatores determinantes do sucesso desse segmento. É importante salientar que tais características analisadas nessa pesquisa podem ser aplicadas em qualquer ramo de atividade e em diferentes tipos de empresa.