Navegando por Autor "Prof. Dr. Éder Viana de Souza"
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Item ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE GESTANTES NA REDE PÚBLICA DE SÃO CAETANO DO SUL – UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PRÓPRIOS DENTISTAS DA REDE EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DAS PACIENTES(2021-05-31) Marcia Maria Ferreira Aranda; Prof. Dr. Éder Viana de Souza; : Prof. Dr. Éder Viana de Souza; Profa. Dra. Sandra Regina Mota Ortiz; Prof. Dr. Rodrigo Ippólito BouçasOs cuidados com a saúde bucal durante a gestação são parte integrante e indissociável dos cuidados em relação à saúde geral. Pelas alterações fisiológicas que ocorrem nesse ciclo de vida da mulher, elas são consideradas pacientes especiais dentro do grupo de atendimento odontológico. Porém, estudos apontam grandes lacunas em relação ao atendimento dessas pacientes. Mesmo com a criação de políticas públicas de atenção a esse grupo, o acesso ao tratamento ou acompanhamento de pré-natal odontológico é inferior em relação ao pré-natal clínico. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar, sob a percepção dos dentistas do serviço público de São Caetano do Sul, o acesso das pacientes gestantes ao atendimento odontológico no município. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A amostra foi constituída por 40 profissionais dentistas da rede pública municipal de São Caetano do Sul. Os dados foram planilhados e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: vários são os aspectos que interferem no tratamento das gestantes quanto ao atendimento odontológico. Entre eles destacam-se as controvérsias por parte dos profissionais dentistas, a falta de interação entre serviços, desconhecimento dos profissionais quanto a políticas públicas e a existência de mitos atribuídos tanto ao profissional como à gestante. Conclusão: a formação de cirurgiões dentistas ainda é deficiente na prática em relação ao atendimento de gestantes. Os mitos e controvérsias quanto ao tratamento odontológico são considerados obstáculos no atendimento das pacientes. Fica evidente a necessidade de capacitação técnica e atualização dos profissionais dentistas em relação às políticas públicas, a rede de atenção e atendimento de gestantes dentro do município, no sentido inclusive de ampliar o acesso das pacientes.Item ENSINO DE HABILIDADE FAST (FOCUSED ASSESSMENT WITH SONOGRAPHY FOR TRAUMA) EM ULTRASSONOGRAFIA NOS CENÁRIOS DE EMERGÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA(2021-03-22) Rodrigo Seiga; Prof. Dr. Eduardo Achar; Prof. Dr. Eduardo Achar; Prof. Dr. Éder Viana de Souza; Prof. Dr. Rodrigo Ippolito BouçasNo Brasil, as diretrizes curriculares de 2014 almejam que o médico egresso seja capaz de lidar com problemas relacionados à saúde da população com foco nos cenários da medicina em família e emergência. Há mais de vinte anos, tem-se testado e provado que uma ferramenta valiosa de propedêutica moderna é a sonografia devidos a seu baixo custo, disponibilidade, capacidade de realização a beira do leito, ampla aplicação nos sistemas orgânicos etc. Objetiva-se identificar o ensino e uso da sonografia como habilidade na graduação médica no Brasil nos últimos 6 anos. Como objetivos específicos visa-se demonstrar para que e em qual momento o uso da habilidade sonográfica é aplicada na graduação médica, e qual a habilidade médica poderia contemplar a habilidade sonográfica nos cenários de emergência médica. A metodologia possui abordagem qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, buscando no referencial teórico nos últimos seis anos no Brasil. Coleta de dados foi pautada pela revisão bibliográfica da literatura em periódicos, revistas e trabalhos. Plataformas de busca Scielo, PubMed e no Portal de Periódicos da CAPES. O ensino de ultrassonografia (POCUS) na graduação médica é uma inovação que favorece a instrução do ensino de exame físico baseado em evidências. Na região sul do Brasil, apenas uma universidade disponibiliza o ensino POCUS em obstetrícia. São identificadas as dificuldades de implantação do POCUS na graduação no Brasil sendo: pouca disponibilidade de tempo na grade curricular; falta de padronização do ensino em ultrassonografia; falta de profissionais habilitados para o ensino das habilidades sonográficas, custo e disponibilidade de aparelhos para realização de exames e a condução de pequenos grupos de alunos para o ensino adequado garantindo sua qualidade e retenção. Dificuldade de manter a importância do exame físico em detrimento do método ultrassonográfico. A ultrassonografia é uma ferramenta efetiva para a melhor compreensão de anatomia e fisiologia pelo estudante de medicina. Alunos recebem favoravelmente a incorporação do POCUS, reproduzem habilidades de escanear, visualizar e identificar estruturas quando adequadamente treinados. Não há ainda consenso institucional das escolas médicas no Brasil e no mundo, do que se almeja ensinar. Entende-se que seria o momento, no qual os interessados em implementar este ensino, pudessem se reunir durante vários congressos sobre educação médica para tentarem pontuar um norte.