Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    EXPERIMENTANDO VOLEITEC NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVELANDO AS ATITUDES E SUAS REPRESENTAÇÕES
    (2023-08-31) Maria de Fátima de Souza; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito.; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito.; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. André da Silva Mello
    A Educação Física Escolar utiliza-se de atividades valorizadas culturalmente num dado grupo para proporcionar uma base motora que permita aos alunos, a partir das práticas corporais, compreender, usufruir, criticar e transformar a sua realidade concreta. Com efeito, espera-se construir competências e habilidades nas aulas de educação física integrando valores e atitudes de cooperação a partir de estratégias pedagógicas que possam fazer sentido a eles. Uma possibilidade é explorar didaticamente, a partir da construção de eventos esportivos, essa construção. Assim, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver, nas aulas de Educação Física Escolar, na modalidade de Ensino Médio, com Habilitação Profissional de Técnico (Mtec), a noção de conteúdos atitudinais, após experimentarem um evento esportivo, denominado Voleitec. A pesquisa ora apresentada classifica-se como qualitativa de natureza descritiva e interpretativa com características do Design Experiment Research (DER) como proposto por Cobb et al. (2003). Para a compreensão dos procedimentos de pesquisa existem três fases a serem elucidadas como: fase Prospectiva (prepara a DE), fase Reflexiva (conduz a DE) e fase Retrospectiva (analisa o que ocorreu na DE). O estudo foi desenvolvido no município de Santa Bárbara D ́Oeste. Os sujeitos foram selecionados intencionalmente (n=168), considerando, como critério de inclusão, somente a série inicial dessa modalidade de ensino, para que pudessem replicar essa vivência em outros contextos da cultura corporal de movimento, nos anos seguintes à sua formação. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionário para coleta dos dados a partir da Técnica de Evocação Livre de Palavras (TALP). A análise dos resultados foi baseada na análise de matrizes tendo como suporte o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Após inserção dos dados brutos foi possível viabilizar a contagem de frequência, cálculo de Qui-quadrado (κ2), análise de similitude e análise prototípica. Na análise prototípica, o software criou um diagrama de quatro casas para representar a centralidade, bem como as suas periferias. A saliência observada, a partir dos achados, revelou a centralidade do esporte escolar como definidora dos sentidos percebidos pelos alunos após vivenciarem o evento esportivo, a qual nomeamos como os princípios básicos da Prática Pedagógica do Esporte Escolar (Hipótese da condicionalidade) quando a intenção for explorar os conhecimentos atitudinais, quais sejam: o Princípio da Organização; o Princípio da Responsabilidade; o Princípio da União, assim como o Princípio do Respeito. Com efeito, eles guiarão as atitudes dos alunos, portanto, sendo o laço organizador dos significados desprendidos dos participantes, quer sejam de forma direta (jogadores e organizadores), que sejam de forma indireta (espectadores do evento). À guisa de produto, pretende-se apresentar um material técnico-tecnológico na forma de um Guia Didático. A intenção é apresentar as diretrizes de como se deve organizar um evento esportivo escolar que possa desenvolver conteúdos atitudinais, com foco na cooperação.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais